Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101993 |
Resumo: | Este trabalho trata da fundamentação teórica do Método de Resolução de Problemas Ampliados (MRPA), que foi elaborado para a disciplina Matemática no Ensino Básico e trabalhado na Faculdade de Ciências/UNESP, no período 2000-2002, em cursos para professores de matemática. A partir de um aporte teórico inicial, foi reformulado conforme os professores relatavam aplicações em suas salas de aula. O MRPA visa uma educação emancipadora e propõe um tratamento não-internalista para a disciplina. Concebe os enunciados de matemática constituídos num campo semântico e amplia o significado dos conceitos, através de relações de similitude ou contraste, para os campos social, político e econômico. Na prática, parte de enunciados típicos de problemas escolares de matemática e amplia esses enunciados com questões dos outros campos. A fundamentação teórica principia com uma exposição sintética do materialismo histórico e dialético. Procede a uma caracterização do movimento dialético das categorias e apresenta uma maneira do método marxista, bem como das categorias do materialismo histórico e dialético, ser aplicado em Educação, trabalhando com as categorias produção de conhecimento e produção de conhecimento escolar enquanto formas particulares da produçao em geral. A escola existente é caracterizada como instituição social de potenciação... |
id |
UNSP_9849a59cf4956f8a4ee84b459862c0f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101993 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliadosAprendizagemEnsinoEducação emancipadoraProdução de conhecimentoMétodo marxistaProblemas matemáticos - ResoluçãoEmancipatory educationKnowledge productionMarxist methodMathematical problem solvingTeaching and learningEste trabalho trata da fundamentação teórica do Método de Resolução de Problemas Ampliados (MRPA), que foi elaborado para a disciplina Matemática no Ensino Básico e trabalhado na Faculdade de Ciências/UNESP, no período 2000-2002, em cursos para professores de matemática. A partir de um aporte teórico inicial, foi reformulado conforme os professores relatavam aplicações em suas salas de aula. O MRPA visa uma educação emancipadora e propõe um tratamento não-internalista para a disciplina. Concebe os enunciados de matemática constituídos num campo semântico e amplia o significado dos conceitos, através de relações de similitude ou contraste, para os campos social, político e econômico. Na prática, parte de enunciados típicos de problemas escolares de matemática e amplia esses enunciados com questões dos outros campos. A fundamentação teórica principia com uma exposição sintética do materialismo histórico e dialético. Procede a uma caracterização do movimento dialético das categorias e apresenta uma maneira do método marxista, bem como das categorias do materialismo histórico e dialético, ser aplicado em Educação, trabalhando com as categorias produção de conhecimento e produção de conhecimento escolar enquanto formas particulares da produçao em geral. A escola existente é caracterizada como instituição social de potenciação...This study is about the theoretical foundations of the Método de Resolução de Problemas Ampliados - MRPA (Broadened Problem Solving Method), developed and applied in the course Mathematics in Elementary Education, proffered to mathematics teachers at the State University of São Paulo (UNESP) in the period from 2000 to 2002. The theoretical base that formed the starting point for the study was reformulated over the course of the study to reflect the teacher's reports of their own experiences when applying the method in the classroom. The MRPA involves a view of education as emancipatory, and proposes a non-internalistic approach for the course. Mathematical enunciations are conceived of as being constituted within a semantic field, and the meaning of the concepts is broadened, through their relations of similarity and contrast, to the social, political, and economic spheres. In practice, one begins with mathematical statements used in the school and broadens them by introducing questions... (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2006-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 f.application/pdfBERGAMO, Geraldo Antonio. Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados. 2006. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/101993000474392bergamo_ga_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:14:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101993Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:27.731030Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
title |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
spellingShingle |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP] Aprendizagem Ensino Educação emancipadora Produção de conhecimento Método marxista Problemas matemáticos - Resolução Emancipatory education Knowledge production Marxist method Mathematical problem solving Teaching and learning |
title_short |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
title_full |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
title_fullStr |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
title_full_unstemmed |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
title_sort |
Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados |
author |
Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP] |
author_facet |
Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamo, Geraldo Antonio [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Educação emancipadora Produção de conhecimento Método marxista Problemas matemáticos - Resolução Emancipatory education Knowledge production Marxist method Mathematical problem solving Teaching and learning |
topic |
Aprendizagem Ensino Educação emancipadora Produção de conhecimento Método marxista Problemas matemáticos - Resolução Emancipatory education Knowledge production Marxist method Mathematical problem solving Teaching and learning |
description |
Este trabalho trata da fundamentação teórica do Método de Resolução de Problemas Ampliados (MRPA), que foi elaborado para a disciplina Matemática no Ensino Básico e trabalhado na Faculdade de Ciências/UNESP, no período 2000-2002, em cursos para professores de matemática. A partir de um aporte teórico inicial, foi reformulado conforme os professores relatavam aplicações em suas salas de aula. O MRPA visa uma educação emancipadora e propõe um tratamento não-internalista para a disciplina. Concebe os enunciados de matemática constituídos num campo semântico e amplia o significado dos conceitos, através de relações de similitude ou contraste, para os campos social, político e econômico. Na prática, parte de enunciados típicos de problemas escolares de matemática e amplia esses enunciados com questões dos outros campos. A fundamentação teórica principia com uma exposição sintética do materialismo histórico e dialético. Procede a uma caracterização do movimento dialético das categorias e apresenta uma maneira do método marxista, bem como das categorias do materialismo histórico e dialético, ser aplicado em Educação, trabalhando com as categorias produção de conhecimento e produção de conhecimento escolar enquanto formas particulares da produçao em geral. A escola existente é caracterizada como instituição social de potenciação... |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-23 2014-06-11T19:31:40Z 2014-06-11T19:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERGAMO, Geraldo Antonio. Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados. 2006. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/101993 000474392 bergamo_ga_dr_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
BERGAMO, Geraldo Antonio. Fundamentos teóricos do método de resolução de problemas ampliados. 2006. 192 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006. 000474392 bergamo_ga_dr_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
192 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129092480925696 |