A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101601 |
Resumo: | Este estudo teve como preocupação dirigir um novo olhar à formação inicial do professor que vai atuar no cenário de globalização, afetado de forma marcante e descomprometida por políticas neoliberais que se desencadeiam sobre os contingentes populacionais que se formaram nas regiões mais afastadas do centro urbano, caracterizadas pela exclusão dos bens sociais. Realizada em regiões periféricas da cidade de São Paulo que abrigam estas precariedades econômicas e sociais, esta pesquisa foi vivenciada por estudantes pesquisadores, objetivando a conscientização sobre o contexto real onde as escolas se inserem. A reflexão sobre a situação encontrada no campo da pesquisa, além de sensibilizar os pesquisadores, desencadeou urgência da criação de atuações alternativas para a melhoria do cotidiano da comunidade. Desta forma, construiu-se a necessidade de novas práticas docentes, que possam intervir na transformação da escola de formação de professores, cuja função tem sido dialeticamente a de uma instituição de resistência/transformação, com práticas culturais mecanicistas, hierárquicas e acríticas. Numa outra perspectiva, a tese apresenta a necessidade da valorização da ecologia dos saberes, no sentido de articular os interesses sociais aos interesses científicos, atribuindo à universidade uma participação ativa na construção da coesão social, na luta contra a exclusão e na defesa da pluralidade cultural. |
id |
UNSP_9ae2acfc84d699636acc20058c0dc045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101601 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticasAntropologia educacionalEducaçãoEscolasProfessores - FormaçãoTeachers - TrainingEste estudo teve como preocupação dirigir um novo olhar à formação inicial do professor que vai atuar no cenário de globalização, afetado de forma marcante e descomprometida por políticas neoliberais que se desencadeiam sobre os contingentes populacionais que se formaram nas regiões mais afastadas do centro urbano, caracterizadas pela exclusão dos bens sociais. Realizada em regiões periféricas da cidade de São Paulo que abrigam estas precariedades econômicas e sociais, esta pesquisa foi vivenciada por estudantes pesquisadores, objetivando a conscientização sobre o contexto real onde as escolas se inserem. A reflexão sobre a situação encontrada no campo da pesquisa, além de sensibilizar os pesquisadores, desencadeou urgência da criação de atuações alternativas para a melhoria do cotidiano da comunidade. Desta forma, construiu-se a necessidade de novas práticas docentes, que possam intervir na transformação da escola de formação de professores, cuja função tem sido dialeticamente a de uma instituição de resistência/transformação, com práticas culturais mecanicistas, hierárquicas e acríticas. Numa outra perspectiva, a tese apresenta a necessidade da valorização da ecologia dos saberes, no sentido de articular os interesses sociais aos interesses científicos, atribuindo à universidade uma participação ativa na construção da coesão social, na luta contra a exclusão e na defesa da pluralidade cultural.This study is concerned with a new consideration of the initial formation of teachers that will work in the globalization scenery, strongly and without commitment affected by neoliberal policies that burst upon population contingents accumulated in areas far from downtown centers and characterized by the exclusion of social benefits. Conducted by student researchers in São Paulo outskirts regions, taken by economic and social precariousness, the survey's objective was to raise consciousness of the actual schools context. The reflecting upon the situation they met in the research's field, besides emotionally moving the students, unchained the urge for the creation of alternative solutions for the improvement of the community everyday living. So, it is constructed the need for new teaching practices that may intervene in the transformation of teachers' formation school, whose function has been that of a resisting/transforming institution, with mechanistic, hierarchical and acritical cultural practices. In another perspective, this thesis advocates the valorization of knowledge ecology, as a way to articulate social and scientific interests, assigning an active participation to university in constructing social cohesion, in the struggle against exclusion and for the support of cultural plurality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbieri, Iris [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Henriques, Margarida Marques [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis199 f. : il.application/pdfHENRIQUES, Margarida Marques. A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas. 2008. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101601000545585henriques_mm_dr_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101601Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:44:18.872301Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
title |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
spellingShingle |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas Henriques, Margarida Marques [UNESP] Antropologia educacional Educação Escolas Professores - Formação Teachers - Training |
title_short |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
title_full |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
title_fullStr |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
title_full_unstemmed |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
title_sort |
A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas |
author |
Henriques, Margarida Marques [UNESP] |
author_facet |
Henriques, Margarida Marques [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbieri, Iris [UNESP] Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Margarida Marques [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia educacional Educação Escolas Professores - Formação Teachers - Training |
topic |
Antropologia educacional Educação Escolas Professores - Formação Teachers - Training |
description |
Este estudo teve como preocupação dirigir um novo olhar à formação inicial do professor que vai atuar no cenário de globalização, afetado de forma marcante e descomprometida por políticas neoliberais que se desencadeiam sobre os contingentes populacionais que se formaram nas regiões mais afastadas do centro urbano, caracterizadas pela exclusão dos bens sociais. Realizada em regiões periféricas da cidade de São Paulo que abrigam estas precariedades econômicas e sociais, esta pesquisa foi vivenciada por estudantes pesquisadores, objetivando a conscientização sobre o contexto real onde as escolas se inserem. A reflexão sobre a situação encontrada no campo da pesquisa, além de sensibilizar os pesquisadores, desencadeou urgência da criação de atuações alternativas para a melhoria do cotidiano da comunidade. Desta forma, construiu-se a necessidade de novas práticas docentes, que possam intervir na transformação da escola de formação de professores, cuja função tem sido dialeticamente a de uma instituição de resistência/transformação, com práticas culturais mecanicistas, hierárquicas e acríticas. Numa outra perspectiva, a tese apresenta a necessidade da valorização da ecologia dos saberes, no sentido de articular os interesses sociais aos interesses científicos, atribuindo à universidade uma participação ativa na construção da coesão social, na luta contra a exclusão e na defesa da pluralidade cultural. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-07 2014-06-11T19:31:31Z 2014-06-11T19:31:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HENRIQUES, Margarida Marques. A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas. 2008. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. http://hdl.handle.net/11449/101601 000545585 henriques_mm_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
identifier_str_mv |
HENRIQUES, Margarida Marques. A formação docente numa perspectiva sociocultural e interventiva para além dos muros da escola: busca de novas práticas. 2008. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. 000545585 henriques_mm_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
199 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129240466456576 |