Leitores escritores, eu vi: uma experiência de leitura e escrita em presídios no sul do estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Davidson Sepini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181884
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a participação de leitores escritores presos e presas em três presídios do sul do estado de Minas Gerais, Brasil, que aderiram, durante os anos de 2015 e 2017, ao projeto “Remição pela Leitura”, no âmbito do sistema prisional brasileiro. Esse projeto integrador fundamenta-se na Lei Nº 12.433/2011, que dispõe sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho, e na Portaria Conjunta JF/DEPEN N.º 276/2012, do Ministro Corregedor-geral da Justiça Federal e do Diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, que disciplina o Projeto da “Remição pela Leitura” no Sistema Penitenciário Federal. Em Minas Gerais, o projeto “Remição pela Leitura” foi instituído pela Resolução Conjunta SEDS/TJMG N° 204/2016. A partir de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, e adotando um caminho de investigação denominado Paradigma Indiciário, foram analisadas as resenhas elaboradas por presos leitores sob o ponto de vista da experiência de leitura e escrita. O paradigma indiciário busca interpretar os escritos mediante a observação de sinais e indícios reveladores de significados. A fundamentação teórica baseia-se em documentos legais (BRASIL, 2011, 2012; MINAS GERAIS, 2016) e produções teóricas de autores como Petit (2008; 2013), Iser (1996a; 1996b; 1999; 2002), Cândido (2004), Larrosa (2002a; 2002b), Jauss (1994; 2002), Manguel (1997; 2004), Calvino (1982; 1993; 1994; 2001) dentre outros. A questão que se colocou para desencadear o processo de produção da escrita foi: Como se deu a experiência de leitura e escrita no presídio? Durante a análise das resenhas, observou-se tanto uma recorrente identificação dos leitores e leitoras com as obras, tanto no que diz respeito às temáticas, personagens, narrativas, a partir de suas experiências pessoais, bem como a percepção dos efeitos da leitura e da escrita neles e nelas provocados. Os resultados mostraram que foi dado, por parte dos leitores e leitoras, muito valor à possibilidade de ocupar melhor o tempo vivido e, em especial no cárcere, à chance de aprendizagem, além de despertar perspectivas futuras como, por exemplo, o desejo de continuar os estudos e o de obter um melhor convívio familiar e social. Nesse sentido, a experiência de leitura e escrita em presídios no sul do estado de Minas Gerais foi considerada transformadora e edificadora.
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Esse projeto integrador fundamenta-se na Lei Nº 12.433/2011, que dispõe sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho, e na Portaria Conjunta JF/DEPEN N.º 276/2012, do Ministro Corregedor-geral da Justiça Federal e do Diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, que disciplina o Projeto da “Remição pela Leitura” no Sistema Penitenciário Federal. Em Minas Gerais, o projeto “Remição pela Leitura” foi instituído pela Resolução Conjunta SEDS/TJMG N° 204/2016. A partir de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, e adotando um caminho de investigação denominado Paradigma Indiciário, foram analisadas as resenhas elaboradas por presos leitores sob o ponto de vista da experiência de leitura e escrita. O paradigma indiciário busca interpretar os escritos mediante a observação de sinais e indícios reveladores de significados. A fundamentação teórica baseia-se em documentos legais (BRASIL, 2011, 2012; MINAS GERAIS, 2016) e produções teóricas de autores como Petit (2008; 2013), Iser (1996a; 1996b; 1999; 2002), Cândido (2004), Larrosa (2002a; 2002b), Jauss (1994; 2002), Manguel (1997; 2004), Calvino (1982; 1993; 1994; 2001) dentre outros. A questão que se colocou para desencadear o processo de produção da escrita foi: Como se deu a experiência de leitura e escrita no presídio? Durante a análise das resenhas, observou-se tanto uma recorrente identificação dos leitores e leitoras com as obras, tanto no que diz respeito às temáticas, personagens, narrativas, a partir de suas experiências pessoais, bem como a percepção dos efeitos da leitura e da escrita neles e nelas provocados. Os resultados mostraram que foi dado, por parte dos leitores e leitoras, muito valor à possibilidade de ocupar melhor o tempo vivido e, em especial no cárcere, à chance de aprendizagem, além de despertar perspectivas futuras como, por exemplo, o desejo de continuar os estudos e o de obter um melhor convívio familiar e social. Nesse sentido, a experiência de leitura e escrita em presídios no sul do estado de Minas Gerais foi considerada transformadora e edificadora.The current research aims to investigate and analyze the participation of readers writers imprisoned in three prisons in the southern state of Minas Gerais, Brazil, that joined, during the years of 2015 and 2017, the project "Remission for Reading", within the brazilian prison system. This integrative project is based on the Law Nº 12.433/2011, which provides the remission of part of the penalty execution time due to study or work, and in the Joint Ordinance JF/DEPEN N.