Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120424
Resumo: The difficulties related to physics teaching are related to methodology, that hinder learning, because some physical concepts beyond the common sense of most students. Just as poor training of some physics instructors in teaching is pedagogical difficulties. And also factors of infrastructure, heterogeneity in students' previous training etc.. It is proposed aim of this work to use reflection of teaching practice as a methodology. Practiced in a private school, mostly state and, in high school in Rio Claro. The method consists of preparing a daily pedagogical practice in parallel to the development of teaching, for analysis and identification of factors that result in improving the teaching of physics and physics teacher qualification
id UNSP_9c2fdebfa31048abedf4eb09a83b0495
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120424
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio ClaroFísica - Estudo e ensinoPratica de ensinoEscolas particulares - Rio Claro (SP)Escolas públicas - Rio Claro (SP)Ensino médioThe difficulties related to physics teaching are related to methodology, that hinder learning, because some physical concepts beyond the common sense of most students. Just as poor training of some physics instructors in teaching is pedagogical difficulties. And also factors of infrastructure, heterogeneity in students' previous training etc.. It is proposed aim of this work to use reflection of teaching practice as a methodology. Practiced in a private school, mostly state and, in high school in Rio Claro. The method consists of preparing a daily pedagogical practice in parallel to the development of teaching, for analysis and identification of factors that result in improving the teaching of physics and physics teacher qualificationAs dificuldades relacionadas ao ensino de Física estão ligadas à metodologia; que dificultam o aprendizado, já que alguns conceitos físicos fogem ao senso comum da maioria dos alunos. Assim como formação precária de alguns professores de Física, ao ensinar tem dificuldades pedagógicas. E também fatores de infraestrutura, heterogeneidade na formação anterior dos alunos etc.. Propõe-se como objetivo deste trabalho usar a reflexão da prática pedagógica como metodologia. Praticada em uma escola particular, em sua maioria e uma estadual, no ensino médio em Rio Claro. O método consiste em elaborar um diário da prática pedagógica em paralelo ao desenvolvimento das atividades de ensino, para análise e identificação dos fatores que resultam em melhoria do ensino de Física e na qualificação do professor de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Francisco José dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]2015-03-23T15:26:43Z2015-03-23T15:26:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18 f.application/pdfPATRICIO, Marta Lilian Victorino. Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro. 2013. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/120424000732082patricio_mlv_tcc_rcla.pdf7543844121597556Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:16:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120424Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:16:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
title Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
spellingShingle Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Escolas particulares - Rio Claro (SP)
Escolas públicas - Rio Claro (SP)
Ensino médio
title_short Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
title_full Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
title_fullStr Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
title_full_unstemmed Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
title_sort Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
author Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]
author_facet Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Francisco José dos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Escolas particulares - Rio Claro (SP)
Escolas públicas - Rio Claro (SP)
Ensino médio
topic Física - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Escolas particulares - Rio Claro (SP)
Escolas públicas - Rio Claro (SP)
Ensino médio
description The difficulties related to physics teaching are related to methodology, that hinder learning, because some physical concepts beyond the common sense of most students. Just as poor training of some physics instructors in teaching is pedagogical difficulties. And also factors of infrastructure, heterogeneity in students' previous training etc.. It is proposed aim of this work to use reflection of teaching practice as a methodology. Practiced in a private school, mostly state and, in high school in Rio Claro. The method consists of preparing a daily pedagogical practice in parallel to the development of teaching, for analysis and identification of factors that result in improving the teaching of physics and physics teacher qualification
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:26:43Z
2015-03-23T15:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PATRICIO, Marta Lilian Victorino. Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro. 2013. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/120424
000732082
patricio_mlv_tcc_rcla.pdf
7543844121597556
identifier_str_mv PATRICIO, Marta Lilian Victorino. Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro. 2013. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000732082
patricio_mlv_tcc_rcla.pdf
7543844121597556
url http://hdl.handle.net/11449/120424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046419639042048