Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86830 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor de arte dialogando com a experiência pela sua história de vida. Apresenta dois momentos: o primeiro traz elaboração a partir de registros de professores de artes do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) que é um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seesp) e as três universidades estaduais, dentre elas a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp); o segundo foi elaborado a partir de minha trajetória de formação e atuação profissional e artística. É uma pesquisa autobiográfica que contribuiu para o entendimento de que experiência não é apenas uma dinâmica pessoal, mas também social, cultural, contextual que está interligada num processo de formação identificada nestas ligações. O trabalho traz a reflexão da formação do professor de arte, envolvendo imaginação, adaptabilidade, flexibilidade, improvisação e experimentação e defende a valorização do eu profissional e do eu pessoal, é preciso analisar a nossa própria experiência e reconhecer o valor não apenas dos acertos mas também dos erros, repensar a vida, reviver reaprendendo, formando e reformando a si mesmo. |
id |
UNSP_dc1a5f57481bc86da3bcde68456ea41a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86830 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiênciaArte - Estudo e ensinoArte - Formação de professoresProfessores de arteProfessores - Narrativas pessoaisArt teachersA presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor de arte dialogando com a experiência pela sua história de vida. Apresenta dois momentos: o primeiro traz elaboração a partir de registros de professores de artes do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) que é um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seesp) e as três universidades estaduais, dentre elas a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp); o segundo foi elaborado a partir de minha trajetória de formação e atuação profissional e artística. É uma pesquisa autobiográfica que contribuiu para o entendimento de que experiência não é apenas uma dinâmica pessoal, mas também social, cultural, contextual que está interligada num processo de formação identificada nestas ligações. O trabalho traz a reflexão da formação do professor de arte, envolvendo imaginação, adaptabilidade, flexibilidade, improvisação e experimentação e defende a valorização do eu profissional e do eu pessoal, é preciso analisar a nossa própria experiência e reconhecer o valor não apenas dos acertos mas também dos erros, repensar a vida, reviver reaprendendo, formando e reformando a si mesmo.This research aimed to examine the continuing education art teacher talking from experience by his life story. It has two stages: the first brings development from records of arts teachers program REDEFOR (São Paulo Program of Teacher Education, The second was drawn from my career training and professional performance and artistic. It is an autobiographical research contributed to understanding that experience is not just a personal dynamics, but also social, cultural, contextual, that is interconnected in a training process identified these connections. The work brings reflection of teacher of art, involving imagination, adaptability, flexibility, improvisation, experimentation and advocates the development of the professional self and the personal self. We need to examine our own experience and recognize the value of not only hits but also the mistakes, rethink life, revive relearning, forming and reforming itself.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2013-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.: il.application/pdfARAÚJO, Ana Maria Simões de. Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência. 2013. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/86830000731775araujo_ams_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
title |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
spellingShingle |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP] Arte - Estudo e ensino Arte - Formação de professores Professores de arte Professores - Narrativas pessoais Art teachers |
title_short |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
title_full |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
title_fullStr |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
title_full_unstemmed |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
title_sort |
Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência |
author |
Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP] |
author_facet |
Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Arte - Formação de professores Professores de arte Professores - Narrativas pessoais Art teachers |
topic |
Arte - Estudo e ensino Arte - Formação de professores Professores de arte Professores - Narrativas pessoais Art teachers |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor de arte dialogando com a experiência pela sua história de vida. Apresenta dois momentos: o primeiro traz elaboração a partir de registros de professores de artes do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) que é um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seesp) e as três universidades estaduais, dentre elas a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp); o segundo foi elaborado a partir de minha trajetória de formação e atuação profissional e artística. É uma pesquisa autobiográfica que contribuiu para o entendimento de que experiência não é apenas uma dinâmica pessoal, mas também social, cultural, contextual que está interligada num processo de formação identificada nestas ligações. O trabalho traz a reflexão da formação do professor de arte, envolvendo imaginação, adaptabilidade, flexibilidade, improvisação e experimentação e defende a valorização do eu profissional e do eu pessoal, é preciso analisar a nossa própria experiência e reconhecer o valor não apenas dos acertos mas também dos erros, repensar a vida, reviver reaprendendo, formando e reformando a si mesmo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-13 2014-06-11T19:22:26Z 2014-06-11T19:22:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ana Maria Simões de. Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência. 2013. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. http://hdl.handle.net/11449/86830 000731775 araujo_ams_me_ia.pdf 33004013063P4 6759357428919652 0881287710938442 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ana Maria Simões de. Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência. 2013. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. 000731775 araujo_ams_me_ia.pdf 33004013063P4 6759357428919652 0881287710938442 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 f.: il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546455785275392 |