Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paula Cristina Araújo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23650
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_7fee889e5c5776693e457d95d7429714
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesaWeb 2.0Google DocsLiteraciasEscrita criativaTrabalho colaborativoLiteraciesCreative writingCollaborative work371.68802.0:372.88372.88:802.0Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A escola tem de preparar os alunos para enfrentar os desafios do dia-a-dia com imaginação e criatividade. É neste âmbito que surge este estudo que nos permitiu refletir sobre o uso da ferramenta Web 2.0, Google Docs, na promoção da escrita criativa de forma colaborativa, em contexto sala de aula, na aprendizagem da língua inglesa. Neste estudo participaram dezoito alunos que constituíam uma turma do 8º ano de escolaridade, de nível 4 de inglês, e foi aplicado na disciplina de inglês, em cinco blocos de noventa minutos, pela professora da disciplina. A metodologia adotada foi alvo de estudo de caso e os dados foram recolhidos através de um questionário de opinião aplicado aos alunos, da análise da entrevista feita à professora colaborante, dos registos no diário de bordo resultantes da observação direta da professora, da análise do artefacto criado pelos alunos e da análise das interações no Google Docs. A experiência produziu um efeito positivo a nível da autonomia dos alunos, da responsabilidade e da interação. A utilização da ferramenta Google Docs, na sala da aula, tornou os alunos mais participativos e empenhados na criação de uma estória em inglês. Os resultados mostram que o uso da ferramenta Google Docs, no processo ensino/aprendizagem, além de transmitir aos alunos uma perceção diferente da produção de textos criativos, desenvolveu o poder de argumentação, promoveu a partilha de saberes e contribuiu para a construção do conhecimento tanto a nível individual como coletivo.Schools must prepare students to tackle the challenges of life with imagination and creativity. Thus, this study allowed us to reflect upon the use of the Web 2.0 tool, Google Docs, in promoting creative writing in the classroom, in a collaborative fashion, while learning the English language. In this study, eighteen students participated. They were currently studying in the 8th grade, level four of English. The experience was accomplished in five ninety-minute lessons in the English class with the respective teacher. The selected methodology was a case study and the data was collected through a questionnaire to the students, an interview with the teacher, the journals written by the teacher as a result of her direct observation, the analysis of the artifact created by students and analysis of interactions in Google Docs. The experience produced a positive effect in terms of students’ autonomy, responsibility and interaction. Using the tool Google Docs, in the classroom, made students more participative and interested in creating a story in English. The results show that the use of the tool Google Docs, in the teaching/learning process, gives students a different perspective on writing creative texts, develops their sense of argument, allows and promotes the sharing of skills and contributes to the foundation of knowledge, both individually and collectively.Coutinho, Clara PereiraDias, PauloUniversidade do MinhoMelo, Paula Cristina Araújo de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:21.889587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
title Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
spellingShingle Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
Melo, Paula Cristina Araújo de
Web 2.0
Google Docs
Literacias
Escrita criativa
Trabalho colaborativo
Literacies
Creative writing
Collaborative work
371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
title_short Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
title_full Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
title_fullStr Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
title_full_unstemmed Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
title_sort Google Docs e a escrita criativa no ensino da língua inglesa
author Melo, Paula Cristina Araújo de
author_facet Melo, Paula Cristina Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Dias, Paulo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Paula Cristina Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Google Docs
Literacias
Escrita criativa
Trabalho colaborativo
Literacies
Creative writing
Collaborative work
371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
topic Web 2.0
Google Docs
Literacias
Escrita criativa
Trabalho colaborativo
Literacies
Creative writing
Collaborative work
371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23650
url http://hdl.handle.net/1822/23650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132851623428096