Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roitberg, Guilherme Prado [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154832
Resumo: As discussões acerca do processo de formação do homem grego na Antiguidade relacionaram-se intimamente com o surgimento de diferentes propostas educacionais em Atenas, especialmente durante o período de consolidação da pólis. Nesse contexto, o filósofo Platão (427-347 a.C.) teve um papel fundamental na formulação de um novo ideal formativo, contrapondo-se à paideia poética dos sofistas e debruçando-se, sobretudo, na formação da juventude com base nos questionamentos éticos estruturados a partir dos diálogos socráticos. Ao formular as diretrizes de seu Estado ideal nas obras A República e As Leis, Platão concebeu a mousiké como elemento central na formação dos cidadãos e a educação ético-estético-política como um dos eixos norteadores de sua paideia. Extrapolando os limites geográficos e temporais da pólis grega e da sociedade utópica elaborada pelo filósofo ateniense, os elementos paidêuticos do ideal de formação helênico foram reelaborados em outros contextos históricos - com destaque para a formação cultural alemã (Bildung) - chegando às discussões sobre o papel da paideia crítica na Educação contemporânea. Posto isso, considerando a longa duração da paideia enquanto utopia formativa, o presente trabalho analisará as relações entre mousiké e formação na paideia política de Platão, bem como as contribuições das utopias e da educação ético-estético-política para a formação humana na contemporaneidade.
id UNSP_9a11dbc5c1c43e3f12905efb83b41641
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154832
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidadeMousike's ethical-aesthetical-political aspects in Plato's paideia: contribuiton of utopias for a human formation in contemporaneityPaideiaPlatãoMousikéUtopiasBildungPlatoAs discussões acerca do processo de formação do homem grego na Antiguidade relacionaram-se intimamente com o surgimento de diferentes propostas educacionais em Atenas, especialmente durante o período de consolidação da pólis. Nesse contexto, o filósofo Platão (427-347 a.C.) teve um papel fundamental na formulação de um novo ideal formativo, contrapondo-se à paideia poética dos sofistas e debruçando-se, sobretudo, na formação da juventude com base nos questionamentos éticos estruturados a partir dos diálogos socráticos. Ao formular as diretrizes de seu Estado ideal nas obras A República e As Leis, Platão concebeu a mousiké como elemento central na formação dos cidadãos e a educação ético-estético-política como um dos eixos norteadores de sua paideia. Extrapolando os limites geográficos e temporais da pólis grega e da sociedade utópica elaborada pelo filósofo ateniense, os elementos paidêuticos do ideal de formação helênico foram reelaborados em outros contextos históricos - com destaque para a formação cultural alemã (Bildung) - chegando às discussões sobre o papel da paideia crítica na Educação contemporânea. Posto isso, considerando a longa duração da paideia enquanto utopia formativa, o presente trabalho analisará as relações entre mousiké e formação na paideia política de Platão, bem como as contribuições das utopias e da educação ético-estético-política para a formação humana na contemporaneidade.The discussions about the formation process of the Greek man in Antiquity were intimately related to the emergence of different educational proposals in Athens, especially during the period of consolidation of the polis. In this context, the philosopher Plato (427-347 BC) played a fundamental role in the formulation of a new formative ideal, in opposition to the poetic paideia of the sophists and focusing, above all, on the formation of youth on the basis of ethical questions structured from the Socratic dialogues. In formulating the directives of his ideal State, present in the Republic and the Laws, Plato conceived the mousiké as a central element in the formation of the citizens and the ethical-aesthetic-political education as one of the guiding axes of his paideia. Going beyond the geographical and temporal limits of the Greek polis and the utopian society elaborated by the Athenian philosopher, the paideutic elements of the ideal of Hellenic formation were reworked in other historical contexts - with emphasis on the German cultural formation (Bildung) - reaching the discussions on the role of the critical paideia in contemporary education. Considering the long duration of paideia as formative utopia, the present work will analyze the relation between mousiké and formation in Plato's political paideia, as well as the contributions of utopias and ethical-aesthetic-political education to a human formation in the contemporary world.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Márcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roitberg, Guilherme Prado [UNESP]2018-08-10T13:18:42Z2018-08-10T13:18:42Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15483200090682033004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154832Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:10:47.995536Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
Mousike's ethical-aesthetical-political aspects in Plato's paideia: contribuiton of utopias for a human formation in contemporaneity
title Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
spellingShingle Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
Roitberg, Guilherme Prado [UNESP]
Paideia
Platão
Mousiké
Utopias
Bildung
Plato
title_short Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
title_full Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
title_fullStr Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
title_full_unstemmed Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
title_sort Aspectos ético-estético-políticos da mousiké na paideia de Platão: contribuições das utopias para uma formação humana na contemporaneidade
author Roitberg, Guilherme Prado [UNESP]
author_facet Roitberg, Guilherme Prado [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechula, Márcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roitberg, Guilherme Prado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Paideia
Platão
Mousiké
Utopias
Bildung
Plato
topic Paideia
Platão
Mousiké
Utopias
Bildung
Plato
description As discussões acerca do processo de formação do homem grego na Antiguidade relacionaram-se intimamente com o surgimento de diferentes propostas educacionais em Atenas, especialmente durante o período de consolidação da pólis. Nesse contexto, o filósofo Platão (427-347 a.C.) teve um papel fundamental na formulação de um novo ideal formativo, contrapondo-se à paideia poética dos sofistas e debruçando-se, sobretudo, na formação da juventude com base nos questionamentos éticos estruturados a partir dos diálogos socráticos. Ao formular as diretrizes de seu Estado ideal nas obras A República e As Leis, Platão concebeu a mousiké como elemento central na formação dos cidadãos e a educação ético-estético-política como um dos eixos norteadores de sua paideia. Extrapolando os limites geográficos e temporais da pólis grega e da sociedade utópica elaborada pelo filósofo ateniense, os elementos paidêuticos do ideal de formação helênico foram reelaborados em outros contextos históricos - com destaque para a formação cultural alemã (Bildung) - chegando às discussões sobre o papel da paideia crítica na Educação contemporânea. Posto isso, considerando a longa duração da paideia enquanto utopia formativa, o presente trabalho analisará as relações entre mousiké e formação na paideia política de Platão, bem como as contribuições das utopias e da educação ético-estético-política para a formação humana na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10T13:18:42Z
2018-08-10T13:18:42Z
2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154832
000906820
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/154832
identifier_str_mv 000906820
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129029928124416