Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86830
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor de arte dialogando com a experiência pela sua história de vida. Apresenta dois momentos: o primeiro traz elaboração a partir de registros de professores de artes do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) que é um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seesp) e as três universidades estaduais, dentre elas a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp); o segundo foi elaborado a partir de minha trajetória de formação e atuação profissional e artística. É uma pesquisa autobiográfica que contribuiu para o entendimento de que experiência não é apenas uma dinâmica pessoal, mas também social, cultural, contextual que está interligada num processo de formação identificada nestas ligações. O trabalho traz a reflexão da formação do professor de arte, envolvendo imaginação, adaptabilidade, flexibilidade, improvisação e experimentação e defende a valorização do eu profissional e do eu pessoal, é preciso analisar a nossa própria experiência e reconhecer o valor não apenas dos acertos mas também dos erros, repensar a vida, reviver reaprendendo, formando e reformando a si mesmo.
id UNSP_dc1a5f57481bc86da3bcde68456ea41a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86830
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiênciaArte - Estudo e ensinoArte - Formação de professoresProfessores de arteProfessores - Narrativas pessoaisArt teachersA presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor de arte dialogando com a experiência pela sua história de vida. Apresenta dois momentos: o primeiro traz elaboração a partir de registros de professores de artes do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) que é um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seesp) e as três universidades estaduais, dentre elas a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp); o segundo foi elaborado a partir de minha trajetória de formação e atuação profissional e artística. É uma pesquisa autobiográfica que contribuiu para o entendimento de que experiência não é apenas uma dinâmica pessoal, mas também social, cultural, contextual que está interligada num processo de formação identificada nestas ligações. O trabalho traz a reflexão da formação do professor de arte, envolvendo imaginação, adaptabilidade, flexibilidade, improvisação e experimentação e defende a valorização do eu profissional e do eu pessoal, é preciso analisar a nossa própria experiência e reconhecer o valor não apenas dos acertos mas também dos erros, repensar a vida, reviver reaprendendo, formando e reformando a si mesmo.This research aimed to examine the continuing education art teacher talking from experience by his life story. It has two stages: the first brings development from records of arts teachers program REDEFOR (São Paulo Program of Teacher Education, The second was drawn from my career training and professional performance and artistic. It is an autobiographical research contributed to understanding that experience is not just a personal dynamics, but also social, cultural, contextual, that is interconnected in a training process identified these connections. The work brings reflection of teacher of art, involving imagination, adaptability, flexibility, improvisation, experimentation and advocates the development of the professional self and the personal self. We need to examine our own experience and recognize the value of not only hits but also the mistakes, rethink life, revive relearning, forming and reforming itself.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2013-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.: il.application/pdfARAÚJO, Ana Maria Simões de. Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência. 2013. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/86830000731775araujo_ams_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
title Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
spellingShingle Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]
Arte - Estudo e ensino
Arte - Formação de professores
Professores de arte
Professores - Narrativas pessoais
Art teachers
title_short Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
title_full Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
title_fullStr Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
title_full_unstemmed Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
title_sort Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência
author Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]
author_facet Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Maria Simões de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Arte - Formação de professores
Professores de arte
Professores - Narrativas pessoais
Art teachers
topic Arte - Estudo e ensino
Arte - Formação de professores
Professores de arte
Professores - Narrativas pessoais
Art teachers
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a formação continuada do professor de arte dialogando com a experiência pela sua história de vida. Apresenta dois momentos: o primeiro traz elaboração a partir de registros de professores de artes do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) que é um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seesp) e as três universidades estaduais, dentre elas a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp); o segundo foi elaborado a partir de minha trajetória de formação e atuação profissional e artística. É uma pesquisa autobiográfica que contribuiu para o entendimento de que experiência não é apenas uma dinâmica pessoal, mas também social, cultural, contextual que está interligada num processo de formação identificada nestas ligações. O trabalho traz a reflexão da formação do professor de arte, envolvendo imaginação, adaptabilidade, flexibilidade, improvisação e experimentação e defende a valorização do eu profissional e do eu pessoal, é preciso analisar a nossa própria experiência e reconhecer o valor não apenas dos acertos mas também dos erros, repensar a vida, reviver reaprendendo, formando e reformando a si mesmo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-13
2014-06-11T19:22:26Z
2014-06-11T19:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Maria Simões de. Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência. 2013. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/86830
000731775
araujo_ams_me_ia.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Maria Simões de. Formação continuada do professor de arte: dialogia com a experiência. 2013. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
000731775
araujo_ams_me_ia.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
url http://hdl.handle.net/11449/86830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f.: il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546455785275392