A experiência do enfermeiro com educação permanente no Hospital das Clinicas Unidade Materno Infantil de Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106072
Resumo: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa para compreender a experiência do enfermeiro no processo de implantação da educação permanente, no Hospital das Clínicas, Unidade Materno Infantil do Complexo Assistencial Famema e, elaborar um modelo teórico que a represente. A saturação teórica se configurou mediante a análise da 11a entrevista do tipo não diretiva, estas foram audiogravadas, transcritas na íntegra e analisadas segundo os passos da Teoria Fundamentada nos Dados. Emergiram dois subprocessos: perseverando-se no papel de agente transformador da práxis, retroalimentado pelo apoio de gestores na concretude de suas experiências com a educação permanente e, reconhecendo a necessidade de investimentos em trabalhadores na área de enfermagem para a educação permanente prosperar. Do realinhamento dos componentes desses subprocessos originou a categoria central, processo que abarca toda a experiência, intitulado: “Relação de confiança com o gestor como componente interveniente para o enfermeiro assumir o papel de agente transformador de sua práxis”. A discussão dos resultados foi subsidiada pelos referenciais da pedagogia libertadora de Paulo Freire, educação permanente e gestão em saúde. O modelo teórico foi validado junto aos atores e sinalizou o restabelecimento das relações de confiança enfermeiros-gestores, como primeiro passo para que houvesse a sensibilização desse profissional a tornar-se agente multiplicador da educação permanente e consequentemente, consciente de seu papel junto à sua equipe. O modelo ainda aponta que, para o enfermeiro estabelecer essas relações é preciso que o mesmo a conceba muito além do oferecimento de um espaço seguro para ocorrer discussões e trocas de experiências. O gestor precisa demonstrar capacidade de empreender movimento de reconhecimento e oferecimento de...
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Emergiram dois subprocessos: perseverando-se no papel de agente transformador da práxis, retroalimentado pelo apoio de gestores na concretude de suas experiências com a educação permanente e, reconhecendo a necessidade de investimentos em trabalhadores na área de enfermagem para a educação permanente prosperar. Do realinhamento dos componentes desses subprocessos originou a categoria central, processo que abarca toda a experiência, intitulado: “Relação de confiança com o gestor como componente interveniente para o enfermeiro assumir o papel de agente transformador de sua práxis”. A discussão dos resultados foi subsidiada pelos referenciais da pedagogia libertadora de Paulo Freire, educação permanente e gestão em saúde. O modelo teórico foi validado junto aos atores e sinalizou o restabelecimento das relações de confiança enfermeiros-gestores, como primeiro passo para que houvesse a sensibilização desse profissional a tornar-se agente multiplicador da educação permanente e consequentemente, consciente de seu papel junto à sua equipe. O modelo ainda aponta que, para o enfermeiro estabelecer essas relações é preciso que o mesmo a conceba muito além do oferecimento de um espaço seguro para ocorrer discussões e trocas de experiências. O gestor precisa demonstrar capacidade de empreender movimento de reconhecimento e oferecimento de...This is research in the qualitative approach to understand the experience of the nurse with the implantation of permanent education at the Hospital das Clínicas Unidade Materno Infantil do Complexo Assistencial Famema and elaborate a theoretical model to represent it. The theoretical saturation was configured by analyzing the 11th interview of the non-directive, which were full audio recorded, transcribed and analyzed according to the steps of Grounded Theory. Which emerged two subprocesses: persevering on the role of change agent of praxis, fed by support managers in the materiality of their experiences with the permanent education and recognizing the need to invest in workers in the nursing area to thrive the permanent education. From realignment of these subprocesses originated the core category, a process that comprise the whole experience, entitled: trusting relationship with the manager as intervening component for nurses to assume the role of transforming agent for their practice. The discussion of the results was supported by the references of liberating pedagogy of Paulo Freire, permanent education and health management. The theoretical model was validated with the actors and signaled the recuperation of trusts among nurses-managers as a first step so that there were awareness of theses professional to become a multiplier of permanent education and consequently conscious of his role in his team. The model also shows that the nurses to establish these relationships is necessary besides offering to the nurse a secure space that occur and exchange experiences. It is necessary that the manager demonstrates capacity to undertake motion recognition and providing working conditions for nurses to feel encouraged to continue to manage the challenges that emerge from the group reflections. Moreover, the manager needs to ensure the continuity ...(Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Spiri, Wilza Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade [UNESP]2014-06-11T19:35:14Z2014-06-11T19:35:14Z2013-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis152 f.application/pdfBARBOSA, Vanessa Baliego de Andrade. A experiência do enfermeiro com educação permanente no Hospital das Clinicas Unidade Materno Infantil de Marília. 2013. 152 f. 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