Experiências docentes nos centros de línguas e desenvolvimento de professores (CLDP) da Unesp
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255576 |
Resumo: | A presente tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente tendo como objeto de estudo o projeto de extensão “Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores” (CLDP) da UNESP de Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Defendemos que a participação no CLDP proporciona experiências significativas para a formação do futuro professor de línguas estrangeiras, principalmente, por permitir o contato, ainda na graduação, com uma sala de aula no papel de professor (em formação) e de instigar a reflexão constante das ações realizadas por meio de reuniões de supervisão e participações em eventos acadêmicos. Assim, objetivamos com esta pesquisa analisar como as experiências docentes adquiridas em projetos de extensão universitária repercutem na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. Orientamos nosso trabalho a partir de duas perguntas norteadoras, sendo elas: a) Quais motivos levaram determinados licenciandos do curso de Letras a participarem do CLDP? b) Quais são as experiências relatadas pelos professores-tutores dos CLDPs que demonstram o papel do projeto como espaço para a formação inicial de professores de língua estrangeira? A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa, especificamente num estudo de caso, e utiliza como instrumentos de pesquisa/coleta de dados um questionário enviado a todos os participantes do projeto no ano de 2020 e a realização online de quinze entrevistas. A análise dos dados seguiu o ciclo analítico proposto por Yin (2016) e preceitos da análise de conteúdo (Franco, 2005). Os resultados indicam que o CLDP atua como um espaço de suporte aos professores em formação, possibilitando que eles desenvolvam sua identidade docente a partir de reflexões sobre o curso de Letras e sobre sua prática em sala de aula. Nesse processo, os professores-tutores apresentam posicionamentos críticos sobre metodologias de ensino, materiais-didáticos, aprendizagem dos estudantes e aprimoram seus conhecimentos sobre o letramento digital a partir da exploração, instrução e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação. Por fim, o trabalho ratifica a presença dos CLDPs no curso de Letras como um terceiro-espaço de formação docente, o qual reforça a tríade ensino-pesquisa-extensão e cumpre determinações previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 sobre a curricularização da extensão. Ademais, as experiências aqui discutidas rechaçam o caráter pragmatista e neoliberal da educação, posicionando-se contrário a uma visão assistencialista ou de mera prestação de serviço, e reforçando uma (trans)formação do professor enquanto sujeito crítico de sua prática. |
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Experiências docentes nos centros de línguas e desenvolvimento de professores (CLDP) da UnespExperiencias docentes en los centros de lenguas y desarrollo de profesores (CLDP) de la UnespCentros de línguas e desenvolvimento de professores (CLDP)Formação inicial de professoresProfessores de línguas estrangeirasCurricularização da extensão universitáriaLicenciatura em letrasInitial training teachersForeign language teachersUniversity extensionModern languages courseA presente tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente tendo como objeto de estudo o projeto de extensão “Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores” (CLDP) da UNESP de Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Defendemos que a participação no CLDP proporciona experiências significativas para a formação do futuro professor de línguas estrangeiras, principalmente, por permitir o contato, ainda na graduação, com uma sala de aula no papel de professor (em formação) e de instigar a reflexão constante das ações realizadas por meio de reuniões de supervisão e participações em eventos acadêmicos. Assim, objetivamos com esta pesquisa analisar como as experiências docentes adquiridas em projetos de extensão universitária repercutem na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. Orientamos nosso trabalho a partir de duas perguntas norteadoras, sendo elas: a) Quais motivos levaram determinados licenciandos do curso de Letras a participarem do CLDP? b) Quais são as experiências relatadas pelos professores-tutores dos CLDPs que demonstram o papel do projeto como espaço para a formação inicial de professores de língua estrangeira? A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa, especificamente num estudo de caso, e utiliza como instrumentos de pesquisa/coleta de dados um questionário enviado a todos os participantes do projeto no ano de 2020 e a realização online de quinze entrevistas. A análise dos dados seguiu o ciclo analítico proposto por Yin (2016) e preceitos da análise de conteúdo (Franco, 2005). Os resultados indicam que o CLDP atua como um espaço de suporte aos professores em formação, possibilitando que eles desenvolvam sua identidade docente a partir de reflexões sobre o curso de Letras e sobre sua prática em sala de aula. Nesse processo, os professores-tutores apresentam posicionamentos críticos sobre metodologias de ensino, materiais-didáticos, aprendizagem dos estudantes e aprimoram seus conhecimentos sobre o letramento digital a partir da exploração, instrução e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação. Por fim, o trabalho ratifica a presença dos CLDPs no curso de Letras como um terceiro-espaço de formação docente, o qual reforça a tríade ensino-pesquisa-extensão e cumpre determinações previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 sobre a curricularização da extensão. Ademais, as experiências aqui discutidas rechaçam o caráter pragmatista e neoliberal da educação, posicionando-se contrário a uma