As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Neto, Pedro da Cunha
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Queiroz, Salete Linhares, Zanon, Dulcimeire Ap. Volante [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200005
http://hdl.handle.net/11449/29848
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.
id UNSP_9cd8fadff16a35e022ac37a933737272
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29848
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e FísicaPedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers' work: views of preservice Chemistry and Physics teachersformação de professoreslicenciandosQuímicaFísicateacher educationpreservice teacherschemistryphysicsEste estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.The objective of this study is to analyze the views of preservice chemistry and physics teachers about the professional practice and the influence of pedagogic disciplines on their formation. Furthermore, it aims at identifying changes in preservice teachers' opinions and beliefs throughout their education. Hence, texts were produced by 54 undergraduate students who were undertaking preservice courses in two public universities in the state of São Paulo, in which they expressed their experiences throughout the course and mentioned relevant aspects about their professional development. The texts revealed that their ideas were consistent concerning many of the views and goals of teacher preparation courses. Their statements reflected desires to share and stimulate interest for chemistry and physics in their future students. Their comments evidenced past experiences they would like to emulate and others they would rather not. They also expressed their worries about becoming teachers who do care for their students. The texts were analyzed by Discourse Analysis, in its French approach, according to Eni Orlandi, especially the concept of discursive formation.Unicamp Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Práticas CulturaisUniversidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do IQSC/USPUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de DidáticaUsp Instituto de Quimica de São Carlos Grupo de Pesquisa em Ensino de QuímicaUnesp Faculdade de Ciências e Letras Departamento de DidáticaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto Neto, Pedro da CunhaQueiroz, Salete LinharesZanon, Dulcimeire Ap. Volante [UNESP]2014-05-20T15:15:59Z2014-05-20T15:15:59Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-94application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200005Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 75-94, 2009.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/2984810.1590/S0104-40602009000200005S0104-40602009000200005S0104-40602009000200005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:04:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:15.748226Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
Pedagogy subjects in the formation and in the construction of representations about teachers' work: views of preservice Chemistry and Physics teachers
title As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
spellingShingle As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
Pinto Neto, Pedro da Cunha
formação de professores
licenciandos
Química
Física
teacher education
preservice teachers
chemistry
physics
title_short As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_full As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_fullStr As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_full_unstemmed As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
title_sort As disciplinas pedagógicas na formação e na construção de representações sobre o trabalho docente: visões de alunos de licenciatura em Química e Física
author Pinto Neto, Pedro da Cunha
author_facet Pinto Neto, Pedro da Cunha
Queiroz, Salete Linhares
Zanon, Dulcimeire Ap. Volante [UNESP]
author_role author
author2 Queiroz, Salete Linhares
Zanon, Dulcimeire Ap. Volante [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Neto, Pedro da Cunha
Queiroz, Salete Linhares
Zanon, Dulcimeire Ap. Volante [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
licenciandos
Química
Física
teacher education
preservice teachers
chemistry
physics
topic formação de professores
licenciandos
Química
Física
teacher education
preservice teachers
chemistry
physics
description Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química e em Física sobre a prática profissional e as marcas deixadas pelas disciplinas pedagógicas na sua formação, assim como identificar sinais de mudanças em suas concepções durante a realização do curso de Licenciatura. Para tanto, textos foram produzidos por 54 alunos matriculados em cursos de Licenciatura de duas universidades públicas do estado de São Paulo, nos quais os licenciandos expressaram suas experiências de formação e apontaram elementos que consideram que terão alguma influência em sua atuação profissional. Os textos revelaram que as ideias que os licenciandos carregam são consistentes com muitas das visões e objetivos apresentados em cursos de formação de professores. Nas produções dos estudantes faz-se presente o desejo de compartilhar e promover em seus futuros alunos o interesse pela Química e a Física. Os seus comentários refletiram visões de professores que tiveram no passado, os quais gostariam de imitar, e de outros que não gostariam de ser. Os comentários também tornaram evidente a vontade dos licenciandos em se estabelecerem como professores que se preocupam com seus alunos. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, como tem sido divulgada por Eni Orlandi, especialmente a noção de formação discursiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T15:15:59Z
2014-05-20T15:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200005
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 75-94, 2009.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/29848
10.1590/S0104-40602009000200005
S0104-40602009000200005
S0104-40602009000200005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200005
http://hdl.handle.net/11449/29848
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 75-94, 2009.
0104-4060
10.1590/S0104-40602009000200005
S0104-40602009000200005
S0104-40602009000200005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75-94
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128469314306048