Zumbi mind: um jogo de tabuleiro para desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávaro, André Luís Orlandi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242907
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar um jogo de tabuleiro que possui como regra há a necessidade de se criar um algoritmo para se poder jogar e evoluir durante o jogo, trabalhando desta forma os quatro pilares do Pensamento Computacional (PC): abstração, modularização, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. O objeto de pesquisa utilizou-se de pressupostos da cultura maker, pois é um jogo Print and Play (Imprima e Jogue), ou seja, os alunos terão que imprimir e montar todo o jogo para utilizá-lo. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, procurou-se fazer um levantamento bibliográfico que abordasse os temas: construção do PC no ensino superior e a cultura maker na educação. Para responder as questões norteadoras da pesquisa utilizou-se o diagrama V de Gowin. Criou-se também um mapa conceitual para se definir de forma mais clara o escopo da pesquisa. Para o desenvolvimento do jogo de tabuleiro usou-se a metodologia Quest 3X4 de La Carreta. Como resultado, obteve-se o protótipo do jogo Zumbi Mind que passou pela fase de testes (Play Test) por usuários finais que foram selecionados entre os alunos do curso superior de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. Este protótipo de jogo pretende também satisfazer parcialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.4, da Organização das Nações Unidas (ONU), pois é uma ferramenta auxiliar que treina habilidades relevantes ao mercado de trabalho atual.
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