Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mônica Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/158326
Resumo: É inegável que a evolução tecnológica ampliou o acesso à informação e os espaços de conversação e troca de experiência no ciberespaço. O ambiente educacional impactou a maneira como educadores pesquisam e buscam informação, por meio de novos instrumentos, saindo das bibliotecas físicas e conquistando o vasto espaço virtual. Com novas demandas, ferramentas comunicacionais se desenvolveram para disponibilizar conteúdo e facilitar a comunicação em rede, propondo formatos mais interativos e colaborativos, a partir da conectividade. Portanto, com a proposta de ponderar um portal direcionado a educadores, o Porvir, este estudo buscou analisar a proposta de comunicação do website Porvir, abordando também a óptica da interatividade nos espaços de conversação estabelecidos pelo Portal. As discussões abordam como a ferramenta da internet possibilita o acesso, mas também como organiza e planeja seus conteúdos com foco em contribuir socialmente mediante a apropriação da informação disponibilizada. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, a análise do conteúdo disponibilizado pelo website, monitoramento do portal para analise de frequência, formas de interação e trocas de conhecimento e entrevista em profundidade com uma editora do portal. As etapas metodológicas permitiram uma estruturada análise do cenário e considerações acerca das contribuições entre comunicação, tecnologia e educação como apoio ao docente. . Com isso, esse trabalho traz elementos quantitativos e qualitativos sobre as estratégias comunicacionais do portal e no diálogo com seu público e, com base em tais dados, conclui-se que a principal função do objeto é produção e curadoria de conteúdo e comunicação, estratégias essas inerentes à espacialidade comunicacional no contexto da cibercultura, com objetivo de instrumentalizar educadores e alunos a demandar da gestão pública ações mais pautadas nos interesses sociais.
id UNSP_9a68e34678532d20d4496f4c7120f28f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158326
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site PorvirPerceptions of communication in the relationship education and technology: analysis of the website PorvirComunicaçãoInteratividadePorvirCiberespaçoEducaçãoCommunicationInteractivityCyberspaceEducationÉ inegável que a evolução tecnológica ampliou o acesso à informação e os espaços de conversação e troca de experiência no ciberespaço. O ambiente educacional impactou a maneira como educadores pesquisam e buscam informação, por meio de novos instrumentos, saindo das bibliotecas físicas e conquistando o vasto espaço virtual. Com novas demandas, ferramentas comunicacionais se desenvolveram para disponibilizar conteúdo e facilitar a comunicação em rede, propondo formatos mais interativos e colaborativos, a partir da conectividade. Portanto, com a proposta de ponderar um portal direcionado a educadores, o Porvir, este estudo buscou analisar a proposta de comunicação do website Porvir, abordando também a óptica da interatividade nos espaços de conversação estabelecidos pelo Portal. As discussões abordam como a ferramenta da internet possibilita o acesso, mas também como organiza e planeja seus conteúdos com foco em contribuir socialmente mediante a apropriação da informação disponibilizada. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, a análise do conteúdo disponibilizado pelo website, monitoramento do portal para analise de frequência, formas de interação e trocas de conhecimento e entrevista em profundidade com uma editora do portal. As etapas metodológicas permitiram uma estruturada análise do cenário e considerações acerca das contribuições entre comunicação, tecnologia e educação como apoio ao docente. . Com isso, esse trabalho traz elementos quantitativos e qualitativos sobre as estratégias comunicacionais do portal e no diálogo com seu público e, com base em tais dados, conclui-se que a principal função do objeto é produção e curadoria de conteúdo e comunicação, estratégias essas inerentes à espacialidade comunicacional no contexto da cibercultura, com objetivo de instrumentalizar educadores e alunos a demandar da gestão pública ações mais pautadas nos interesses sociais.It is undeniable that technological evolution has increased the access to information, conversation environment and exchange of experience in cyberspace. In the educational environment, it has impacted the way educationalists /educators research and seek for knowledge, through new tools, conquering the vast virtual space and not using physical library anymore. New demands have arisen; thus, communication tools have been developed to provide content and facilitate network communication, proposing more interactive and collaborative formats, based on connectivity. Therefore, the proposal to analyze a website directed to educators/educationalists, Porvir, this study elicits reflections and considerations on how digital information environments act in the interface education and communication, promoting access to information to teachers/lecturers and educators, collaborating with the evolutionary educational process. The discussions address how the Internet tool allows access, but also how it organizes and plans its contents focused on contributing socially through the appropriation of the information available. For this purpose, methodological procedures included bibliographical and documentary research, analysis of content made available by the website, website monitoring for frequency analysis, forms of interaction and exchanges of knowledge, and in-depth interview with a website publisher. The methodological steps allowed a structured analysis of the scenario and considerations about the contributions among communication, technology and education as support to the teacher/lecturer.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Mônica Santos2018-11-22T16:55:03Z2018-11-22T16:55:03Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15832600091019533004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:26:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:42.501116Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
Perceptions of communication in the relationship education and technology: analysis of the website Porvir
title Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
spellingShingle Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
Martins, Mônica Santos
Comunicação
Interatividade
Porvir
Ciberespaço
Educação
Communication
Interactivity
Cyberspace
Education
title_short Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
title_full Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
title_fullStr Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
title_full_unstemmed Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
title_sort Percepções da comunicação na relação educação e tecnologia: análise do site Porvir
author Martins, Mônica Santos
author_facet Martins, Mônica Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mônica Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Interatividade
Porvir
Ciberespaço
Educação
Communication
Interactivity
Cyberspace
Education
topic Comunicação
Interatividade
Porvir
Ciberespaço
Educação
Communication
Interactivity
Cyberspace
Education
description É inegável que a evolução tecnológica ampliou o acesso à informação e os espaços de conversação e troca de experiência no ciberespaço. O ambiente educacional impactou a maneira como educadores pesquisam e buscam informação, por meio de novos instrumentos, saindo das bibliotecas físicas e conquistando o vasto espaço virtual. Com novas demandas, ferramentas comunicacionais se desenvolveram para disponibilizar conteúdo e facilitar a comunicação em rede, propondo formatos mais interativos e colaborativos, a partir da conectividade. Portanto, com a proposta de ponderar um portal direcionado a educadores, o Porvir, este estudo buscou analisar a proposta de comunicação do website Porvir, abordando também a óptica da interatividade nos espaços de conversação estabelecidos pelo Portal. As discussões abordam como a ferramenta da internet possibilita o acesso, mas também como organiza e planeja seus conteúdos com foco em contribuir socialmente mediante a apropriação da informação disponibilizada. Para tanto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, a análise do conteúdo disponibilizado pelo website, monitoramento do portal para analise de frequência, formas de interação e trocas de conhecimento e entrevista em profundidade com uma editora do portal. As etapas metodológicas permitiram uma estruturada análise do cenário e considerações acerca das contribuições entre comunicação, tecnologia e educação como apoio ao docente. . Com isso, esse trabalho traz elementos quantitativos e qualitativos sobre as estratégias comunicacionais do portal e no diálogo com seu público e, com base em tais dados, conclui-se que a principal função do objeto é produção e curadoria de conteúdo e comunicação, estratégias essas inerentes à espacialidade comunicacional no contexto da cibercultura, com objetivo de instrumentalizar educadores e alunos a demandar da gestão pública ações mais pautadas nos interesses sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T16:55:03Z
2018-11-22T16:55:03Z
2018-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/158326
000910195
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/158326
identifier_str_mv 000910195
33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128260034265088