O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Diego Delovo [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/135908
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/05-02-2016/000857840.pdf
Resumo: This work supports a range of virtual experimental activities associated with the activities proposed by the curriculum of the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, which, besides contributing to the improvement of the teaching quality of this science, suggests a material to support the teacher who can subsidize a new methodological stance to their teaching practice. Virtual simulations and elaborate activities were selected compatible with various learning situations proposed by the curriculum of the São Paulo State Education to the discipline of physics, so that the end of the work all these activities were stored in a blog for teachers access showing interest in new alternatives for the development of their classes, still using the said curriculum. The methodology adopted for the development of simulated experimental activities was based on the significant learning Ausubel theory. The development of this work shows the teaching practice adopted and the activities developed aroused greater interest in students, as well as, collaborate with the execution of the established curriculum by the Secretaria da Educação. It is believed that, in addition to the proposed objectives, the development of this work contributed to the professional growth of educators and the intellectual development of students
id UNSP_9ae83319e63291d9c13eb331588bccbe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135908
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de FísicaFisicaFísica - Estudo e ensinoMetodologiaMaterial didáticoPhysicsThis work supports a range of virtual experimental activities associated with the activities proposed by the curriculum of the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, which, besides contributing to the improvement of the teaching quality of this science, suggests a material to support the teacher who can subsidize a new methodological stance to their teaching practice. Virtual simulations and elaborate activities were selected compatible with various learning situations proposed by the curriculum of the São Paulo State Education to the discipline of physics, so that the end of the work all these activities were stored in a blog for teachers access showing interest in new alternatives for the development of their classes, still using the said curriculum. The methodology adopted for the development of simulated experimental activities was based on the significant learning Ausubel theory. The development of this work shows the teaching practice adopted and the activities developed aroused greater interest in students, as well as, collaborate with the execution of the established curriculum by the Secretaria da Educação. It is believed that, in addition to the proposed objectives, the development of this work contributed to the professional growth of educators and the intellectual development of studentsEste trabalho fornece uma série de atividades experimentais virtuais associadas às atividades propostas pelo currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que, além de contribuir para a melhora da qualidade de ensino desta ciência, sugere um material de apoio ao professor que possa subsidiar uma nova postura metodológica para sua prática docente. Foram selecionadas simulações virtuais e elaboradas atividades compatíveis com várias situações de aprendizagem propostas pelo currículo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a disciplina de Física, de modo que ao final do trabalho todas essas atividades foram armazenadas em um blog para acesso de professores que demonstrem interesse em novas alternativas para desenvolvimento de suas aulas, utilizando ainda assim o referido currículo. A metodologia adotada para o desenvolvimento das atividades experimentais simuladas tomou como base a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. O desenvolvimento do trabalho mostra que a prática docente adotada e as atividades desenvolvidas despertaram um maior interesse nos estudantes, além de colaborar com a execução do currículo estabelecido pela Secretaria da Educação. Acredita-se que, além de os objetivos propostos, o desenvolvimento deste trabalho contribuiu, certamente, com o crescimento profissional do educador e o desenvolvimento intelectual dos alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Diego Delovo [UNESP]2016-03-07T19:20:15Z2016-03-07T19:20:15Z2015-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 33 f. : il.application/pdfROSSI, Diego Delovo. O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física. 2015. xi, 33 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/135908000857840http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/05-02-2016/000857840.pdf33283010001P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:19:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135908Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:44:47.179881Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
title O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
spellingShingle O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
Rossi, Diego Delovo [UNESP]
Fisica
Física - Estudo e ensino
Metodologia
Material didático
Physics
title_short O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
title_full O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
title_fullStr O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
title_full_unstemmed O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
title_sort O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física
author Rossi, Diego Delovo [UNESP]
author_facet Rossi, Diego Delovo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albas, Agda Eunice de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Diego Delovo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fisica
Física - Estudo e ensino
Metodologia
Material didático
Physics
topic Fisica
Física - Estudo e ensino
Metodologia
Material didático
Physics
description This work supports a range of virtual experimental activities associated with the activities proposed by the curriculum of the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, which, besides contributing to the improvement of the teaching quality of this science, suggests a material to support the teacher who can subsidize a new methodological stance to their teaching practice. Virtual simulations and elaborate activities were selected compatible with various learning situations proposed by the curriculum of the São Paulo State Education to the discipline of physics, so that the end of the work all these activities were stored in a blog for teachers access showing interest in new alternatives for the development of their classes, still using the said curriculum. The methodology adopted for the development of simulated experimental activities was based on the significant learning Ausubel theory. The development of this work shows the teaching practice adopted and the activities developed aroused greater interest in students, as well as, collaborate with the execution of the established curriculum by the Secretaria da Educação. It is believed that, in addition to the proposed objectives, the development of this work contributed to the professional growth of educators and the intellectual development of students
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
2016-03-07T19:20:15Z
2016-03-07T19:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Diego Delovo. O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física. 2015. xi, 33 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/135908
000857840
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/05-02-2016/000857840.pdf
33283010001P5
identifier_str_mv ROSSI, Diego Delovo. O uso de simulações virtuais como apoio ao currículo da SEE-SP para a disciplina de Física. 2015. xi, 33 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000857840
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/135908
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/05-02-2016/000857840.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 33 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129457508057088