Redescutindo o ensino do esporte coletivo na aula de educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96103 |
Resumo: | O esporte coletivo vem sendo ensinado nas aulas de Educação Física escolar de forma a reproduzir alguns padrões do esporte de alto rendimento. Baseado em metodologias que se centram, ora no desenvolvimento isolado das técnicas, ora na prática do jogo formal desta ou daquela modalidade, este ensino tem gerado problemas no entendimento do jogo por parte dos alunos. Outro elemento a ser considerado refere-se a fatores como a exclusão, por vezes promovida pelas práticas repetitivas comuns a estas metodologias. Este estudo propõe a utilização de uma metodologia que, centrada nos determinantes internos que definem a prática do jogo, busca o desenvolvimento de elementos técnicos e táticos como elementos relacionados. Através da utilização de modelos de simplificação tática e solução de situações problema, permite o desenvolvimento do conhecimento necessário para se jogar bem.O objetivo é verificar a existência ou não, de alterações significativas no entendimento dos determinantes do jogo e, conseqüentemente, na prática do mesmo por parte dos alunos, após a utilização da metodologia de Garganta (1995). Aplicada em duas escolas da rede estadual do município de Araras, interior de São Paulo, tal metodologia promoveu, nos alunos participantes, importantes alterações no entendimento do jogo em busca de soluções para os problemas impostos pelo mesmo. Trata-se de uma proposta a ser considera, uma vez que permite a participação indistinta de todos, bem como o desenvolvimento do conhecimento do aluno sobre a modalidade em questão. |
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Redescutindo o ensino do esporte coletivo na aula de educação física escolarEducação fisicaEsportes coletivosConhecimentoO esporte coletivo vem sendo ensinado nas aulas de Educação Física escolar de forma a reproduzir alguns padrões do esporte de alto rendimento. Baseado em metodologias que se centram, ora no desenvolvimento isolado das técnicas, ora na prática do jogo formal desta ou daquela modalidade, este ensino tem gerado problemas no entendimento do jogo por parte dos alunos. Outro elemento a ser considerado refere-se a fatores como a exclusão, por vezes promovida pelas práticas repetitivas comuns a estas metodologias. Este estudo propõe a utilização de uma metodologia que, centrada nos determinantes internos que definem a prática do jogo, busca o desenvolvimento de elementos técnicos e táticos como elementos relacionados. Através da utilização de modelos de simplificação tática e solução de situações problema, permite o desenvolvimento do conhecimento necessário para se jogar bem.O objetivo é verificar a existência ou não, de alterações significativas no entendimento dos determinantes do jogo e, conseqüentemente, na prática do mesmo por parte dos alunos, após a utilização da metodologia de Garganta (1995). Aplicada em duas escolas da rede estadual do município de Araras, interior de São Paulo, tal metodologia promoveu, nos alunos participantes, importantes alterações no entendimento do jogo em busca de soluções para os problemas impostos pelo mesmo. Trata-se de uma proposta a ser considera, uma vez que permite a participação indistinta de todos, bem como o desenvolvimento do conhecimento do aluno sobre a modalidade em questão.The collective sport been taught in Physical Education classes at school to reproduce some standards of high interests. It's based on methodologies wich are in the isolated development of techniques and in the practice of a formal game of this or that modality, this way of teaching has caused problems in the comprehenshion of game among students. Another fact to be considered refers to factors like exclusion caused by ordinary repetitive ways of these methodologies. This study offers the use of a methodology, which defines the practice of the game, it inquires the developmente of techiniques and tatics elements like related elements. Through the use of models of tatic simplification an solution of problem situations, it allows the developmente of the necessary knowledge to play will. The objectives is to see the existence or not, the signification changes in the comprehension of the game and, consequently, in the practice of the game by the students, after the use of Garganta (1995) methodology. It was practised in two state schools from Araras-São Paulo, this methodology caused important changes in the comprehension of the game among students to get solutions for problems by it. It is about a suggestion to be considered carefully, once it allows an indistinct participation of everybody, as the development fo the student comprehension about the modality dicussed here.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rangel, Irene Conceição Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bento, Adalberto [UNESP]2014-06-11T19:28:01Z2014-06-11T19:28:01Z2003-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 f. : il.application/pdfBENTO, Adalberto. Redescutindo o ensino do esporte coletivo na aula de educação física escolar. 2003. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2003.http://hdl.handle.net/11449/96103000203245bento_a_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:18:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96103Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:21.598096Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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