Saberes da docência pelo olhar dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/134172 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/22-01-2016/000857772.pdf |
Resumo: | O presente trabalho objetivou por intermédio da pesquisa qualitativa, perceber quais são os saberes que os professores de uma escola pública de Campinas/SP, produzem a partir do relacionamento com o aluno. Ou seja, os saberes que adquiriram por estarem na condição de professor e que, não necessariamente foram previamente colocados a estes nos moldes legislativos, formativos acadêmicos, ou a nível institucional. Tal interesse se dá por considerar que o professor não é apenas transmissor dos conhecimentos socialmente válidos uma vez que ele ainda seleciona e produz saberes intimamente ligados com sua história de vida pessoal e profissional. Dessa maneira, foi utilizado como instrumento metodológico a entrevista com 12 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A perspectiva de pesquisa foi inspirada na história oral (MEIHY, 1996) e enquanto recurso complementar para melhor compreensão das entrevistas, foram utilizadas as entrevistas recorrentes (BACOCINA, 2006; GONÇALVES, 2005) a partir da segunda entrevista audiogravada de depoimentos. Como forma de evidenciar os saberes produzidos, foi utilizada metaforicamente a obra de CALVINO (2001) que, contextualiza o encontro de viajantes em um castelo cuja única forma de contarem suas histórias era por meio das imagens de cartas de tarô. Isto possibilitou relacionar os relatos dos professores e os saberes que construíram no contexto escolar a partir dessa mesma estrutura literária. Para análise dos dados foi considerado o paradigma indiciário dialogando com Ginzburg (1989) a respeito dos indícios, das pistas que os relatos nos forneceram para conhecer alguns dos saberes profissionais da docência. As análises das entrevistas dos professores deixaram em evidência alguns saberes que os professores construíram no encontro com o aluno, dentre os quais destaco: saber ouvir relação com o conhecimento, tornar-se humana,... |
id |
UNSP_9ca675a7ae6e6ceac69e31fc83879aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134172 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes da docência pelo olhar dos docentesTeachers, Training ofProfessores - FormaçãoEducaçãoSabedoriaO presente trabalho objetivou por intermédio da pesquisa qualitativa, perceber quais são os saberes que os professores de uma escola pública de Campinas/SP, produzem a partir do relacionamento com o aluno. Ou seja, os saberes que adquiriram por estarem na condição de professor e que, não necessariamente foram previamente colocados a estes nos moldes legislativos, formativos acadêmicos, ou a nível institucional. Tal interesse se dá por considerar que o professor não é apenas transmissor dos conhecimentos socialmente válidos uma vez que ele ainda seleciona e produz saberes intimamente ligados com sua história de vida pessoal e profissional. Dessa maneira, foi utilizado como instrumento metodológico a entrevista com 12 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A perspectiva de pesquisa foi inspirada na história oral (MEIHY, 1996) e enquanto recurso complementar para melhor compreensão das entrevistas, foram utilizadas as entrevistas recorrentes (BACOCINA, 2006; GONÇALVES, 2005) a partir da segunda entrevista audiogravada de depoimentos. Como forma de evidenciar os saberes produzidos, foi utilizada metaforicamente a obra de CALVINO (2001) que, contextualiza o encontro de viajantes em um castelo cuja única forma de contarem suas histórias era por meio das imagens de cartas de tarô. Isto possibilitou relacionar os relatos dos professores e os saberes que construíram no contexto escolar a partir dessa mesma estrutura literária. Para análise dos dados foi considerado o paradigma indiciário dialogando com Ginzburg (1989) a respeito dos indícios, das pistas que os relatos nos forneceram para conhecer alguns dos saberes profissionais da docência. As análises das entrevistas dos professores deixaram em evidência alguns saberes que os professores construíram no encontro com o aluno, dentre os quais destaco: saber ouvir relação com o conhecimento, tornar-se humana,...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tobias, Joseane Karine [UNESP]2016-02-05T18:30:03Z2016-02-05T18:30:03Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f. : il., tabs.application/pdfTOBIAS, Joseane Karine. Saberes da docência pelo olhar dos docentes. 2015. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/134172000857772http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/22-01-2016/000857772.pdf33004137064P25879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:33:56.899123Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
title |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
spellingShingle |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes Tobias, Joseane Karine [UNESP] Teachers, Training of Professores - Formação Educação Sabedoria |
title_short |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
title_full |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
title_fullStr |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
title_full_unstemmed |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
title_sort |
Saberes da docência pelo olhar dos docentes |
author |
Tobias, Joseane Karine [UNESP] |
author_facet |
Tobias, Joseane Karine [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tobias, Joseane Karine [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teachers, Training of Professores - Formação Educação Sabedoria |
topic |
Teachers, Training of Professores - Formação Educação Sabedoria |
description |
O presente trabalho objetivou por intermédio da pesquisa qualitativa, perceber quais são os saberes que os professores de uma escola pública de Campinas/SP, produzem a partir do relacionamento com o aluno. Ou seja, os saberes que adquiriram por estarem na condição de professor e que, não necessariamente foram previamente colocados a estes nos moldes legislativos, formativos acadêmicos, ou a nível institucional. Tal interesse se dá por considerar que o professor não é apenas transmissor dos conhecimentos socialmente válidos uma vez que ele ainda seleciona e produz saberes intimamente ligados com sua história de vida pessoal e profissional. Dessa maneira, foi utilizado como instrumento metodológico a entrevista com 12 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A perspectiva de pesquisa foi inspirada na história oral (MEIHY, 1996) e enquanto recurso complementar para melhor compreensão das entrevistas, foram utilizadas as entrevistas recorrentes (BACOCINA, 2006; GONÇALVES, 2005) a partir da segunda entrevista audiogravada de depoimentos. Como forma de evidenciar os saberes produzidos, foi utilizada metaforicamente a obra de CALVINO (2001) que, contextualiza o encontro de viajantes em um castelo cuja única forma de contarem suas histórias era por meio das imagens de cartas de tarô. Isto possibilitou relacionar os relatos dos professores e os saberes que construíram no contexto escolar a partir dessa mesma estrutura literária. Para análise dos dados foi considerado o paradigma indiciário dialogando com Ginzburg (1989) a respeito dos indícios, das pistas que os relatos nos forneceram para conhecer alguns dos saberes profissionais da docência. As análises das entrevistas dos professores deixaram em evidência alguns saberes que os professores construíram no encontro com o aluno, dentre os quais destaco: saber ouvir relação com o conhecimento, tornar-se humana,... |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-28 2016-02-05T18:30:03Z 2016-02-05T18:30:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOBIAS, Joseane Karine. Saberes da docência pelo olhar dos docentes. 2015. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/134172 000857772 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/22-01-2016/000857772.pdf 33004137064P2 5879357007917808 |
identifier_str_mv |
TOBIAS, Joseane Karine. Saberes da docência pelo olhar dos docentes. 2015. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. 000857772 33004137064P2 5879357007917808 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/134172 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/22-01-2016/000857772.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128947661045760 |