A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139972 |
Resumo: | Objetivamos apresentar, neste resumo expandido, o trabalho desenvolvido com dois alunos (um apresenta Paralisia Cerebral e o outro Discalculia) que freqüentam o grupo de pesquisa API (Ambiente Potencializador para Inclusão) que visa a inclusão social, digital e escolar de pessoas com deficiência física e intelectual. Para isso, abordaremos o conhecimento do conceito da Discalculia e Paralisia Cerebral (PC), pois, é de suma importância para uma intervenção pedagógica eficaz. A partir da teoria, anamnese realizada com os responsáveis e as observações realizadas nos acompanhamentos, compreendemos as implicações pedagógicas ocasionadas pela PC e o transtorno de aprendizagem matemática. Além disso, demonstraremos que as atividades desenvolvidas foram fundamentadas de acordo com a proposta do grupo API a partir dos assuntos de interesse dos educandos. Por fim, apresentaremos os resultados parciais atingidos pelos os aluno A que apresenta Paralisia Cerebral (PC) e aluno D que apresenta o transtorno de aprendizagem Discalculia, e como é possível a intervenção pedagógica com o auxilio das TIC´S (Tecnologia da Informação e Comunicação) e outros materiais pedagógicos. |
id |
UNSP_9bdb99b43c433c3b972c57beba641f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139972 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicaçãoObjetivamos apresentar, neste resumo expandido, o trabalho desenvolvido com dois alunos (um apresenta Paralisia Cerebral e o outro Discalculia) que freqüentam o grupo de pesquisa API (Ambiente Potencializador para Inclusão) que visa a inclusão social, digital e escolar de pessoas com deficiência física e intelectual. Para isso, abordaremos o conhecimento do conceito da Discalculia e Paralisia Cerebral (PC), pois, é de suma importância para uma intervenção pedagógica eficaz. A partir da teoria, anamnese realizada com os responsáveis e as observações realizadas nos acompanhamentos, compreendemos as implicações pedagógicas ocasionadas pela PC e o transtorno de aprendizagem matemática. Além disso, demonstraremos que as atividades desenvolvidas foram fundamentadas de acordo com a proposta do grupo API a partir dos assuntos de interesse dos educandos. Por fim, apresentaremos os resultados parciais atingidos pelos os aluno A que apresenta Paralisia Cerebral (PC) e aluno D que apresenta o transtorno de aprendizagem Discalculia, e como é possível a intervenção pedagógica com o auxilio das TIC´S (Tecnologia da Informação e Comunicação) e outros materiais pedagógicos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Odair Estevão dos [UNESP]Silva, Carlos Alberto da [UNESP]Miranda, Crislaine da silva [UNESP]Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]2016-06-28T17:32:24Z2016-06-28T17:32:24Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7109-7116application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7109-71169708-2011http://hdl.handle.net/11449/139972ISSN2236-9708-2011-7109-7116.pdf7346754405819238porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139972Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:13:33.546990Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
title |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
spellingShingle |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação Santos, Odair Estevão dos [UNESP] |
title_short |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
title_full |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
title_fullStr |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
title_sort |
A inclusão de pessoas com paralisia cerebral e dificuldades de aprendizagem matemática mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação |
author |
Santos, Odair Estevão dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Odair Estevão dos [UNESP] Silva, Carlos Alberto da [UNESP] Miranda, Crislaine da silva [UNESP] Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Alberto da [UNESP] Miranda, Crislaine da silva [UNESP] Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Odair Estevão dos [UNESP] Silva, Carlos Alberto da [UNESP] Miranda, Crislaine da silva [UNESP] Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] |
description |
Objetivamos apresentar, neste resumo expandido, o trabalho desenvolvido com dois alunos (um apresenta Paralisia Cerebral e o outro Discalculia) que freqüentam o grupo de pesquisa API (Ambiente Potencializador para Inclusão) que visa a inclusão social, digital e escolar de pessoas com deficiência física e intelectual. Para isso, abordaremos o conhecimento do conceito da Discalculia e Paralisia Cerebral (PC), pois, é de suma importância para uma intervenção pedagógica eficaz. A partir da teoria, anamnese realizada com os responsáveis e as observações realizadas nos acompanhamentos, compreendemos as implicações pedagógicas ocasionadas pela PC e o transtorno de aprendizagem matemática. Além disso, demonstraremos que as atividades desenvolvidas foram fundamentadas de acordo com a proposta do grupo API a partir dos assuntos de interesse dos educandos. Por fim, apresentaremos os resultados parciais atingidos pelos os aluno A que apresenta Paralisia Cerebral (PC) e aluno D que apresenta o transtorno de aprendizagem Discalculia, e como é possível a intervenção pedagógica com o auxilio das TIC´S (Tecnologia da Informação e Comunicação) e outros materiais pedagógicos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:24Z 2016-06-28T17:32:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7109-7116 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139972 ISSN2236-9708-2011-7109-7116.pdf 7346754405819238 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139972 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7109-7116 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-7109-7116.pdf 7346754405819238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7109-7116 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128620677300224 |