Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/120424 |
Resumo: | The difficulties related to physics teaching are related to methodology, that hinder learning, because some physical concepts beyond the common sense of most students. Just as poor training of some physics instructors in teaching is pedagogical difficulties. And also factors of infrastructure, heterogeneity in students' previous training etc.. It is proposed aim of this work to use reflection of teaching practice as a methodology. Practiced in a private school, mostly state and, in high school in Rio Claro. The method consists of preparing a daily pedagogical practice in parallel to the development of teaching, for analysis and identification of factors that result in improving the teaching of physics and physics teacher qualification |
id |
UNSP_9c2fdebfa31048abedf4eb09a83b0495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/120424 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio ClaroFísica - Estudo e ensinoPratica de ensinoEscolas particulares - Rio Claro (SP)Escolas públicas - Rio Claro (SP)Ensino médioThe difficulties related to physics teaching are related to methodology, that hinder learning, because some physical concepts beyond the common sense of most students. Just as poor training of some physics instructors in teaching is pedagogical difficulties. And also factors of infrastructure, heterogeneity in students' previous training etc.. It is proposed aim of this work to use reflection of teaching practice as a methodology. Practiced in a private school, mostly state and, in high school in Rio Claro. The method consists of preparing a daily pedagogical practice in parallel to the development of teaching, for analysis and identification of factors that result in improving the teaching of physics and physics teacher qualificationAs dificuldades relacionadas ao ensino de Física estão ligadas à metodologia; que dificultam o aprendizado, já que alguns conceitos físicos fogem ao senso comum da maioria dos alunos. Assim como formação precária de alguns professores de Física, ao ensinar tem dificuldades pedagógicas. E também fatores de infraestrutura, heterogeneidade na formação anterior dos alunos etc.. Propõe-se como objetivo deste trabalho usar a reflexão da prática pedagógica como metodologia. Praticada em uma escola particular, em sua maioria e uma estadual, no ensino médio em Rio Claro. O método consiste em elaborar um diário da prática pedagógica em paralelo ao desenvolvimento das atividades de ensino, para análise e identificação dos fatores que resultam em melhoria do ensino de Física e na qualificação do professor de FísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Francisco José dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP]2015-03-23T15:26:43Z2015-03-23T15:26:43Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis18 f.application/pdfPATRICIO, Marta Lilian Victorino. Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro. 2013. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/120424000732082patricio_mlv_tcc_rcla.pdf7543844121597556Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:16:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120424Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:16:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
title |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
spellingShingle |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP] Física - Estudo e ensino Pratica de ensino Escolas particulares - Rio Claro (SP) Escolas públicas - Rio Claro (SP) Ensino médio |
title_short |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
title_full |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
title_fullStr |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
title_sort |
Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro |
author |
Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP] |
author_facet |
Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Francisco José dos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patricio, Marta Lilian Victorino [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Pratica de ensino Escolas particulares - Rio Claro (SP) Escolas públicas - Rio Claro (SP) Ensino médio |
topic |
Física - Estudo e ensino Pratica de ensino Escolas particulares - Rio Claro (SP) Escolas públicas - Rio Claro (SP) Ensino médio |
description |
The difficulties related to physics teaching are related to methodology, that hinder learning, because some physical concepts beyond the common sense of most students. Just as poor training of some physics instructors in teaching is pedagogical difficulties. And also factors of infrastructure, heterogeneity in students' previous training etc.. It is proposed aim of this work to use reflection of teaching practice as a methodology. Practiced in a private school, mostly state and, in high school in Rio Claro. The method consists of preparing a daily pedagogical practice in parallel to the development of teaching, for analysis and identification of factors that result in improving the teaching of physics and physics teacher qualification |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-23T15:26:43Z 2015-03-23T15:26:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PATRICIO, Marta Lilian Victorino. Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro. 2013. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. http://hdl.handle.net/11449/120424 000732082 patricio_mlv_tcc_rcla.pdf 7543844121597556 |
identifier_str_mv |
PATRICIO, Marta Lilian Victorino. Reflexões sobre a prática pedagógica nas atividades de ensino: monitoria, no ensino médio em escola particular e estadual em Rio Claro. 2013. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. 000732082 patricio_mlv_tcc_rcla.pdf 7543844121597556 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/120424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803046419639042048 |