A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191859
Resumo: Os Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP são espaços de extensão universitária, articulados ao ensino e à pesquisa, envolvidos com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e existentes nos três câmpus universitários que possuem o curso de Letras, licenciatura. O CLDP de Assis, nosso objeto de estudo, surgiu em 2010, vinculado ao departamento de Educação e Letras Modernas e, desde sua criação, caracteriza-se como um Centro preocupado com a formação inicial de professores, com a realização de estágios e de pesquisas acadêmicas. Assim, tendo esse contexto como parâmetro, traçamos como objetivo geral desta pesquisa analisar quais os efeitos do CLDP da UNESP FCL/Assis para a formação inicial de professores de língua espanhola. Para isso, selecionamos como sujeitos de pesquisa os estudantes egressos da área de espanhol, de 2010 a 2017, as supervisoras desta área e o professor idealizador do projeto. Pautamos nosso trabalho na pesquisa qualitativa, principalmente, na obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos, pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e a possibilidade de dar voz a todos os participantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, e nossa análise baseou-se na delimitação progressiva do foco de estudo, na formulação de questões analíticas, no aprofundamento da revisão de literatura e no uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Como categorias de análise discorremos sobre: (I) o perfil dos estudantes egressos de espanhol que participaram do CLDP; (II) o que eles dizem de suas participações no projeto; (III) algumas marcas deixadas pelo Centro na vida profissional desses estudantes; (IV) as observações das professoras supervisoras e do professor idealizador e (V) a organização e o uso do tempo-espaço nesse contexto. Por fim, os resultados demonstram que: (a) há uma valorização por parte dos discentes em participar do projeto que vai além do tempo de estágio obrigatório; (b) há um consenso da importância das reuniões pedagógicas, porém, apresenta-se também a necessidade de reorganização das mesmas; (c) é positivo a inserção de licenciandos como professores desde que essa ação esteja pautada na autonomia e sob supervisão; (d) 70% dos respondentes apresentam sua experiência em eventos acadêmicos e 80% dos egressos afirmam que o projeto teve influência na escolha profissional e; (e) há a necessidade de mais discussões sobre materiais didáticos, sobre a curricularização da extensão e da organização do tempo-espaço no projeto.
id UNSP_432718c205fa6ba3cb53201f592c9824
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191859
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/AssisTeachers initial development of spanish language in the Languages Center of UNESP FCL/AssisCentro de línguas e desenvolvimento de professoresFormação de professoresEstudo de língua estrangeiraLíngua espanholaExtensão universitáriaTraining teacherStudy of foreign languageSpanish languageUniversity extensionLanguages center and teachers developmentOs Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP são espaços de extensão universitária, articulados ao ensino e à pesquisa, envolvidos com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e existentes nos três câmpus universitários que possuem o curso de Letras, licenciatura. O CLDP de Assis, nosso objeto de estudo, surgiu em 2010, vinculado ao departamento de Educação e Letras Modernas e, desde sua criação, caracteriza-se como um Centro preocupado com a formação inicial de professores, com a realização de estágios e de pesquisas acadêmicas. Assim, tendo esse contexto como parâmetro, traçamos como objetivo geral desta pesquisa analisar quais os efeitos do CLDP da UNESP FCL/Assis para a formação inicial de professores de língua espanhola. Para isso, selecionamos como sujeitos de pesquisa os estudantes egressos da área de espanhol, de 2010 a 2017, as supervisoras desta área e o professor idealizador do projeto. Pautamos nosso trabalho na pesquisa qualitativa, principalmente, na obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos, pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e a possibilidade de dar voz a todos os participantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, e nossa análise baseou-se na delimitação progressiva do foco de estudo, na formulação de questões analíticas, no aprofundamento da revisão de literatura e no uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Como categorias de análise discorremos sobre: (I) o perfil dos estudantes egressos de espanhol que participaram do CLDP; (II) o que eles dizem de suas participações no projeto; (III) algumas marcas deixadas pelo Centro na vida profissional desses estudantes; (IV) as observações das professoras supervisoras e do professor idealizador e (V) a organização e o uso do tempo-espaço nesse contexto. Por fim, os resultados demonstram que: (a) há uma valorização por parte dos discentes em participar do projeto que vai além do tempo de estágio obrigatório; (b) há um consenso da importância das reuniões pedagógicas, porém, apresenta-se também a necessidade de reorganização das mesmas; (c) é positivo a inserção de licenciandos como professores desde que essa ação esteja pautada na autonomia e sob supervisão; (d) 70% dos respondentes apresentam sua experiência em eventos acadêmicos e 80% dos egressos afirmam que o projeto teve influência na escolha profissional e; (e) há a necessidade de mais discussões sobre materiais didáticos, sobre a curricularização da extensão e da organização do tempo-espaço no projeto.Languages Centers and Teachers Development (in portuguese CLDP) of UNESP are university extension spaces, link to teaching and research, involved with teaching and learning of foreign languages (in portuguese LE) and existent in all three university campus that have Letters course, graduation. The CLDP of Assis, our study focus, created in 2010, linked to Education department and Modern Letters, since of its creation, it is characterized as a Center concerned with initial teachers training, with the completion of internships and academics researches. Like this, our general research masters aim is to analyze what the effects of CLDP UNESP FCL/Assis have for the initial teachers training of Spanish language. For this, we select as research subjects all the students of spanish area, of 2010 until 2017, the supervisors from spanish area and creator teacher of project. We elaborate our