Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192145 |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de sete estudantes, com idades entre 9 e 13 anos, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados em duas diferentes instituições de Educação Especial no interior do estado de São Paulo. Os Transtornos do Espectro Autista, em uma perspectiva médica, estão associados a um grupo de desordens que faz com que o desenvolvimento do indivíduo siga por rotas diferentes das usuais e tipicamente esperadas, em especial nas áreas de comunicação, interação social e áreas restritas de interesse. A pesquisa perpassa por reflexões sobre as potencialidades dos aprendizes com autismo e o conceito de deficiência. As atividades desenvolvidas envolvem o ensino de Ciências, mais precisamente, o ensino de Física, abordando assuntos relacionados ao conceito Físico de força e seus efeitos. As atividades foram fundamentadas, sobretudo, nas pesquisas desenvolvidas pela Professora Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho e sua proposta de sequência de ensino investigativa. Para coleta de dados utilizamo-nos de paramentos de uma pesquisa qualitativa, por meio de áudio-gravações e diários de campo. Como metodologia de análise de dados apoiamo-nos na análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados de nosso estudo indicam que as sequências de ensino investigativas contribuíram para o desenvolvimento dos alunos - de forma que - as atividades concretizaram-se em desenvolvimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. |
id |
UNSP_9eb306a63e6921702afa27cd9f7e3253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192145 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autistaForces among us: Science education for students with autism spectrum disorderEnsino de CiênciasTranstorno do espectro autistaEducação EspecialEnsino de FísicaEnsino por investigaçãoPhysics teachingAutismScience teachingInquiry-based teachingSpecial educationEsse estudo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de sete estudantes, com idades entre 9 e 13 anos, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados em duas diferentes instituições de Educação Especial no interior do estado de São Paulo. Os Transtornos do Espectro Autista, em uma perspectiva médica, estão associados a um grupo de desordens que faz com que o desenvolvimento do indivíduo siga por rotas diferentes das usuais e tipicamente esperadas, em especial nas áreas de comunicação, interação social e áreas restritas de interesse. A pesquisa perpassa por reflexões sobre as potencialidades dos aprendizes com autismo e o conceito de deficiência. As atividades desenvolvidas envolvem o ensino de Ciências, mais precisamente, o ensino de Física, abordando assuntos relacionados ao conceito Físico de força e seus efeitos. As atividades foram fundamentadas, sobretudo, nas pesquisas desenvolvidas pela Professora Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho e sua proposta de sequência de ensino investigativa. Para coleta de dados utilizamo-nos de paramentos de uma pesquisa qualitativa, por meio de áudio-gravações e diários de campo. Como metodologia de análise de dados apoiamo-nos na análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados de nosso estudo indicam que as sequências de ensino investigativas contribuíram para o desenvolvimento dos alunos - de forma que - as atividades concretizaram-se em desenvolvimentos conceituais, procedimentais e atitudinais.The purpose of the study is to analyze the learning and development of seven students, aged between 9 and 13 years old, diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD), enrolled in two different Special Education institutions in the interior of the state of São Paulo. Autistic Spectrum Disorders, from a medical perspective, are associated with a group of disorders that causes the individual's development to follow different routes than usual and typically expected, especially in the areas of communication, social interaction and restricted areas of interest. The research involves reflections on the potential of apprentices with autism and the concept of disability. The activities developed involve science teaching, more precisely, Physics teaching, addressing issues related to the Physical concept of force and its effects. The activities were based, above all, on the research developed by Professor Dr. Anna Maria Pessoa de Carvalho and her proposal for inquiry-based teaching sequence. Data Collection approaches used in qualitative research, through audio-recordings and field diaries. As a data analysis methodology we rely on the content analysis proposed by Laurence Bardin. The results of our study indicate that the investigative teaching sequences contributed to the students' development, so that the activities were materialized in conceptual, procedural and attitudinal developments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Tiago Fernando Alves de2020-04-13T17:47:41Z2020-04-13T17:47:41Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19214500092999533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:05:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192145Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:44.069662Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista Forces among us: Science education for students with autism spectrum disorder |
title |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista Moura, Tiago Fernando Alves de Ensino de Ciências Transtorno do espectro autista Educação Especial Ensino de Física Ensino por investigação Physics teaching Autism Science teaching Inquiry-based teaching Special education |
title_short |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista |
title_full |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Forças entre nós: o ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista |
author |
Moura, Tiago Fernando Alves de |
author_facet |
Moura, Tiago Fernando Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Tiago Fernando Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Transtorno do espectro autista Educação Especial Ensino de Física Ensino por investigação Physics teaching Autism Science teaching Inquiry-based teaching Special education |
topic |
Ensino de Ciências Transtorno do espectro autista Educação Especial Ensino de Física Ensino por investigação Physics teaching Autism Science teaching Inquiry-based teaching Special education |
description |
Esse estudo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de sete estudantes, com idades entre 9 e 13 anos, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados em duas diferentes instituições de Educação Especial no interior do estado de São Paulo. Os Transtornos do Espectro Autista, em uma perspectiva médica, estão associados a um grupo de desordens que faz com que o desenvolvimento do indivíduo siga por rotas diferentes das usuais e tipicamente esperadas, em especial nas áreas de comunicação, interação social e áreas restritas de interesse. A pesquisa perpassa por reflexões sobre as potencialidades dos aprendizes com autismo e o conceito de deficiência. As atividades desenvolvidas envolvem o ensino de Ciências, mais precisamente, o ensino de Física, abordando assuntos relacionados ao conceito Físico de força e seus efeitos. As atividades foram fundamentadas, sobretudo, nas pesquisas desenvolvidas pela Professora Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho e sua proposta de sequência de ensino investigativa. Para coleta de dados utilizamo-nos de paramentos de uma pesquisa qualitativa, por meio de áudio-gravações e diários de campo. Como metodologia de análise de dados apoiamo-nos na análise do conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados de nosso estudo indicam que as sequências de ensino investigativas contribuíram para o desenvolvimento dos alunos - de forma que - as atividades concretizaram-se em desenvolvimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-13T17:47:41Z 2020-04-13T17:47:41Z 2020-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192145 000929995 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192145 |
identifier_str_mv |
000929995 33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128387850436608 |