O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143716 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a uma experiência vivenciada no segundo semestre de 2003 numa turma de educandos adultos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/PROEX) do campus de Rio Claro. O projeto visa atender sujeitos que ficaram à margem da escolarização básica, contribuir para a formação de educadores e sistematizar elementos que contribuam para a construção de metodologias de ensino e para a discussão em políticas públicas. O trabalho foi realizado na turma do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) a qual é composta por homens, funcionários desta empresa, que visam à certificação do Ensino Fundamental. Neste trabalho relatamos e analisamos atividades de leitura e discussão de textos diversos e sua contribuição para a escrita de cartas. conhecer, através de atividades de leitura, os diferentes tipos de textos enfocando, especialmente, o estudo de sua estrutura textual e gramatical, visando ampliar o trabalho de escrita de cartas. Lembramos que a escrita de cartas é recorrente como produção de texto em provas de certificação e como prática cultural entre adultos pouco escolarizados. realizamos um trabalho com leitura e discussão de textos literários (fábulas, poesias, contos e textos jornalísticos) no qual verificamos a estrutura dos mesmos. Em seguida, solicitamos que produzissem um texto na modalidade de carta. Cabe ressaltar que esta atividade ocorreu antes de uma explicação sobre a estrutura da carta, pois assim poderíamos identificar alguns conhecimentos e dificuldades dos educandos para, a partir destas informações, elaborar as atividades de ensino seguintes. Os educandos releram individualmente as cartas produzidas registrando os possíveis erros fazendo, em seguida, a socialização e discussão dos erros registrados. Durante a discussão, recorremos ao dicionário para identificar a grafia de algumas palavras. Após esta etapa do trabalho, conversamos sobre a estrutura de uma carta e solicitamos a reescrita da carta anterior. No decorrer das atividades foram escritas outras duas cartas. observamos um aperfeiçoamento quanto à organização textual do conteúdo e quanto aos protocolos formais na produção de uma carta. É importante destacar também que os educandos demonstraram uma melhor compreensão dos textos lidos nas demais disciplinas. |
id |
UNSP_9e5f25fa4ae11998c6bff262e100aa26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143716 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultosEste trabalho refere-se a uma experiência vivenciada no segundo semestre de 2003 numa turma de educandos adultos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/PROEX) do campus de Rio Claro. O projeto visa atender sujeitos que ficaram à margem da escolarização básica, contribuir para a formação de educadores e sistematizar elementos que contribuam para a construção de metodologias de ensino e para a discussão em políticas públicas. O trabalho foi realizado na turma do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) a qual é composta por homens, funcionários desta empresa, que visam à certificação do Ensino Fundamental. Neste trabalho relatamos e analisamos atividades de leitura e discussão de textos diversos e sua contribuição para a escrita de cartas. conhecer, através de atividades de leitura, os diferentes tipos de textos enfocando, especialmente, o estudo de sua estrutura textual e gramatical, visando ampliar o trabalho de escrita de cartas. Lembramos que a escrita de cartas é recorrente como produção de texto em provas de certificação e como prática cultural entre adultos pouco escolarizados. realizamos um trabalho com leitura e discussão de textos literários (fábulas, poesias, contos e textos jornalísticos) no qual verificamos a estrutura dos mesmos. Em seguida, solicitamos que produzissem um texto na modalidade de carta. Cabe ressaltar que esta atividade ocorreu antes de uma explicação sobre a estrutura da carta, pois assim poderíamos identificar alguns conhecimentos e dificuldades dos educandos para, a partir destas informações, elaborar as atividades de ensino seguintes. Os educandos releram individualmente as cartas produzidas registrando os possíveis erros fazendo, em seguida, a socialização e discussão dos erros registrados. Durante a discussão, recorremos ao dicionário para identificar a grafia de algumas palavras. Após esta etapa do trabalho, conversamos sobre a estrutura de uma carta e solicitamos a reescrita da carta anterior. No decorrer das atividades foram escritas outras duas cartas. observamos um aperfeiçoamento quanto à organização textual do conteúdo e quanto aos protocolos formais na produção de uma carta. É importante destacar também que os educandos demonstraram uma melhor compreensão dos textos lidos nas demais disciplinas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrochano, Fernanda [UNESP]Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]2016-09-01T13:58:34Z2016-09-01T13:58:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject105application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 105http://hdl.handle.net/11449/1437162005-105-carrochano.pdf3060869388251465PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:31:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:18.278883Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
title |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
spellingShingle |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos Carrochano, Fernanda [UNESP] |
title_short |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
title_full |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
title_fullStr |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
title_full_unstemmed |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
title_sort |
O emprego da escrita epistolar como ferramenta pedagógica na alfabetização de adultos |
author |
Carrochano, Fernanda [UNESP] |
author_facet |
Carrochano, Fernanda [UNESP] Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrochano, Fernanda [UNESP] Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
description |
Este trabalho refere-se a uma experiência vivenciada no segundo semestre de 2003 numa turma de educandos adultos do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/PROEX) do campus de Rio Claro. O projeto visa atender sujeitos que ficaram à margem da escolarização básica, contribuir para a formação de educadores e sistematizar elementos que contribuam para a construção de metodologias de ensino e para a discussão em políticas públicas. O trabalho foi realizado na turma do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) a qual é composta por homens, funcionários desta empresa, que visam à certificação do Ensino Fundamental. Neste trabalho relatamos e analisamos atividades de leitura e discussão de textos diversos e sua contribuição para a escrita de cartas. conhecer, através de atividades de leitura, os diferentes tipos de textos enfocando, especialmente, o estudo de sua estrutura textual e gramatical, visando ampliar o trabalho de escrita de cartas. Lembramos que a escrita de cartas é recorrente como produção de texto em provas de certificação e como prática cultural entre adultos pouco escolarizados. realizamos um trabalho com leitura e discussão de textos literários (fábulas, poesias, contos e textos jornalísticos) no qual verificamos a estrutura dos mesmos. Em seguida, solicitamos que produzissem um texto na modalidade de carta. Cabe ressaltar que esta atividade ocorreu antes de uma explicação sobre a estrutura da carta, pois assim poderíamos identificar alguns conhecimentos e dificuldades dos educandos para, a partir destas informações, elaborar as atividades de ensino seguintes. Os educandos releram individualmente as cartas produzidas registrando os possíveis erros fazendo, em seguida, a socialização e discussão dos erros registrados. Durante a discussão, recorremos ao dicionário para identificar a grafia de algumas palavras. Após esta etapa do trabalho, conversamos sobre a estrutura de uma carta e solicitamos a reescrita da carta anterior. No decorrer das atividades foram escritas outras duas cartas. observamos um aperfeiçoamento quanto à organização textual do conteúdo e quanto aos protocolos formais na produção de uma carta. É importante destacar também que os educandos demonstraram uma melhor compreensão dos textos lidos nas demais disciplinas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:34Z 2016-09-01T13:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 105 http://hdl.handle.net/11449/143716 2005-105-carrochano.pdf 3060869388251465 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143716 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 105 2005-105-carrochano.pdf 3060869388251465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129512259452928 |