Trajetória de vida: de ex-atletas a professores de Educação Física e a atuação docente nas turmas das ACDs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202621 |
Resumo: | A Educação Física escolar brasileira, até meados da década de 80, caracterizou-se como uma disciplina que tinha, na sua concepção de prática pedagógica, hegemonicamente, o esporte, como a principal temática desenvolvida pelos professores, no que tangia à formação de seu alunado. Isso fazia com que o aluno adquirisse vivências corporais e conhecimento muito restrito ao esporte, em detrimento das demais temáticas. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N. 9394, de 1996) e a criação do Parâmetro Curricular Nacional (PCN), específico da área, a orientação para a Educação Física escolar passou a ensinar conceitos e a propor vivências corporais de outras temáticas, tais como: danças, lutas, jogos e ginásticas, além do esporte. Assim, na rede pública do Estado de São Paulo, a Educação Física escolar apresenta esta particularidade, no que diz respeito à sua organização e aplicação dos saberes da disciplina. Desse modo, os professores de Educação Física têm a possibilidade de trabalhar com turmas regulares, no mesmo turno de outros componentes curriculares, fato que possibilita ao professor não só diversificar sua prática, na ampla perspectiva da cultura corporal, como também, oferecer, no contraturno dessas aulas, treinamentos específicos de modalidades esportivas, chamadas turmas de Atividades Curriculares Desportivas (ACDs). Os alunos participantes dessas turmas, além de aprofundarem seus conhecimentos e experiências corporais, específicas de determinado esporte, também treinam, para representar a escola em competições oficiais como, por exemplo, os jogos escolares. Nesse particular, por meio de entrevistas e de análise das trajetórias de vida de sete professores de Educação Física, que dão aulas nas turmas de ACDs, em escolas públicas estaduais, no interior de São Paulo, identificamos, de um lado, a apropriação dos capitais culturais acumulados durante suas trajetórias esportivas e, de outro, os saberes científicos, adquiridos ao longo da sua formação acadêmica, no curso de Educação Física, com destaque para as disciplinas de fisiologia do exercício e treinamento desportivo. Assim o objetivo do estudo foi analisar atrajetória de vida: de ex-atletas a professores de educação física e a atuação docente nas turmas das Acds no qual, utilizamos o método praxiológico de Bourdieu, pois suas categorias de análise sociológica, tais como: Habitus, Capital Cultural, Estratégia e Campo, dentre outras, nos possibilitaram apontar as condicionantes sociais e as estratégias que levaram tais professores à longevidade e ao sucesso no campo esportivo, e para além disso, em relação a teorizar o universo da Educação Física escolar, utilizamos os documentos da área tais como Brasil (1996) e estudiosos como Tubino (1992), que nos apontam a realidade da disciplina no contexto escolar. Contudo isso, identificamos o capital cultural acadêmico, proveniente da formação de licenciado em Educação Física, culminando com uso desses dois capitais culturais: o acadêmico e o esportivo, nas turmas das ACDs. E, como resultado desta pesquisa, pudemos inferir, dentre outras conclusões, que, de todo modo, os professores de Educação Física, participantes deste estudo, muito pouco se utilizavam dos conhecimentos científicos adquiridos na graduação. Destacam-se, apenas, os conhecimentos incorporados enquanto atletas, tornando assim, as turmas das ACDs, apenas parte integrante de suas jornadas de trabalho. |
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Trajetória de vida: de ex-atletas a professores de Educação Física e a atuação docente nas turmas das ACDsLife trajectory: from ex-athletes to Physical Education teachers and the teaching sports at schoolTrajetória de vidaHabitusCapital culturalCampoAtividades curriculares esportivasA Educação Física escolar brasileira, até meados da década de 80, caracterizou-se como uma disciplina que tinha, na sua concepção de prática pedagógica, hegemonicamente, o esporte, como a principal temática desenvolvida pelos professores, no que tangia à formação de seu alunado. Isso fazia com que o aluno adquirisse vivências corporais e conhecimento muito restrito ao esporte, em detrimento das demais temáticas. