O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237289 |
Resumo: | Na educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências. |
id |
UNSP_988437fc52404df8a7808cf8cdfd90bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237289 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental IITeaching meteorology as a tool for environmental education for elementary school studentsAprendizagem significativaInterdisciplinaridadeUnidade didáticaDidactic unitMeaningful learningInterdisciplinarityNa educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências.In education, it is necessary to seek different types of learning, which can be only theoretical, only empirical, the sum of the two, or other ways of developing natural science content. In the classroom, there is a perceived lack of understanding and meaning on the part of the students. The objective of this work is the elaboration and application of a Didactic Unit, the object of which is the construction carried out by the students of some meteorological instruments, with simple materials, for students in the eighth grade of elementary school, so that they understand the meteorological phenomena and their direct and indirect relationship with the environment. The methodology used is action research, using meaningful learning and a focus on empirical practices as a reference. At the conclusion of the research work, by comparisons between two questionnaires (initial survey and evaluation), a positive result in the learning of this science content was observed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bomfim, Anselmo Pereira2022-10-31T14:36:02Z2022-10-31T14:36:02Z2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23728933004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-22T06:26:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:26:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II Teaching meteorology as a tool for environmental education for elementary school students |
title |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II |
spellingShingle |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II Bomfim, Anselmo Pereira Aprendizagem significativa Interdisciplinaridade Unidade didática Didactic unit Meaningful learning Interdisciplinarity |
title_short |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II |
title_full |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II |
title_fullStr |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II |
title_sort |
O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II |
author |
Bomfim, Anselmo Pereira |
author_facet |
Bomfim, Anselmo Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Legendre, Alexandre de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bomfim, Anselmo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Interdisciplinaridade Unidade didática Didactic unit Meaningful learning Interdisciplinarity |
topic |
Aprendizagem significativa Interdisciplinaridade Unidade didática Didactic unit Meaningful learning Interdisciplinarity |
description |
Na educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31T14:36:02Z 2022-10-31T14:36:02Z 2022-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237289 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237289 |
identifier_str_mv |
33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807279348771717120 |