Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101993
Resumo: Este trabalho trata da fundamentação teórica do Método de Resolução de Problemas Ampliados (MRPA), que foi elaborado para a disciplina Matemática no Ensino Básico e trabalhado na Faculdade de Ciências/UNESP, no período 2000-2002, em cursos para professores de matemática. A partir de um aporte teórico inicial, foi reformulado conforme os professores relatavam aplicações em suas salas de aula. O MRPA visa uma educação emancipadora e propõe um tratamento não-internalista para a disciplina. Concebe os enunciados de matemática constituídos num campo semântico e amplia o significado dos conceitos, através de relações de similitude ou contraste, para os campos social, político e econômico. Na prática, parte de enunciados típicos de problemas escolares de matemática e amplia esses enunciados com questões dos outros campos. A fundamentação teórica principia com uma exposição sintética do materialismo histórico e dialético. Procede a uma caracterização do movimento dialético das categorias e apresenta uma maneira do método marxista, bem como das categorias do materialismo histórico e dialético, ser aplicado em Educação, trabalhando com as categorias produção de conhecimento e produção de conhecimento escolar enquanto formas particulares da produçao em geral. A escola existente é caracterizada como instituição social de potenciação...
id UNSP_9849a59cf4956f8a4ee84b459862c0f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101993
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliadosAprendizagemEnsinoEducação emancipadoraProdução de conhecimentoMétodo marxistaProblemas matemáticos - ResoluçãoEmancipatory educationKnowledge productionMarxist methodMathematical problem solvingTeaching and learningEste trabalho trata da fundamentação teórica do Método de Resolução de Problemas Ampliados (MRPA), que foi elaborado para a disciplina Matemática no Ensino Básico e trabalhado na Faculdade de Ciências/UNESP, no período 2000-2002, em cursos para professores de matemática. A partir de um aporte teórico inicial, foi reformulado conforme os professores relatavam aplicações em suas salas de aula. O MRPA visa uma educação emancipadora e propõe um tratamento não-internalista para a disciplina. Concebe os enunciados de matemática constituídos num campo semântico e amplia o significado dos conceitos, através de relações de similitude ou contraste, para os campos social, político e econômico. Na prática, parte de enunciados típicos de problemas escolares de matemática e amplia esses enunciados com questões dos outros campos. A fundamentação teórica principia com uma exposição sintética do materialismo histórico e dialético. Procede a uma caracterização do movimento dialético das categorias e apresenta uma maneira do método marxista, bem como das categorias do materialismo histórico e dialético, ser aplicado em Educação, trabalhando com as categorias produção de conhecimento e produção de conhecimento escolar enquanto formas particulares da produçao em geral. A escola existente é caracterizada como instituição social de potenciação...This study is about the theoretical foundations of the Método de Resolução de Problemas Ampliados - MRPA (Broadened Problem Solving Method), developed and applied in the course Mathematics in Elementary Education, proffered to mathematics teachers at the State University of São Paulo (UNESP) in the period from 2000 to 2002. The theoretical base that formed the starting point for the study was reformulated over the course of the study to reflect the teacher's reports of their own experiences when applying the method in the classroom. The MRPA involves a view of education as emancipatory, and proposes a non-internalistic approach for the course. Mathematical enunciations are conceived of as being constituted within a semantic field, and the meaning of the concepts is broadened, through their relations of similarity and contrast, to the social, political, and economic spheres. In practice, one begins with mathematical statements used in the school and broadens them by introducing questions... (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2006-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 f.application/pdfBERGAMO, Geraldo Antonio. Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados. 2006. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/101993000474392bergamo_ga_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:14:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101993Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:27.731030Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
title Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
spellingShingle Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]
Aprendizagem
Ensino
Educação emancipadora
Produção de conhecimento
Método marxista
Problemas matemáticos - Resolução
Emancipatory education
Knowledge production
Marxist method
Mathematical problem solving
Teaching and learning
title_short Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
title_full Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
title_fullStr Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
title_full_unstemmed Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
title_sort Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
author Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]
author_facet Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Educação emancipadora
Produção de conhecimento
Método marxista
Problemas matemáticos - Resolução
Emancipatory education
Knowledge production
Marxist method
Mathematical problem solving
Teaching and learning
topic Aprendizagem
Ensino
Educação emancipadora
Produção de conhecimento
Método marxista
Problemas matemáticos - Resolução
Emancipatory education
Knowledge production
Marxist method
Mathematical problem solving
Teaching and learning
description Este trabalho trata da fundamentação teórica do Método de Resolução de Problemas Ampliados (MRPA), que foi elaborado para a disciplina Matemática no Ensino Básico e trabalhado na Faculdade de Ciências/UNESP, no período 2000-2002, em cursos para professores de matemática. A partir de um aporte teórico inicial, foi reformulado conforme os professores relatavam aplicações em suas salas de aula. O MRPA visa uma educação emancipadora e propõe um tratamento não-internalista para a disciplina. Concebe os enunciados de matemática constituídos num campo semântico e amplia o significado dos conceitos, através de relações de similitude ou contraste, para os campos social, político e econômico. Na prática, parte de enunciados típicos de problemas escolares de matemática e amplia esses enunciados com questões dos outros campos. A fundamentação teórica principia com uma exposição sintética do materialismo histórico e dialético. Procede a uma caracterização do movimento dialético das categorias e apresenta uma maneira do método marxista, bem como das categorias do materialismo histórico e dialético, ser aplicado em Educação, trabalhando com as categorias produção de conhecimento e produção de conhecimento escolar enquanto formas particulares da produçao em geral. A escola existente é caracterizada como instituição social de potenciação...
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-23
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERGAMO, Geraldo Antonio. Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados. 2006. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/101993
000474392
bergamo_ga_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv BERGAMO, Geraldo Antonio. Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados. 2006. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
000474392
bergamo_ga_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/101993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129092480925696