Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811 |
Resumo: | O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade. |
id |
VERACRUZ-0_3038eb6da11a399c5356962c38840daf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48811 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?sucesso escolarhabituscapital culturaltrajetória socialethos.O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4881110.34117/bjdv8n6-003Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42517-42523Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42517-42523Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42517-425232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmignolli, Andreza Olivieri LopesMuzzeti, Luci ReginaSilva, Kananda Emanuela Novaes daOliveira, Maria Fernanda Celli deMendes, Jhennyfer Marques GomesPeccin, Daniela AparecidaFerreira, Gabrielle Marion Onofre Rente2022-06-30T20:03:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48811Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:27.122277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
title |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
spellingShingle |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes sucesso escolar habitus capital cultural trajetória social ethos. |
title_short |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
title_full |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
title_fullStr |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
title_full_unstemmed |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
title_sort |
Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory? |
author |
Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes |
author_facet |
Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes Muzzeti, Luci Regina Silva, Kananda Emanuela Novaes da Oliveira, Maria Fernanda Celli de Mendes, Jhennyfer Marques Gomes Peccin, Daniela Aparecida Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente |
author_role |
author |
author2 |
Muzzeti, Luci Regina Silva, Kananda Emanuela Novaes da Oliveira, Maria Fernanda Celli de Mendes, Jhennyfer Marques Gomes Peccin, Daniela Aparecida Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes Muzzeti, Luci Regina Silva, Kananda Emanuela Novaes da Oliveira, Maria Fernanda Celli de Mendes, Jhennyfer Marques Gomes Peccin, Daniela Aparecida Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sucesso escolar habitus capital cultural trajetória social ethos. |
topic |
sucesso escolar habitus capital cultural trajetória social ethos. |
description |
O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811 10.34117/bjdv8n6-003 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n6-003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42517-42523 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42517-42523 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42517-42523 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645599630688256 |