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N. 9394, de 1996) e a criação do Parâmetro Curricular Nacional (PCN), específico da área, a orientação para a Educação Física escolar passou a ensinar conceitos e a propor vivências corporais de outras temáticas, tais como: danças, lutas, jogos e ginásticas, além do esporte. Assim, na rede pública do Estado de São Paulo, a Educação Física escolar apresenta esta particularidade, no que diz respeito à sua organização e aplicação dos saberes da disciplina. Desse modo, os professores de Educação Física têm a possibilidade de trabalhar com turmas regulares, no mesmo turno de outros componentes curriculares, fato que possibilita ao professor não só diversificar sua prática, na ampla perspectiva da cultura corporal, como também, oferecer, no contraturno dessas aulas, treinamentos específicos de modalidades esportivas, chamadas turmas de Atividades Curriculares Desportivas (ACDs). Os alunos participantes dessas turmas, além de aprofundarem seus conhecimentos e experiências corporais, específicas de determinado esporte, também treinam, para representar a escola em competições oficiais como, por exemplo, os jogos escolares. Nesse particular, por meio de entrevistas e de análise das trajetórias de vida de sete professores de Educação Física, que dão aulas nas turmas de ACDs, em escolas públicas estaduais, no interior de São Paulo, identificamos, de um lado, a apropriação dos capitais culturais acumulados durante suas trajetórias esportivas e, de outro, os saberes científicos, adquiridos ao longo da sua formação acadêmica, no curso de Educação Física, com destaque para as disciplinas de fisiologia do exercício e treinamento desportivo. Assim o objetivo do estudo foi analisar atrajetória de vida: de ex-atletas a professores de educação física e a atuação docente nas turmas das Acds no qual, utilizamos o método praxiológico de Bourdieu, pois suas categorias de análise sociológica, tais como: Habitus, Capital Cultural, Estratégia e Campo, dentre outras, nos possibilitaram apontar as condicionantes sociais e as estratégias que levaram tais professores à longevidade e ao sucesso no campo esportivo, e para além disso, em relação a teorizar o universo da Educação Física escolar, utilizamos os documentos da área tais como Brasil (1996) e estudiosos como Tubino (1992), que nos apontam a realidade da disciplina no contexto escolar. Contudo isso, identificamos o capital cultural acadêmico, proveniente da formação de licenciado em Educação Física, culminando com uso desses dois capitais culturais: o acadêmico e o esportivo, nas turmas das ACDs. E, como resultado desta pesquisa, pudemos inferir, dentre outras conclusões, que, de todo modo, os professores de Educação Física, participantes deste estudo, muito pouco se utilizavam dos conhecimentos científicos adquiridos na graduação. Destacam-se, apenas, os conhecimentos incorporados enquanto atletas, tornando assim, as turmas das ACDs, apenas parte integrante de suas jornadas de trabalho.Brazilian Physical Education, until the mid-80s, was characterized as a discipline that, in its conception of pedagogical practice, hegemonically, sport, as the main theme developed by teachers, with regard to the training of their students . This made the student acquire bodily experiences and knowledge very restricted to the sport, to the detriment of other themes. With the enactment of the National Education Guidelines and Bases Law (LDB N. 9394, 1996) and the creation of the National Curriculum Parameter (PCN), specific to the area, the guidance for school Physical Education started to teach concepts and propose bodily experiences of other themes, such as: dances, fights, games and gymnastics, in addition to sports. Thus, in the public network of the State of São Paulo, school Physical Education presents this particularity, with regard to its organization and application of the discipline's knowledge. In this way, Physical Education teachers have the possibility to work with regular classes, in the same shift as other curriculum components, a fact that allows the teacher not only to diversify his practice, in the broad perspective of body culture, but also to offer, in the after-hours of these classes, specific training in sports, called Sports Curriculum Activities (ACDs). The students participating in these classes, in addition to deepening their knowledge and body experiences, specific to a particular sport, also train to represent the school in official competitions, such as school games. In this regard, through interviews and analysis of the life trajectories of seven Physical Education teachers, who teach classes in ACDs, in state public schools, in the interior of São Paulo, we identify, on the one hand, the appropriation of capital cultural accumulated during their sporting trajectories and, on the other, scientific knowledge, acquired throughout their academic training, in the Physical Education course, with emphasis on the disciplines of exercise physiology and sports training. Thus, the objective of the study was to analyze the trajectory of life: from ex-athletes to physical education teachers and the teaching performance in the classes of the ACDs in which, we use Bourdieu's praxiological method, because its categories of