Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samuel Godinho Mandim [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138203
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar conhecimentos docentes relacionados à temática sexualidade elaborados por licenciandos de cursos de Ciências Biológicas. A inserção da temática sexualidade nas escolas é marcada por dificuldades e limitações que se refletem até os dias atuais, dentre elas, a perspectiva biológica e higienista. O papel do professor de Ciências e de Biologia é central para a superação desta realidade e o desenvolvimento de conhecimentos docentes, conforme propostos por Shulman, durante a formação inicial é condição, não única, mas necessária, para uma melhor atuação nessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que articulou análises qualitativas e quantitativas. Os dados foram coletados por questionário aplicado a 60 licenciandos de quatro turmas e de entrevista com estudantes de três turmas de cursos de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados revelam que os licenciandos desenvolveram mais conhecimentos específicos que curriculares e pedagógicos, com ênfase nos conteúdos próprios da biologia como reprodução, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Defende-se a ampliação da discussão sobre a temática na formação inicial como momento essencial para que professores compreendam a complexidade da abordagem da sexualidade na escola e para que possam atuar de forma mais ampla e efetiva nessa área.
id UNSP_9ce0bab6d7ffe7f97d3ea0024ca51aea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências BiológicasInitial teacher training for sex education: revealing degrees of realities in Biological SciencesConhecimentos docentesEducação sexualFormação inicialKnowledge teachersSex educationInitial formationO objetivo deste estudo foi identificar e analisar conhecimentos docentes relacionados à temática sexualidade elaborados por licenciandos de cursos de Ciências Biológicas. A inserção da temática sexualidade nas escolas é marcada por dificuldades e limitações que se refletem até os dias atuais, dentre elas, a perspectiva biológica e higienista. O papel do professor de Ciências e de Biologia é central para a superação desta realidade e o desenvolvimento de conhecimentos docentes, conforme propostos por Shulman, durante a formação inicial é condição, não única, mas necessária, para uma melhor atuação nessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que articulou análises qualitativas e quantitativas. Os dados foram coletados por questionário aplicado a 60 licenciandos de quatro turmas e de entrevista com estudantes de três turmas de cursos de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados revelam que os licenciandos desenvolveram mais conhecimentos específicos que curriculares e pedagógicos, com ênfase nos conteúdos próprios da biologia como reprodução, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Defende-se a ampliação da discussão sobre a temática na formação inicial como momento essencial para que professores compreendam a complexidade da abordagem da sexualidade na escola e para que possam atuar de forma mais ampla e efetiva nessa área.The objective of this study was to identify and to analyze teaching knowledge related to the theme of sexuality developed by licensees of Life Sciences courses. The insertion of the theme sexuality in schools is marked by difficulties and limitations, which are reflected until the current days, among them the biological and hygienist perspective. The teacher's role of science and biology is central to overcoming this reality and the development of teaching skills, as proposed by Shulman, who proposes that during initial training this is a condition, not unique, but necessary, for better performance in this area. This is a qualitative research, which articulated qualitative and quantitative analysis, and data were collected by questionnaire applied to 60 undergraduate and interview that was made with three classes of Biological Sciences courses at a public university in the state of São Paulo. The data shows that the licensees have developed more specific knowledge of the curriculum and teaching that, with an emphasis on biology's own content as reproduction, unwanted pregnancy and sexually transmitted diseases. Seeks to broaden the discussion of the initial training as a key time for teachers to understand the complexity of sexuality approach in school and act more widely and effectively in this area.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Samuel Godinho Mandim [UNESP]2016-05-02T18:58:42Z2016-05-02T18:58:42Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13820300087200533004056079P02431034310174335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:15:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:52:29.845070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
Initial teacher training for sex education: revealing degrees of realities in Biological Sciences
title Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
spellingShingle Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
Oliveira, Samuel Godinho Mandim [UNESP]
Conhecimentos docentes
Educação sexual
Formação inicial
Knowledge teachers
Sex education
Initial formation
title_short Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
title_full Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
title_fullStr Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
title_sort Formação inicial docente para a educação sexual: revelando realidades de licenciaturas em Ciências Biológicas
author Oliveira, Samuel Godinho Mandim [UNESP]
author_facet Oliveira, Samuel Godinho Mandim [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Samuel Godinho Mandim [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos docentes
Educação sexual
Formação inicial
Knowledge teachers
Sex education
Initial formation
topic Conhecimentos docentes
Educação sexual
Formação inicial
Knowledge teachers
Sex education
Initial formation
description O objetivo deste estudo foi identificar e analisar conhecimentos docentes relacionados à temática sexualidade elaborados por licenciandos de cursos de Ciências Biológicas. A inserção da temática sexualidade nas escolas é marcada por dificuldades e limitações que se refletem até os dias atuais, dentre elas, a perspectiva biológica e higienista. O papel do professor de Ciências e de Biologia é central para a superação desta realidade e o desenvolvimento de conhecimentos docentes, conforme propostos por Shulman, durante a formação inicial é condição, não única, mas necessária, para uma melhor atuação nessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que articulou análises qualitativas e quantitativas. Os dados foram coletados por questionário aplicado a 60 licenciandos de quatro turmas e de entrevista com estudantes de três turmas de cursos de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados revelam que os licenciandos desenvolveram mais conhecimentos específicos que curriculares e pedagógicos, com ênfase nos conteúdos próprios da biologia como reprodução, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Defende-se a ampliação da discussão sobre a temática na formação inicial como momento essencial para que professores compreendam a complexidade da abordagem da sexualidade na escola e para que possam atuar de forma mais ampla e efetiva nessa área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02T18:58:42Z
2016-05-02T18:58:42Z
2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138203
000872005
33004056079P0
2431034310174335
url http://hdl.handle.net/11449/138203
identifier_str_mv 000872005
33004056079P0
2431034310174335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128993600208896