Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Paulo [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91163
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a delinear procedimentos para a apreciação dos gêneros musicais no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de os alunos conhecerem e participarem de culturas musicais diversas. Por intermédio da elaboração de seqüências didáticas, organizaram-se atividades que visavam exceder a vivência pessoal dos alunos – identificada principalmente com a música veiculada no rádio e televisão – permitindo o acesso às músicas de diferentes gêneros e culturas. O processo foi executado e os resultados obtidos foram analisados à luz da metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador mergulha na práxis do grupo social em estudo para extrair as perspectivas latentes de mudança. A intenção é delinear um processo de ensino que empregue músicas de diferentes gêneros e culturas, tornando-se uma metodologia desejável para os professores do Ensino Médio que se encontram, muitas vezes, limitados ao repertório musical imediatamente disponível nos meios de comunicação. No desenvolvimento desta pesquisa, defendemos uma educação musical que contribuísse para a expansão – em alcance e qualidade – da experiência artística e cultural dos alunos, de modo que adotassem uma posição ampla sobre música e arte, e pudessem apreender diferentes manifestações musicais como significativas
id UNSP_9bf67f9ee3dd8df98f6c70f7d5ffdf84
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91163
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursosMusica - Analise, apreciaçãoMusica - Instrução e estudoEsta pesquisa propõe-se a delinear procedimentos para a apreciação dos gêneros musicais no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de os alunos conhecerem e participarem de culturas musicais diversas. Por intermédio da elaboração de seqüências didáticas, organizaram-se atividades que visavam exceder a vivência pessoal dos alunos – identificada principalmente com a música veiculada no rádio e televisão – permitindo o acesso às músicas de diferentes gêneros e culturas. O processo foi executado e os resultados obtidos foram analisados à luz da metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador mergulha na práxis do grupo social em estudo para extrair as perspectivas latentes de mudança. A intenção é delinear um processo de ensino que empregue músicas de diferentes gêneros e culturas, tornando-se uma metodologia desejável para os professores do Ensino Médio que se encontram, muitas vezes, limitados ao repertório musical imediatamente disponível nos meios de comunicação. No desenvolvimento desta pesquisa, defendemos uma educação musical que contribuísse para a expansão – em alcance e qualidade – da experiência artística e cultural dos alunos, de modo que adotassem uma posição ampla sobre música e arte, e pudessem apreender diferentes manifestações musicais como significativasThis research intends to outline procedures for the audition of musical genres in high school, expanding the opportunities for students to know and participate in various musical cultures. Through the elaboration of didactic sequences were organized activities aimed at exceeding the personal experience of students - mostly identified with the music aired on radio and television - allowing access to music from different genres and cultures. The process was performed and the results were analyzed according to the methodology of action research where the researcher delves into the practice of social group under study to extract the latent perspectives of change. The intention is to outline a teaching process that employs music from different genres and cultures, making it a desirable method for high school teachers who are often limited to the repertoire available immediately in the media. In developing this research, we argue that music education contributes to the expansion - in scope and quality - of artistic and cultural experience of students so that they adopt a broad position on music and art, and could learn different musical expressions as significantCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanchetta Junior, Juvenal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Constantino, Paulo [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2001-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 f. il.application/pdfCONSTANTINO, Paulo. Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos. 2011. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91163000689660constantino_prp_me_mar.pdf33004110040P52328806433654622Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91163Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
title Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
spellingShingle Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
Constantino, Paulo [UNESP]
Musica - Analise, apreciação
Musica - Instrução e estudo
title_short Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
title_full Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
title_fullStr Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
title_full_unstemmed Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
title_sort Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos
author Constantino, Paulo [UNESP]
author_facet Constantino, Paulo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanchetta Junior, Juvenal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Paulo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Analise, apreciação
Musica - Instrução e estudo
topic Musica - Analise, apreciação
Musica - Instrução e estudo
description Esta pesquisa propõe-se a delinear procedimentos para a apreciação dos gêneros musicais no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de os alunos conhecerem e participarem de culturas musicais diversas. Por intermédio da elaboração de seqüências didáticas, organizaram-se atividades que visavam exceder a vivência pessoal dos alunos – identificada principalmente com a música veiculada no rádio e televisão – permitindo o acesso às músicas de diferentes gêneros e culturas. O processo foi executado e os resultados obtidos foram analisados à luz da metodologia de pesquisa-ação, em que o pesquisador mergulha na práxis do grupo social em estudo para extrair as perspectivas latentes de mudança. A intenção é delinear um processo de ensino que empregue músicas de diferentes gêneros e culturas, tornando-se uma metodologia desejável para os professores do Ensino Médio que se encontram, muitas vezes, limitados ao repertório musical imediatamente disponível nos meios de comunicação. No desenvolvimento desta pesquisa, defendemos uma educação musical que contribuísse para a expansão – em alcance e qualidade – da experiência artística e cultural dos alunos, de modo que adotassem uma posição ampla sobre música e arte, e pudessem apreender diferentes manifestações musicais como significativas
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-09-06
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONSTANTINO, Paulo. Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos. 2011. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/91163
000689660
constantino_prp_me_mar.pdf
33004110040P5
2328806433654622
identifier_str_mv CONSTANTINO, Paulo. Apreciação de gêneros musicais no contexto do ensino médio: possíveis percursos. 2011. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.
000689660
constantino_prp_me_mar.pdf
33004110040P5
2328806433654622
url http://hdl.handle.net/11449/91163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128153511526400