º 276/2012, of the Minister of the Comptroller General of the Federal Court and the general Director of the National Penitentiary Department, which disciplines the "Remission for Reading" Project in the Federal Penitentiary System. In Minas Gerais, the project "Remission for Reading" was instituted by the Joint Resolution SEDS/TJMG N° 204/2016. From a qualitative research perspective, and adopting an inquiry path entitled Indiciary Paradigm, were analyzed the reviews elaborated by imprisoned readers from the point of view of the experience of reading and writing. The indiciary paradigm seeks to interpret the writings through the observation of signs and evidence that reveal meanings. The theoretical construct is based on legal documents (BRASIL, 2011, 2012, MINAS GERAIS, 2016) and theoretical productions of authors such as Petit (2008; 2013), Iser (1996a; 1996b; 1999; 2002), Cândido (2004), Larrosa (2002a; 2002b), Jauss (1994; 2002), Manguel (1997; 2009), Calvino (1982; 1993; 1994; 2001), among others. The question that arised to trigger the writing process was: How was the reading and writing experience inside the prison? During the analysis of the reviews, was observed, not only a recurrent identification of the readers with the books, but also regarding the themes, characters and narratives, considering their personal experiences, as well as the perception of the effects of reading and writing caused in them. The results showed that it was given, by the readers, a high value to the possibility of a better way of speding the lived time and, particularly in prison, the chance of learning, besides awaken future perspectives, such as the desire to continue studies and to obtain a better family relationship and social life. For that matter, the experience of reading and writing in prisons in the southern state of Minas Gerais was considered transformative and edifying.La presente investigación tiene como objetivo investigar y analizar la participación de lectores escritores presos y presas en tres cárceles del sur del estado de Minas Gerais, Brasil, que se adhirieron, durante los años 2015 y 2017, al proyecto "Remisión por la lectura" en el marco del sistema penitenciario brasileño. Este proyecto integrador se fundamenta en la Ley Nº 12.433 / 2011, que dispone sobre la remisión de parte del tiempo de ejecución de la pena por estudio o por trabajo, y en la Portaria Conjunta JF / DEPEN Nº 276/2012, del Ministro Corregidor- de la Justicia Federal y del Director General del Departamento Penitenciario Nacional, que disciplina el Proyecto de la "Remisión por la Lectura" en el Sistema Penitenciario Federal. En Minas Gerais, el proyecto "Remisión por la Lectura" fue instituido por la Resolución Conjunta SEDS / TJMG N ° 204/2016. A partir de una perspectiva de investigación cualitativa, y adoptando un camino de investigación denominado Paradigma Indiciario, se analizaron las reseñas elaboradas por presos lectores desde el punto de vista de la experiencia de lectura y escritura. El paradigma indiciario busca interpretar los escritos mediante la observación de signos e indicios reveladores de significados. La fundamentación teórica se basa en documentos legales (BRASIL, 2011, 2012, MINAS GERAIS, 2016) y producciones teóricas de autores como Petit (2008, 2013), Iser (1996a, 1996b, 1999, 2002), Cándido (2004), (2002, 2002b), Jauss (1994; 2002), Manguel (1997; 2004), Calvino (1982; 1993; 1994; 2001) entre otros. La cuestión que se planteó para desencadenar el proceso de producción de la escritura fue: ¿Cómo se dio la experiencia de lectura y escritura en la cárcel? Durante el análisis de las reseñas se observó tanto una recurrente identificación de los lectores y lectoras con las obras, tanto en lo que se refiere a las temáticas, personajes, narrativas, a partir de sus experiencias personales, así como la percepción de los efectos de la lectura y de la lectura escrita en ellos y en ellas provocados. Los resultados mostraron que, por parte de los lectores y lectoras, se dio mucho valor a la posibilidad de ocupar mejor el tiempo vivido y, en especial en la cárcel, a la posibilidad de aprendizaje, además de despertar perspectivas futuras como, por ejemplo, el deseo de continuar los estudios y el de obtener una mejor convivencia familiar y social. En ese sentido, la experiencia de lectura y escritura en cárceles en el sur del estado de Minas Gerais fue considerada transformadora y edificadora.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Davidson Sepini2019-05-02T17:19:59Z2019-05-02T17:19:59Z2019-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18188400091594633004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-12T06:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-12T06:08:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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