Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Muzzeti, Luci Regina, Silva, Kananda Emanuela Novaes da, Oliveira, Maria Fernanda Celli de, Mendes, Jhennyfer Marques Gomes, Peccin, Daniela Aparecida, Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811
Resumo: O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade.
id VERACRUZ-0_3038eb6da11a399c5356962c38840daf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48811
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?sucesso escolarhabituscapital culturaltrajetória socialethos.O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4881110.34117/bjdv8n6-003Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42517-42523Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42517-42523Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42517-425232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarmignolli, Andreza Olivieri LopesMuzzeti, Luci ReginaSilva, Kananda Emanuela Novaes daOliveira, Maria Fernanda Celli deMendes, Jhennyfer Marques GomesPeccin, Daniela AparecidaFerreira, Gabrielle Marion Onofre Rente2022-06-30T20:03:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48811Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:27.122277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
title Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
spellingShingle Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes
sucesso escolar
habitus
capital cultural
trajetória social
ethos.
title_short Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
title_full Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
title_fullStr Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
title_full_unstemmed Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
title_sort Qual é a relação do habitus com a trajetória escolar de sucesso? / What is the relationship between habitus and successful school trajectory?
author Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes
author_facet Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes
Muzzeti, Luci Regina
Silva, Kananda Emanuela Novaes da
Oliveira, Maria Fernanda Celli de
Mendes, Jhennyfer Marques Gomes
Peccin, Daniela Aparecida
Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente
author_role author
author2 Muzzeti, Luci Regina
Silva, Kananda Emanuela Novaes da
Oliveira, Maria Fernanda Celli de
Mendes, Jhennyfer Marques Gomes
Peccin, Daniela Aparecida
Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmignolli, Andreza Olivieri Lopes
Muzzeti, Luci Regina
Silva, Kananda Emanuela Novaes da
Oliveira, Maria Fernanda Celli de
Mendes, Jhennyfer Marques Gomes
Peccin, Daniela Aparecida
Ferreira, Gabrielle Marion Onofre Rente
dc.subject.por.fl_str_mv sucesso escolar
habitus
capital cultural
trajetória social
ethos.
topic sucesso escolar
habitus
capital cultural
trajetória social
ethos.
description O sucesso e o fracasso escolar são temas atuais e de extrema relevância para o campo educacional, sobretudo, quando se pretende compreender quais são os aspectos que interferem no ethos das diferentes frações de classe. Neste sentido, o presente trabalho que se trata de um recorte da dissertação de mestrado defendido no ano de 2019 sob o título “A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar” tem como premissa desvelar as interferências e relações do habitus com a trajetória escolar de estudantes do ensino médio de uma escola localizada em uma cidade de médio porte do interior paulista. O estudo qualitativo, contou com a participação de cinco alunos(as) concluintes do ensino médio que, responderam à entrevista semiestruturada, desenvolvida com base no referencial teórico elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe, a partir da ênfase nos conceitos de capital social, capital cultural, habitus, ethos. Para análise dos dados obtidos, foi utilizado o método praxiológico que, visa compreender na práxis a complexidade das relações sociais. A investigação proposta trouxe importantes apontamentos relacionados à relação existente entre a camada social e as possíveis expectativas frente ao êxito ou fracasso escolar. Neste sentido, espera-se com esse trabalho, poder contribuir efetivamente para discussões que tangem à escola enquanto reprodutora das desigualdades sociais e perpetuadora das condições de dominação presentes na sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811
10.34117/bjdv8n6-003
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48811/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 42517-42523
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 42517-42523
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 42517-42523
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645599630688256