Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Claudia Maria de [UNESP], Fürkotter, Monica [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141678
Resumo: A educação contemporânea demanda reflexão sobre suas novas finalidades que se desvelam e que se constituem em desafios às práticas pedagógicas. A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação parece ser uma dessas novas demandas quando nos deparamos com a iminência da revisão de currículos e práticas educacionais, decorrente do surgimento de novas necessidades formativas. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo fundamentar uma futura intervenção pedagógica com o uso das tecnologias digitais. Para tanto, refletiremos sobre o ensino e aprendizagem e suas relações com as ferramentas da Web 2.0, especificamente a ferramenta Google Docs, sob a perspectiva histórico-cultural, uma vez que consideramos a perspectiva de desenvolvimento humano de L. S. Vigotski enquanto importante aporte teórico para a compreensão das tecnologias no contexto atual e nos processos educativos.
id UNSP_9adca241430c88dcd28009e9b2560311
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141678
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-culturalTecnologias digitaisPráticas pedagógicasWeb 2.0A educação contemporânea demanda reflexão sobre suas novas finalidades que se desvelam e que se constituem em desafios às práticas pedagógicas. A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação parece ser uma dessas novas demandas quando nos deparamos com a iminência da revisão de currículos e práticas educacionais, decorrente do surgimento de novas necessidades formativas. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo fundamentar uma futura intervenção pedagógica com o uso das tecnologias digitais. Para tanto, refletiremos sobre o ensino e aprendizagem e suas relações com as ferramentas da Web 2.0, especificamente a ferramenta Google Docs, sob a perspectiva histórico-cultural, uma vez que consideramos a perspectiva de desenvolvimento humano de L. S. Vigotski enquanto importante aporte teórico para a compreensão das tecnologias no contexto atual e nos processos educativos.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Analígia Miranda da [UNESP]Lima, Claudia Maria de [UNESP]Fürkotter, Monica [UNESP]2016-07-19T13:00:00Z2016-07-19T13:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10782-10793application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10782-107932357-7819http://hdl.handle.net/11449/141678ISSN2357-7819-2014-10782-10793.pdf59314687970763740000-0003-4979-5070porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:06:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141678Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:47:05.781720Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
title Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
spellingShingle Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
Web 2.0
title_short Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
title_full Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
title_fullStr Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
title_sort Ensino e aprendizagem com as ferramentas da web 2.0: uma análise do Google docs sob a perspectiva histórico-cultural
author Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
author_facet Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Lima, Claudia Maria de [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
author_role author
author2 Lima, Claudia Maria de [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Analígia Miranda da [UNESP]
Lima, Claudia Maria de [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
Web 2.0
topic Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
Web 2.0
description A educação contemporânea demanda reflexão sobre suas novas finalidades que se desvelam e que se constituem em desafios às práticas pedagógicas. A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação parece ser uma dessas novas demandas quando nos deparamos com a iminência da revisão de currículos e práticas educacionais, decorrente do surgimento de novas necessidades formativas. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo fundamentar uma futura intervenção pedagógica com o uso das tecnologias digitais. Para tanto, refletiremos sobre o ensino e aprendizagem e suas relações com as ferramentas da Web 2.0, especificamente a ferramenta Google Docs, sob a perspectiva histórico-cultural, uma vez que consideramos a perspectiva de desenvolvimento humano de L. S. Vigotski enquanto importante aporte teórico para a compreensão das tecnologias no contexto atual e nos processos educativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:00Z
2016-07-19T13:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10782-10793
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141678
ISSN2357-7819-2014-10782-10793.pdf
5931468797076374
0000-0003-4979-5070
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141678
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10782-10793
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10782-10793.pdf
5931468797076374
0000-0003-4979-5070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10782-10793
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128416879214592