sociological analysis, such as: Habitus, Cultural Capital, Strategy and Field, among others, allowed us to point out the social conditions and strategies that led these teachers to longevity and success in the sports field, and in addition, in relation to theorizing the universe of physical education at school, we used the area documents such as Brasil (1996) and scholars like Tubino (1992), which point us to the reality of the discipline in the school context. However, we identified academic cultural capital, resulting from the formation of a graduate in Physical Education, culminating in the use of these two cultural capitals: academic and sports, in the classes of ACDs. And, as a result of this research, we were able to infer, among other conclusions, that, in any case, Physical Education teachers, participants in this study, used very little scientific knowledge acquired during graduation. Only the knowledge incorporated as athletes stands out, thus making the ACDs' classes just an integral part of their working hours.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Willian Gabriel Felicio da [UNESP]2021-02-03T12:55:32Z2021-02-03T12:55:32Z2020-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20262133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:07.817980Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Educação Física escolar brasileira, até meados da década de 80, caracterizou-se como uma disciplina que tinha, na sua concepção de prática pedagógica, hegemonicamente, o esporte, como a principal temática desenvolvida pelos professores, no que tangia à formação de seu alunado. Isso fazia com que o aluno adquirisse vivências corporais e conhecimento muito restrito ao esporte, em detrimento das demais temáticas. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N. 9394, de 1996) e a criação do Parâmetro Curricular Nacional (PCN), específico da área, a orientação para a Educação Física escolar passou a ensinar conceitos e a propor vivências corporais de outras temáticas, tais como: danças, lutas, jogos e ginásticas, além do esporte. Assim, na rede pública do Estado de São Paulo, a Educação Física escolar apresenta esta particularidade, no que diz respeito à sua organização e aplicação dos saberes da disciplina. Desse modo, os professores de Educação Física têm a possibilidade de trabalhar com turmas regulares, no mesmo turno de outros componentes curriculares, fato que possibilita ao professor não só diversificar sua prática, na ampla perspectiva da cultura corporal, como também, oferecer, no contraturno dessas aulas, treinamentos específicos de modalidades esportivas, chamadas turmas de Atividades Curriculares Desportivas (ACDs). Os alunos participantes dessas turmas, além de aprofundarem seus conhecimentos e experiências corporais, específicas de determinado esporte, também treinam, para representar a escola em competições oficiais como, por exemplo, os jogos escolares. Nesse particular, por meio de entrevistas e de análise das trajetórias de vida de sete professores de Educação Física, que dão aulas nas turmas de ACDs, em escolas públicas estaduais, no interior de São Paulo, identificamos, de um lado, a apropriação dos capitais culturais acumulados durante suas trajetórias esportivas e, de outro, os saberes científicos, adquiridos ao longo da sua formação acadêmica, no curso de Educação Física, com destaque para as disciplinas de fisiologia do exercício e treinamento desportivo. Assim o objetivo do estudo foi analisar atrajetória de vida: de ex-atletas a professores de educação física e a atuação docente nas turmas das Acds no qual, utilizamos o método praxiológico de Bourdieu, pois suas categorias de análise sociológica, tais como: Habitus, Capital Cultural, Estratégia e Campo, dentre outras, nos possibilitaram apontar as condicionantes sociais e as estratégias que levaram tais professores à longevidade e ao sucesso no campo esportivo, e para além disso, em relação a teorizar o universo da Educação Física escolar, utilizamos os documentos da área tais como Brasil (1996) e estudiosos como Tubino (1992), que nos apontam a realidade da disciplina no contexto escolar. Contudo isso, identificamos o capital cultural acadêmico, proveniente da formação de licenciado em Educação Física, culminando com uso desses dois capitais culturais: o acadêmico e o esportivo, nas turmas das ACDs. E, como resultado desta pesquisa, pudemos inferir, dentre outras conclusões, que, de todo modo, os professores de Educação Física, participantes deste estudo, muito pouco se utilizavam dos conhecimentos científicos adquiridos na graduação. Destacam-se, apenas, os conhecimentos incorporados enquanto atletas, tornando assim, as turmas das ACDs, apenas parte integrante de suas jornadas de trabalho. |
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