work in the qualitative research, mainly, for obtaining descriptive data about people, spaces, process and by direct contact of researcher with study situation and the possibility to give voice all the participates. The collect data instruments that we used were questionnaire and interview, and our analyze was based in the focus delimitation of study, creation of analytical questions, in the reading of works about theme and in the extensive use of comments, observations and speculation. Like categories of analyze we tell about: (I) the students profile that finished course and that participed of CLDP; (II) what they speak about their participation in the Project; (III) some marks left by CLDP in students’ professional life; (IV) the observations of supervisors teachers and the creator teacher and; (V) organization and using of the time-space in this context. Lastly, the results demonstrate that: (a) there is a valorization of the students for to participate in this project that is bigger than the time of internships; (b) there is a sense of importance about pedagogic meetings, but there is necessary of reorganized it; (c) is positive the introduction of students as teachers since that this action is based in the autonomy and under supervision; (d) 70% of respondents present their experience in academic congress and 80% these affirm that the project has influence in their professional choice and; (e) there is a necessity of more discuss about didactic materials, extension circularization and organization of project time-space.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]2020-03-13T18:15:41Z2020-03-13T18:15:41Z2020-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19185900092963033004129044P600740270091239240000-0001-8885-0525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191859Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:47:31.347636Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
Teachers initial development of spanish language in the Languages Center of UNESP FCL/Assis
title A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
spellingShingle A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]
Centro de línguas e desenvolvimento de professores
Formação de professores
Estudo de língua estrangeira
Língua espanhola
Extensão universitária
Training teacher
Study of foreign language
Spanish language
University extension
Languages center and teachers development
title_short A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
title_full A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
title_fullStr A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
title_full_unstemmed A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
title_sort A formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas da UNESP FCL/Assis
author Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]
author_facet Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende Junior, Edson Luis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de línguas e desenvolvimento de professores
Formação de professores
Estudo de língua estrangeira
Língua espanhola
Extensão universitária
Training teacher
Study of foreign language
Spanish language
University extension
Languages center and teachers development
topic Centro de línguas e desenvolvimento de professores
Formação de professores
Estudo de língua estrangeira
Língua espanhola
Extensão universitária
Training teacher
Study of foreign language
Spanish language
University extension
Languages center and teachers development
description Os Centros de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da UNESP são espaços de extensão universitária, articulados ao ensino e à pesquisa, envolvidos com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) e existentes nos três câmpus universitários que possuem o curso de Letras, licenciatura. O CLDP de Assis, nosso objeto de estudo, surgiu em 2010, vinculado ao departamento de Educação e Letras Modernas e, desde sua criação, caracteriza-se como um Centro preocupado com a formação inicial de professores, com a realização de estágios e de pesquisas acadêmicas. Assim, tendo esse contexto como parâmetro, traçamos como objetivo geral desta pesquisa analisar quais os efeitos do CLDP da UNESP FCL/Assis para a formação inicial de professores de língua espanhola. Para isso, selecionamos como sujeitos de pesquisa os estudantes egressos da área de espanhol, de 2010 a 2017, as supervisoras desta área e o professor idealizador do projeto. Pautamos nosso trabalho na pesquisa qualitativa, principalmente, na obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos, pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e a possibilidade de dar voz a todos os participantes. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, e nossa análise baseou-se na delimitação progressiva do foco de estudo, na formulação de questões analíticas, no aprofundamento da revisão de literatura e no uso extensivo de comentários, observações e especulações ao longo do desenvolvimento do trabalho. Como categorias de análise discorremos sobre: (I) o perfil dos estudantes egressos de espanhol que participaram do CLDP; (II) o que eles dizem de suas participações no projeto; (III) algumas marcas deixadas pelo Centro na vida profissional desses estudantes; (IV) as observações das professoras supervisoras e do professor idealizador e (V) a organização e o uso do tempo-espaço nesse contexto. Por fim, os resultados demonstram que: (a) há uma valorização por parte dos discentes em participar do projeto que vai além do tempo de estágio obrigatório; (b) há um consenso da importância das reuniões pedagógicas, porém, apresenta-se também a necessidade de reorganização das mesmas; (c) é positivo a inserção de licenciandos como professores desde que essa ação esteja pautada na autonomia e sob supervisão; (d) 70% dos respondentes apresentam sua experiência em eventos acadêmicos e 80% dos egressos afirmam que o projeto teve influência na escolha profissional e; (e) há a necessidade de mais discussões sobre materiais didáticos, sobre a curricularização da extensão e da organização do tempo-espaço no projeto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13T18:15:41Z
2020-03-13T18:15:41Z
2020-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191859
000929630
33004129044P6
0074027009123924
0000-0001-8885-0525
url http://hdl.handle.net/11449/191859
identifier_str_mv 000929630
33004129044P6
0074027009123924
0000-0001-8885-0525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128980467843072