A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Guilherme do Amaral [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136451
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um referencial teórico-metodológico que contribua nas reflexões a respeito da relação museu-escola. Apoiou-se na proposta das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) concebida pelo filósofo francês Gérard Fourez (FOUREZ, 1998). O autor sugere trabalhos envolvendo questões sociocientíficas da atualidade baseados em situações-problemas e que estimulem a problematização, autonomia e tomada de decisões. Esta investigação propôs-se ao desafio de construir uma IIR que envolvesse atividades na escola e em um museu de ciências. O processo de construção da IIR envolveu o tema da segurança alimentar, ações práticas e teóricas em ambas as instituições e ocorreu com uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Para dar embasamento metodológico para a coleta de dados e subsidiar a análise dos resultados, a pesquisa adotou uma linha dos estudos sociais, a pesquisa-ação, que pressupõe o envolvimento do pesquisador na condução crítica do processo investigativo. A interpretação dos resultados foi feita sob a luz das ideias de Fourez e do referencial das IIR. As atividades propostas apontam para uma interação museu-escola que proporcionou o início do processo de alfabetização científica dos estudantes, que trouxe contribuições para a formação de professores na concepção de projetos interdisciplinares e na estruturação de roteiros de museus e centros de ciências. A pesquisa reforça a importância de referenciais teóricos e metodológicos que norteiem as atividades de museus e centros de ciências na sua interação com a escola baseados em uma racionalidade interdisciplinar.
id UNSP_9e07305872f76b5919f8b1ee698a34dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136451
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidadeThe museum-school interaction under the methodological theoretical framework of interdisciplinary rationality islandsEducação em ciênciasEducação em museusRelação museu-escolaPesquisa-açãoAlfabetização científicaScience educationMuseum educationMuseum-school relationshipAction researchScientific literacyEste trabalho tem como objetivo apresentar um referencial teórico-metodológico que contribua nas reflexões a respeito da relação museu-escola. Apoiou-se na proposta das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) concebida pelo filósofo francês Gérard Fourez (FOUREZ, 1998). O autor sugere trabalhos envolvendo questões sociocientíficas da atualidade baseados em situações-problemas e que estimulem a problematização, autonomia e tomada de decisões. Esta investigação propôs-se ao desafio de construir uma IIR que envolvesse atividades na escola e em um museu de ciências. O processo de construção da IIR envolveu o tema da segurança alimentar, ações práticas e teóricas em ambas as instituições e ocorreu com uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Para dar embasamento metodológico para a coleta de dados e subsidiar a análise dos resultados, a pesquisa adotou uma linha dos estudos sociais, a pesquisa-ação, que pressupõe o envolvimento do pesquisador na condução crítica do processo investigativo. A interpretação dos resultados foi feita sob a luz das ideias de Fourez e do referencial das IIR. As atividades propostas apontam para uma interação museu-escola que proporcionou o início do processo de alfabetização científica dos estudantes, que trouxe contribuições para a formação de professores na concepção de projetos interdisciplinares e na estruturação de roteiros de museus e centros de ciências. A pesquisa reforça a importância de referenciais teóricos e metodológicos que norteiem as atividades de museus e centros de ciências na sua interação com a escola baseados em uma racionalidade interdisciplinar.This study aims to present a theoretical framework that helps in thinking about the museumschool relationship. This research adopted the proposal of the Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) designed by French philosopher Gérard Fourez (Fourez, 1998). The author suggests work involving socio-scientific issues based on current problem situations and to encourage the questioning, autonomy and decision-making. This research proposed the challenge of building a IIR involving activities at school and at a science museum. The process of building the IIR involved the issue of food security, theoretical and practical actions in both institutions and was made with a group of fifth year of elementary school. To provide methodological basis for data collection and support the analysis of the results, the survey adopted a line of social studies, action research, which requires the involvement of the researcher in critical driving the investigative process. Interpretation of the results was made in the light of the ideas of Fourez and reference of IIR. The proposed activities point to a museum-school interaction that provided the beginning of scientific literacy process for students, brought contributions to the training of teachers in the design of interdisciplinary projects and it helped to structure activities of museums and science centers. The research reinforces the importance of theoretical and methodological framework to guide the activities of museums and science centers in their interaction with the school based on an interdisciplinary rationality.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavassan, Osmar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Guilherme do Amaral [UNESP]2016-03-29T20:04:31Z2016-03-29T20:04:31Z2016-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13645100086520633004056079P006773774038051710000-0003-1860-6628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:30:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:40.202924Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
The museum-school interaction under the methodological theoretical framework of interdisciplinary rationality islands
title A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
spellingShingle A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
Carneiro, Guilherme do Amaral [UNESP]
Educação em ciências
Educação em museus
Relação museu-escola
Pesquisa-ação
Alfabetização científica
Science education
Museum education
Museum-school relationship
Action research
Scientific literacy
title_short A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
title_full A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
title_fullStr A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
title_full_unstemmed A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
title_sort A interação museu-escola sob o referencial teórico metodológico das ilhas interdisciplinares de racionalidade
author Carneiro, Guilherme do Amaral [UNESP]
author_facet Carneiro, Guilherme do Amaral [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavassan, Osmar [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Guilherme do Amaral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Educação em museus
Relação museu-escola
Pesquisa-ação
Alfabetização científica
Science education
Museum education
Museum-school relationship
Action research
Scientific literacy
topic Educação em ciências
Educação em museus
Relação museu-escola
Pesquisa-ação
Alfabetização científica
Science education
Museum education
Museum-school relationship
Action research
Scientific literacy
description Este trabalho tem como objetivo apresentar um referencial teórico-metodológico que contribua nas reflexões a respeito da relação museu-escola. Apoiou-se na proposta das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) concebida pelo filósofo francês Gérard Fourez (FOUREZ, 1998). O autor sugere trabalhos envolvendo questões sociocientíficas da atualidade baseados em situações-problemas e que estimulem a problematização, autonomia e tomada de decisões. Esta investigação propôs-se ao desafio de construir uma IIR que envolvesse atividades na escola e em um museu de ciências. O processo de construção da IIR envolveu o tema da segurança alimentar, ações práticas e teóricas em ambas as instituições e ocorreu com uma turma de quinto ano do ensino fundamental. Para dar embasamento metodológico para a coleta de dados e subsidiar a análise dos resultados, a pesquisa adotou uma linha dos estudos sociais, a pesquisa-ação, que pressupõe o envolvimento do pesquisador na condução crítica do processo investigativo. A interpretação dos resultados foi feita sob a luz das ideias de Fourez e do referencial das IIR. As atividades propostas apontam para uma interação museu-escola que proporcionou o início do processo de alfabetização científica dos estudantes, que trouxe contribuições para a formação de professores na concepção de projetos interdisciplinares e na estruturação de roteiros de museus e centros de ciências. A pesquisa reforça a importância de referenciais teóricos e metodológicos que norteiem as atividades de museus e centros de ciências na sua interação com a escola baseados em uma racionalidade interdisciplinar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29T20:04:31Z
2016-03-29T20:04:31Z
2016-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/136451
000865206
33004056079P0
0677377403805171
0000-0003-1860-6628
url http://hdl.handle.net/11449/136451
identifier_str_mv 000865206
33004056079P0
0677377403805171
0000-0003-1860-6628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129447525613568