Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Thien Spinelli [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91751
Resumo: Nesta dissertação buscaremos discutir em que sentido o desenvolvimento de novas mediações cognitivas possibilita o surgimento de originais campos de exploração da atividade criativa. Em um primeiro momento veremos como perspectivas filosóficas estão articuladas em pesquisas da Cibernética, da Ciência Cognitiva e da Sistêmica. Em seguida, analisaremos a perspectiva epistemológica mecanicista a partir da qual estas ciências, em maior ou menor grau, abordam problemáticas acerca do que constitui o pensamento, a informação e a criação. Refletiremos em que medida o mecanicismo é limitado em sua abordagem das relações mantidas entre pensamento, criação e símbolo, de modo que a Semiótica de C. S. Peirce pode nos oferecer uma abordagem mais consistente das correlações entre símbolos, signos e pensamentos. Procuraremos discutir em que medida a Semiótica peirceana, construída a partir de sua Fenomenologia, concebe planos de intensidade de qualidades, relações e mediações presentes em dimensões da experiência. Investigaremos os argumentos de Peirce quanto à impossibilidade de redução do pensamento e da criatividade a procedimentos mecânicos, pois haveria aí a desqualificação de uma genuína manifestação do acaso na experiência de um pensamento. Assim, ao problematizarmos os quali-signos como campos de manifestação da criatividade, apontaremos para o papel do ícone na exploração da corporeidade de signos que emergem das interfaces cognitivas de sistemas artificiais. Então, refletiremos sobre a Cibercultura enquanto um paradigma de nossa condição sociocultural contemporânea, passando a investigar nela manifestações da atividade criativa através das interfaces estabelecidas entre sistemas semióticos heterogêneos. Por fim, questionaremos de que forma as imagens sintéticas expressam explorações criativas de dimensões semióticas nas quais...
id UNSP_9ced489ecf92316abf28d7a160ad6e11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91751
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceanaSemioticaImagem (Filosofia)CogniçãoPensamentoCiberculturaThoughtCreativitySemioticCognitionImageNesta dissertação buscaremos discutir em que sentido o desenvolvimento de novas mediações cognitivas possibilita o surgimento de originais campos de exploração da atividade criativa. Em um primeiro momento veremos como perspectivas filosóficas estão articuladas em pesquisas da Cibernética, da Ciência Cognitiva e da Sistêmica. Em seguida, analisaremos a perspectiva epistemológica mecanicista a partir da qual estas ciências, em maior ou menor grau, abordam problemáticas acerca do que constitui o pensamento, a informação e a criação. Refletiremos em que medida o mecanicismo é limitado em sua abordagem das relações mantidas entre pensamento, criação e símbolo, de modo que a Semiótica de C. S. Peirce pode nos oferecer uma abordagem mais consistente das correlações entre símbolos, signos e pensamentos. Procuraremos discutir em que medida a Semiótica peirceana, construída a partir de sua Fenomenologia, concebe planos de intensidade de qualidades, relações e mediações presentes em dimensões da experiência. Investigaremos os argumentos de Peirce quanto à impossibilidade de redução do pensamento e da criatividade a procedimentos mecânicos, pois haveria aí a desqualificação de uma genuína manifestação do acaso na experiência de um pensamento. Assim, ao problematizarmos os quali-signos como campos de manifestação da criatividade, apontaremos para o papel do ícone na exploração da corporeidade de signos que emergem das interfaces cognitivas de sistemas artificiais. Então, refletiremos sobre a Cibercultura enquanto um paradigma de nossa condição sociocultural contemporânea, passando a investigar nela manifestações da atividade criativa através das interfaces estabelecidas entre sistemas semióticos heterogêneos. Por fim, questionaremos de que forma as imagens sintéticas expressam explorações criativas de dimensões semióticas nas quais...In this thesis we shall discuss the way in which the development of new cognitive mediations allows novel fields of exploration of creative activity to emerge. In a first step, we shall see how philosophical perspectives are articulated in research concerning Cybernetics, Cognitive Science and Systems theory. We will explore the nature of the mechanicist perspective with which these sciences generally address difficulties concerning conceptions of what comprises thought, information and creation. We shall discuss the extent to which mechanicism is limited in its consideration of relations between thought, creation and symbol, and the means by which the semiotics of C. S. Peirce can offer a more consistent means to address the correlations between symbols, signs and thoughts. We’ll examine how Peircean Semiotics, developed from its Phenomenology, conceives levels of intensity of qualities, relations and mediations existent in the dimensions of experience. We shall present Peirce’s arguments concerning the impossibility of reducing