O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Anselmo Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237289
Resumo: Na educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências.
id UNSP_988437fc52404df8a7808cf8cdfd90bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237289
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental IITeaching meteorology as a tool for environmental education for elementary school studentsAprendizagem significativaInterdisciplinaridadeUnidade didáticaDidactic unitMeaningful learningInterdisciplinarityNa educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências.In education, it is necessary to seek different types of learning, which can be only theoretical, only empirical, the sum of the two, or other ways of developing natural science content. In the classroom, there is a perceived lack of understanding and meaning on the part of the students. The objective of this work is the elaboration and application of a Didactic Unit, the object of which is the construction carried out by the students of some meteorological instruments, with simple materials, for students in the eighth grade of elementary school, so that they understand the meteorological phenomena and their direct and indirect relationship with the environment. The methodology used is action research, using meaningful learning and a focus on empirical practices as a reference. At the conclusion of the research work, by comparisons between two questionnaires (initial survey and evaluation), a positive result in the learning of this science content was observed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bomfim, Anselmo Pereira2022-10-31T14:36:02Z2022-10-31T14:36:02Z2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23728933004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:26:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
Teaching meteorology as a tool for environmental education for elementary school students
title O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
spellingShingle O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
Bomfim, Anselmo Pereira
Aprendizagem significativa
Interdisciplinaridade
Unidade didática
Didactic unit
Meaningful learning
Interdisciplinarity
title_short O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
title_full O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
title_fullStr O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
title_full_unstemmed O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
title_sort O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
author Bomfim, Anselmo Pereira
author_facet Bomfim, Anselmo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Anselmo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Interdisciplinaridade
Unidade didática
Didactic unit
Meaningful learning
Interdisciplinarity
topic Aprendizagem significativa
Interdisciplinaridade
Unidade didática
Didactic unit
Meaningful learning
Interdisciplinarity
description Na educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31T14:36:02Z
2022-10-31T14:36:02Z
2022-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237289
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/237289
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650058008133632