visão assistencialista ou de mera prestação de serviço, e reforçando uma (trans)formação do professor enquanto sujeito crítico de sua prática.This thesis was development in the graduate degree in Education of Unesp Presidente Prudente with the extension project Centro de Línguas e desenvolvimento de Professores (CLDP) of Unesp Araraquara, Assis and São José do Rio Preto. We defend that the participation in CLDP gave important experiences for the training of future foreign language teachers, mainly, to allow the contact, still in graduation, with a classroom like a teacher (in training) and to instigate the constant reflections about the actions in supervisor meetings and participate in academics congress. Like this, our objective with this research is to analyze how the teacher experiences acquired in university extension projects reverberate in the initial training foreign language teachers. We guide our work from two questions: a) what reason a group of Modern Languages Course students to participate in CLDP? b) What are experiences related for the teachers-tutors of CLDPs that show the project as a space for initial training foreign language teachers? The methodology is a qualitative approach, specifically a case study, and uses research instruments: a quiz sent to all participants of the project in 2020 and the online realization of fifteen interviews. The analysis of datas follows the analytical cycle of Yin (2016) and the content analysis (Franco, 2005). The results indicate that the CLDP acts like a space of training teachers support, enabling them to develop their teacher identity from reflections about the Modern Languages Course and about their practice in the classroom. In this process, the teachers-tutors show critics positioning about teaching methodology, material didactic, learning of students and improve their knowledge about digital literacy from exploration, instruction and integration of information and communication digital technologies. In the end, the work defend the presence of CLDPs in the Modern Languages Course like a third-space of training teacher which reinforces the triad learning-research-extension and fulfill determinations of Plan National Education (PNE) 2014 – 2024 about extension like a part of curriculum. Furthermore, the experiences discussed here do not accept the pragmatism character and neoliberal of education, it is against a welfare vision or a simple service provision, and reinforce a (trans)formation of teachers while critic of their practice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]Rezende Junior, Edson Luis2024-05-10T18:04:25Z2024-05-10T18:04:25Z2024-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREZENDE JUNIOR, Edson Luis. Experiências docentes nos centros de línguas e desenvolvimento de professores (CLDP) da Unesp. Orientador: Rozana Aparecida Lopes Messias. 2024. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25557684214605793622780000-0002-5368-5838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-11T06:25:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255576Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:19:09.478763Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Presidente Prudente tendo como objeto de estudo o projeto de extensão “Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores” (CLDP) da UNESP de Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Defendemos que a participação no CLDP proporciona experiências significativas para a formação do futuro professor de línguas estrangeiras, principalmente, por permitir o contato, ainda na graduação, com uma sala de aula no papel de professor (em formação) e de instigar a reflexão constante das ações realizadas por meio de reuniões de supervisão e participações em eventos acadêmicos. Assim, objetivamos com esta pesquisa analisar como as experiências docentes adquiridas em projetos de extensão universitária repercutem na formação inicial de professores de línguas estrangeiras. Orientamos nosso trabalho a partir de duas perguntas norteadoras, sendo elas: a) Quais motivos levaram determinados licenciandos do curso de Letras a participarem do CLDP? b) Quais são as experiências relatadas pelos professores-tutores dos CLDPs que demonstram o papel do projeto como espaço para a formação inicial de professores de língua estrangeira? A metodologia pauta-se na abordagem qualitativa, especificamente num estudo de caso, e utiliza como instrumentos de pesquisa/coleta de dados um questionário enviado a todos os participantes do projeto no ano de 2020 e a realização online de quinze entrevistas. A análise dos dados seguiu o ciclo analítico proposto por Yin (2016) e preceitos da análise de conteúdo (Franco, 2005). Os resultados indicam que o CLDP atua como um espaço de suporte aos professores em formação, possibilitando que eles desenvolvam sua identidade docente a partir de reflexões sobre o curso de Letras e sobre sua prática em sala de aula. Nesse processo, os professores-tutores apresentam posicionamentos críticos sobre metodologias de ensino, materiais-didáticos, aprendizagem dos estudantes e aprimoram seus conhecimentos sobre o letramento digital a partir da exploração, instrução e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação. Por fim, o trabalho ratifica a presença dos CLDPs no curso de Letras como um terceiro-espaço de formação docente, o qual reforça a tríade ensino-pesquisa-extensão e cumpre determinações previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 sobre a curricularização da extensão. Ademais, as experiências aqui discutidas rechaçam o caráter pragmatista e neoliberal da educação, posicionando-se contrário a uma visão assistencialista ou de mera prestação de serviço, e reforçando uma (trans)formação do professor enquanto sujeito crítico de sua prática. |
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