A POESIA DIGITAL NA ERA TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Tatiana Santana Rodrigues Faria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4015
Resumo: Esta dissertação investiga o meio digital e seus desdobramentos para o texto poético, assim como as aberturas que os ambientes do ciberespaço podem contribuir com a nova poesia. As hipóteses são: a linguagem híbrida do meio hipermidiático amplia o campo sígnico; mudanças epistemológicas operam-se na noção de texto; a animação e os recursos 3D ampliam o caráter polissêmico do texto; a midiatização da poesia sugere a conclamação do leitor no processo de cocriação e a atuação do poema digital no processo do leitor em sala de aula. Trata-se de uma análise das relações fluidas estabelecidas na hipermodernidade, sobretudo no que se refere ao espaço em seus aspectos físicos e das relações literárias. Dois encaminhamentos teóricos utilizados são o conceito fricções, segundo Vera Casa Nova, e teorias ligadas à constituição e estética do hipertexto, segundo Landow, Deleuze, Guattari, Lévy, dentre outros. Em meios aos objetos de análise estão: “Pluvial”, de Augusto de Campos e “Cromossomos”, de Arnaldo Antunes. São trabalhos que ora exploram a linguagem do meio digital na perspectiva de releituras de textos antes publicados em suporte convencional – o papel – e outros intrinsecamente fundamentados nesse espaço. Percebe-se, nos objetos de análise, uma preocupação com a espacialização do texto em consonância com os fatores digitais de tal modo que surgem textos que dependem fundamentalmente do ambiente onde estão inseridos para se constituir. Para a análise, serão aplicadas ideias relacionadas à semiótica e suas adequações ao meio digital e hipermidiático, pois interessam a quebra com a leitura dicotômica de textos e o descentramento do sujeito com os quais esses autores trabalham. As estratégias de pesquisa: pesquisas bibliográficas; entrevistas com artistas e especialistas na relação arte/tecnologia; análise de experimentos que, na mídia impressa, adiantam características da poesia digital por esta conseguir interagir e transformar o tempo e o espaço ao universo da sala de aula. Este estudo sobre poéticas digitais visa demonstrar que essas composições resultam da utilização de novas ferramentas para a criação poética e se configuram pela expansão de seus elementos significativos, abarcando diferentes sistemas de linguagem.
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Dois encaminhamentos teóricos utilizados são o conceito fricções, segundo Vera Casa Nova, e teorias ligadas à constituição e estética do hipertexto, segundo Landow, Deleuze, Guattari, Lévy, dentre outros. Em meios aos objetos de análise estão: “Pluvial”, de Augusto de Campos e “Cromossomos”, de Arnaldo Antunes. São trabalhos que ora exploram a linguagem do meio digital na perspectiva de releituras de textos antes publicados em suporte convencional – o papel – e outros intrinsecamente fundamentados nesse espaço. Percebe-se, nos objetos de análise, uma preocupação com a espacialização do texto em consonância com os fatores digitais de tal modo que surgem textos que dependem fundamentalmente do ambiente onde estão inseridos para se constituir. Para a análise, serão aplicadas ideias relacionadas à semiótica e suas adequações ao meio digital e hipermidiático, pois interessam a quebra com a leitura dicotômica de textos e o descentramento do sujeito com os quais esses autores trabalham. As estratégias de pesquisa: pesquisas bibliográficas; entrevistas com artistas e especialistas na relação arte/tecnologia; análise de experimentos que, na mídia impressa, adiantam características da poesia digital por esta conseguir interagir e transformar o tempo e o espaço ao universo da sala de aula. Este estudo sobre poéticas digitais visa demonstrar que essas composições resultam da utilização de novas ferramentas para a criação poética e se configuram pela expansão de seus elementos significativos, abarcando diferentes sistemas de linguagem.This dissertation investigates the digital medium and its consequences for the poetic text, as well as the openings that the environments of cyberspace can contribute with the new poetry. Hypotheses are: the hybrid language of the hypermiditic medium broadens the sign field; epistemological changes operate in the notion of text; 3D animation and features extend the polysemic character of the text; the mediatization of poetry suggests the call of the reader in the process of co-creation and the performance of the digital poem in the process of the reader in the classroom. It is an analysis of the fluid relations established in post-modernity, especially with regard to space in its physical aspects and in literary relations. According to Landow, Deleuze, Guattari, Lévy and others, two theoretical orientations are the frictions concept, according to Vera Casa Nova, and theories related to the constitution and aesthetics of hypertext. In means to the objects of analysis are: "Pluvial", by Augusto de Campos and "Chromosomes", by Arnaldo Antunes. These are works that now explore the language of the digital medium in the perspective of re - reading of texts previously published in conventional support - paper - and others intrinsically grounded in this space. In the objects of analysis, one perceives a concern with the spatialization of the text in line with the digital factors in such a way that texts emerge that depend fundamentally on the environment where they are inserted to constitute. For the analysis, ideas related to semiotics and their appropriations will be applied to the digital and hypermedia media, as they are interested in the break with the dichotomous reading of texts and the decentration of the subject with which these authors work. Research strategies: bibliographic research; interviews with artists and specialists in the art / technology relationship; analysis of experiments that, in the print media, advance characteristics of digital poetry because it is able to interact and transform time and space into the universe of the classroom. This study on digital poetics aims to demonstrate that these compositions result from the use of new tools for poetic creation and are shaped by the expansion of its significant elements, encompassing different language systems.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasLima, Maria de Fátima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Ferreira, Elizete Albinahttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661Rodrigues, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176Cezar, Tatiana Santana Rodrigues Faria2018-08-23T13:31:23Z2018-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCezar, Tatiana Santana Rodrigues Faria. A POESIA DIGITAL NA ERA TECNOLÓGICA. 2018. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-03-03T19:19:08Zoai:ambar:tede/4015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-03-03T19:19:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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