Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP], Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP], Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/350
http://hdl.handle.net/11449/142796
Resumo: This paper presents the context of realization of university extension course "Proportional Reasoning: activities with GeoGebra integrating arithmetic, geometry and algebra" done with mathematics teachers of Basic Education of the public schools of the state of São Paulo. The course was marked by a mutual learning environment that presented activities relating Proportional Reasoning in their arithmetic, geometric and algebraic aspects in GeoGebra software. The various possibilities of analysis of the data that emerged in the course, this article will focus on the assessment made by the participating teachers regarding the format and the methodology adopted. Thus, our goal is to present a reflection on the course in order to share the good points of the format adopted in our approach and present the points that should be rethought and improved in this type of course.
id UNSP_9ee8cd979ebcba6603716d85aba49a11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142796
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistasMathematics educationContinued trainingDigital technologiesEducação matemáticaFormação continuadaTecnologias digitaisThis paper presents the context of realization of university extension course "Proportional Reasoning: activities with GeoGebra integrating arithmetic, geometry and algebra" done with mathematics teachers of Basic Education of the public schools of the state of São Paulo. The course was marked by a mutual learning environment that presented activities relating Proportional Reasoning in their arithmetic, geometric and algebraic aspects in GeoGebra software. The various possibilities of analysis of the data that emerged in the course, this article will focus on the assessment made by the participating teachers regarding the format and the methodology adopted. Thus, our goal is to present a reflection on the course in order to share the good points of the format adopted in our approach and present the points that should be rethought and improved in this type of course.Este trabalho apresenta o contexto da realização do curso de extensão universitária “Raciocínio Proporcional: atividades com o GeoGebra integrando aritmética, geometria e álgebra” realizado com professores de Matemática da Educação Básica da rede pública do estado de São Paulo. O curso foi marcado por um ambiente de mútua aprendizagem que apresentava atividades relacionando o Raciocínio Proporcional em suas vertentes aritmética, geométrica e algébrica no software GeoGebra. Das diversas possibilidades de análise dos dados que emergiram no curso, neste artigo iremos focar na avaliação feita pelos professores participantes no que tange o formato e a metodologia adotados. Deste modo, nosso objetivo é apresentar uma reflexão acerca do curso, a fim de compartilhar os pontos positivos do formato adotado na nossa abordagem, bem como apresentar os pontos que devem ser repensados e aprimorados neste tipo de curso.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]2016-08-04T13:36:31Z2016-08-04T13:36:31Z2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-8application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/3508º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142796ISSN2176-9761-2015-01-08-faria-chinellato.pdf5990590753771856PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:22.089200Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
title Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
spellingShingle Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]
Mathematics education
Continued training
Digital technologies
Educação matemática
Formação continuada
Tecnologias digitais
title_short Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
title_full Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
title_fullStr Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
title_full_unstemmed Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
title_sort Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
author Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]
author_facet Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]
Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
author_role author
author2 Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]
Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics education
Continued training
Digital technologies
Educação matemática
Formação continuada
Tecnologias digitais
topic Mathematics education
Continued training
Digital technologies
Educação matemática
Formação continuada
Tecnologias digitais
description This paper presents the context of realization of university extension course "Proportional Reasoning: activities with GeoGebra integrating arithmetic, geometry and algebra" done with mathematics teachers of Basic Education of the public schools of the state of São Paulo. The course was marked by a mutual learning environment that presented activities relating Proportional Reasoning in their arithmetic, geometric and algebraic aspects in GeoGebra software. The various possibilities of analysis of the data that emerged in the course, this article will focus on the assessment made by the participating teachers regarding the format and the methodology adopted. Thus, our goal is to present a reflection on the course in order to share the good points of the format adopted in our approach and present the points that should be rethought and improved in this type of course.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
2016-08-04T13:36:31Z
2016-08-04T13:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/350
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142796
ISSN2176-9761-2015-01-08-faria-chinellato.pdf
5990590753771856
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/350
http://hdl.handle.net/11449/142796
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-08-faria-chinellato.pdf
5990590753771856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-8
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128554877059072