Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zaboroski, Ana Paula, Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP], Bougo, Graziela Chamarelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3750
http://hdl.handle.net/11449/115354
Resumo: This study aims at indicating possibilities for speech therapists at schools of Primary Education. The project was developed in three centers of Primary Education in Irati, Paraná. It took into consideration 114 students and 30 teachers. Teachers filled in questionnaires and attended conferences. Regarding to the children, it was constructed a profile and activities related to phonological subjects. The extension project represented an important role for development of academic skills and competence of the school community.
id UNSP_9a5898caf3b5fb1d36617a30732e6567
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115354
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantildesenvolvimento infantillinguagem infantilDificuldades no processo ensino-aprendizagemeducação infantilThis study aims at indicating possibilities for speech therapists at schools of Primary Education. The project was developed in three centers of Primary Education in Irati, Paraná. It took into consideration 114 students and 30 teachers. Teachers filled in questionnaires and attended conferences. Regarding to the children, it was constructed a profile and activities related to phonological subjects. The extension project represented an important role for development of academic skills and competence of the school community.O presente trabalho teve por objetivo indicar possibilidades de atuação da fonoaudiologia em ambiente escolar, com foco para a Educação Infantil. A ação extensionista foi desenvolvida em três centros de educação infantil da cidade de Irati/PR. Na presente análise foram considerados dados de 114 alunos e de 30 professores. Foram aplicados questionários e mini-cursos com os professores. Com as crianças, foi elaborado um perfil e atividades com foco para assuntos fonoaudiológicos. A ação extensionista confirmou-se como um importante aliado do desenvolvimento de competências acadêmicas e da comunidade escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PRUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB)Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald deZaboroski, Ana PaulaOliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Bougo, Graziela Chamarelli2015-02-24T13:58:00Z2015-02-24T13:58:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article78-83application/pdfhttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3750Revista Conexão UEPG, v. 1, n. 6, p. 78-83, 2010.1808-6578http://hdl.handle.net/11449/115354ISSN1808-6578-2010-06-01-78-83.pdf8137271342793052024393623359501929476971224498910000-0002-0156-3804Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Conexão UEPGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
title Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
spellingShingle Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald de
desenvolvimento infantil
linguagem infantil
Dificuldades no processo ensino-aprendizagem
educação infantil
title_short Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
title_full Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
title_fullStr Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
title_full_unstemmed Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
title_sort Assessoria Fonoaudiológica na Educação Infantil
author Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald de
author_facet Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald de
Zaboroski, Ana Paula
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Bougo, Graziela Chamarelli
author_role author
author2 Zaboroski, Ana Paula
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Bougo, Graziela Chamarelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald de
Zaboroski, Ana Paula
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Bougo, Graziela Chamarelli
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
linguagem infantil
Dificuldades no processo ensino-aprendizagem
educação infantil
topic desenvolvimento infantil
linguagem infantil
Dificuldades no processo ensino-aprendizagem
educação infantil
description This study aims at indicating possibilities for speech therapists at schools of Primary Education. The project was developed in three centers of Primary Education in Irati, Paraná. It took into consideration 114 students and 30 teachers. Teachers filled in questionnaires and attended conferences. Regarding to the children, it was constructed a profile and activities related to phonological subjects. The extension project represented an important role for development of academic skills and competence of the school community.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:58:00Z
2015-02-24T13:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3750
Revista Conexão UEPG, v. 1, n. 6, p. 78-83, 2010.
1808-6578
http://hdl.handle.net/11449/115354
ISSN1808-6578-2010-06-01-78-83.pdf
8137271342793052
0243936233595019
2947697122449891
0000-0002-0156-3804
url http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3750
http://hdl.handle.net/11449/115354
identifier_str_mv Revista Conexão UEPG, v. 1, n. 6, p. 78-83, 2010.
1808-6578
ISSN1808-6578-2010-06-01-78-83.pdf
8137271342793052
0243936233595019
2947697122449891
0000-0002-0156-3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Conexão UEPG
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78-83
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128119320608768