thought and creativity to mechanical processes, because implicit would be the disqualification of genuine manifestation of chance in the experience of a thought. Hence, questioning quali-signs as fields of manifestation of creativity, we’ll point towards the role of the icon in exploration of dimensions of corporality and signs that emerge from the cognitive interfaces of artificial systems. We shall then address Cyberculture as a paradigm of our contemporary socio-cultural condition, investigating in it manifestations of creative activity at the junctions of heterogeneous semiotic systems. In the end, we shall question to what extent synthesized images may be appropriate as expressions of creative exploration of semiotic dimensions in which thoughts create transits and expansions of their own connectionsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzalez, Maria Eunice Quilici [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferraz, Thien Spinelli [UNESP]2014-06-11T19:25:28Z2014-06-11T19:25:28Z2010-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 f. : il. color.application/pdfFERRAZ, Thien Spinelli. Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana. 2010. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91751000624746ferraz_ts_me_mar.pdf33004110041P11279824839196223Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:26:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91751Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
title Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
spellingShingle Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
Ferraz, Thien Spinelli [UNESP]
Semiotica
Imagem (Filosofia)
Cognição
Pensamento
Cibercultura
Thought
Creativity
Semiotic
Cognition
Image
title_short Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
title_full Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
title_fullStr Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
title_full_unstemmed Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
title_sort Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana
author Ferraz, Thien Spinelli [UNESP]
author_facet Ferraz, Thien Spinelli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzalez, Maria Eunice Quilici [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Thien Spinelli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Semiotica
Imagem (Filosofia)
Cognição
Pensamento
Cibercultura
Thought
Creativity
Semiotic
Cognition
Image
topic Semiotica
Imagem (Filosofia)
Cognição
Pensamento
Cibercultura
Thought
Creativity
Semiotic
Cognition
Image
description Nesta dissertação buscaremos discutir em que sentido o desenvolvimento de novas mediações cognitivas possibilita o surgimento de originais campos de exploração da atividade criativa. Em um primeiro momento veremos como perspectivas filosóficas estão articuladas em pesquisas da Cibernética, da Ciência Cognitiva e da Sistêmica. Em seguida, analisaremos a perspectiva epistemológica mecanicista a partir da qual estas ciências, em maior ou menor grau, abordam problemáticas acerca do que constitui o pensamento, a informação e a criação. Refletiremos em que medida o mecanicismo é limitado em sua abordagem das relações mantidas entre pensamento, criação e símbolo, de modo que a Semiótica de C. S. Peirce pode nos oferecer uma abordagem mais consistente das correlações entre símbolos, signos e pensamentos. Procuraremos discutir em que medida a Semiótica peirceana, construída a partir de sua Fenomenologia, concebe planos de intensidade de qualidades, relações e mediações presentes em dimensões da experiência. Investigaremos os argumentos de Peirce quanto à impossibilidade de redução do pensamento e da criatividade a procedimentos mecânicos, pois haveria aí a desqualificação de uma genuína manifestação do acaso na experiência de um pensamento. Assim, ao problematizarmos os quali-signos como campos de manifestação da criatividade, apontaremos para o papel do ícone na exploração da corporeidade de signos que emergem das interfaces cognitivas de sistemas artificiais. Então, refletiremos sobre a Cibercultura enquanto um paradigma de nossa condição sociocultural contemporânea, passando a investigar nela manifestações da atividade criativa através das interfaces estabelecidas entre sistemas semióticos heterogêneos. Por fim, questionaremos de que forma as imagens sintéticas expressam explorações criativas de dimensões semióticas nas quais...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-23
2014-06-11T19:25:28Z
2014-06-11T19:25:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRAZ, Thien Spinelli. Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana. 2010. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91751
000624746
ferraz_ts_me_mar.pdf
33004110041P1
1279824839196223
identifier_str_mv FERRAZ, Thien Spinelli. Pensamento e criatividade: Uma abordagem à luz da semiótica peirceana. 2010. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.
000624746
ferraz_ts_me_mar.pdf
33004110041P1
1279824839196223
url http://hdl.handle.net/11449/91751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805670415923675136