Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8639 |
Resumo: | O objetivo do artigo é descrever e analisar as dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamental na resolução de problemas de Matemática. Realizamos uma pesquisa de caráter interpretativo e descritivo, tendo por base os cinco conhecimentos indicados por Mayer (1992). Os participantes foram 111 alunos de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais resolveram dez situações de Matemática. Os resultados mostraram que as dificuldades dos alunos se concentraram no uso de conhecimentos ligados à compreensão de problemas, referentes aos significados de termos matemáticos e à organização das informações. De forma específica, há dificuldades em conhecimentos como o conceito de bissetriz, converter litros em mililitros, no uso de porcentagem e para propor resolução por meio de sistema de equações. Concluímos que é necessário que sejam implementadas políticas educacionais públicas que visem à valorização da educação escolar e priorizem um ensino para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos. |
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Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamentalMathematical Problem Solving: analysis of the difficulties of students in 9th grade of elementary schoolensino de matemática; conhecimentos; resolução de problemasmathematical teaching; knowledges; problem solvingO objetivo do artigo é descrever e analisar as dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamental na resolução de problemas de Matemática. Realizamos uma pesquisa de caráter interpretativo e descritivo, tendo por base os cinco conhecimentos indicados por Mayer (1992). Os participantes foram 111 alunos de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais resolveram dez situações de Matemática. Os resultados mostraram que as dificuldades dos alunos se concentraram no uso de conhecimentos ligados à compreensão de problemas, referentes aos significados de termos matemáticos e à organização das informações. De forma específica, há dificuldades em conhecimentos como o conceito de bissetriz, converter litros em mililitros, no uso de porcentagem e para propor resolução por meio de sistema de equações. Concluímos que é necessário que sejam implementadas políticas educacionais públicas que visem à valorização da educação escolar e priorizem um ensino para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos.The aim of this paper is to describe and analyze the difficulties of 9th grade students in mathematical problems solving. We developed an interpretive and descriptive research, based on the five knowledges indicated by Mayer (1992). The participants were 111 students from the 9th grade of elementary school in a public school, who solved ten situations of Mathematics. The results showed that the students' difficulties were focused in the use of knowledges related to the comprehension of problems, relative to the meanings of mathematical terms and the organization of information. Specifically, there are difficulties in knowledges such as the concept of bisector, converting liters to milliliters, using percentages and proposing solutions using a system of equation. We conclude that it is necessary to implement public educational policies that aim to value school education and prioritize teaching for the development of mathematical knowledge.Universidade Federal do ParáProença, Marcelo Carlos deMaia-Afonso, Érika JanineTravassos, Wilian BarbosaCastilho, Giovana Rodrigues2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/863910.18542/amazrecm.v16i36.8639Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 224-243Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 224-2432317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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O objetivo do artigo é descrever e analisar as dificuldades de alunos do 9.º ano do ensino fundamental na resolução de problemas de Matemática. Realizamos uma pesquisa de caráter interpretativo e descritivo, tendo por base os cinco conhecimentos indicados por Mayer (1992). Os participantes foram 111 alunos de 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais resolveram dez situações de Matemática. Os resultados mostraram que as dificuldades dos alunos se concentraram no uso de conhecimentos ligados à compreensão de problemas, referentes aos significados de termos matemáticos e à organização das informações. De forma específica, há dificuldades em conhecimentos como o conceito de bissetriz, converter litros em mililitros, no uso de porcentagem e para propor resolução por meio de sistema de equações. Concluímos que é necessário que sejam implementadas políticas educacionais públicas que visem à valorização da educação escolar e priorizem um ensino para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos. |
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