Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/350 http://hdl.handle.net/11449/142796 |
Resumo: | This paper presents the context of realization of university extension course "Proportional Reasoning: activities with GeoGebra integrating arithmetic, geometry and algebra" done with mathematics teachers of Basic Education of the public schools of the state of São Paulo. The course was marked by a mutual learning environment that presented activities relating Proportional Reasoning in their arithmetic, geometric and algebraic aspects in GeoGebra software. The various possibilities of analysis of the data that emerged in the course, this article will focus on the assessment made by the participating teachers regarding the format and the methodology adopted. Thus, our goal is to present a reflection on the course in order to share the good points of the format adopted in our approach and present the points that should be rethought and improved in this type of course. |
id |
UNSP_9ee8cd979ebcba6603716d85aba49a11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142796 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistasMathematics educationContinued trainingDigital technologiesEducação matemáticaFormação continuadaTecnologias digitaisThis paper presents the context of realization of university extension course "Proportional Reasoning: activities with GeoGebra integrating arithmetic, geometry and algebra" done with mathematics teachers of Basic Education of the public schools of the state of São Paulo. The course was marked by a mutual learning environment that presented activities relating Proportional Reasoning in their arithmetic, geometric and algebraic aspects in GeoGebra software. The various possibilities of analysis of the data that emerged in the course, this article will focus on the assessment made by the participating teachers regarding the format and the methodology adopted. Thus, our goal is to present a reflection on the course in order to share the good points of the format adopted in our approach and present the points that should be rethought and improved in this type of course.Este trabalho apresenta o contexto da realização do curso de extensão universitária “Raciocínio Proporcional: atividades com o GeoGebra integrando aritmética, geometria e álgebra” realizado com professores de Matemática da Educação Básica da rede pública do estado de São Paulo. O curso foi marcado por um ambiente de mútua aprendizagem que apresentava atividades relacionando o Raciocínio Proporcional em suas vertentes aritmética, geométrica e algébrica no software GeoGebra. Das diversas possibilidades de análise dos dados que emergiram no curso, neste artigo iremos focar na avaliação feita pelos professores participantes no que tange o formato e a metodologia adotados. Deste modo, nosso objetivo é apresentar uma reflexão acerca do curso, a fim de compartilhar os pontos positivos do formato adotado na nossa abordagem, bem como apresentar os pontos que devem ser repensados e aprimorados neste tipo de curso.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP]Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP]Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]2016-08-04T13:36:31Z2016-08-04T13:36:31Z2015-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-8application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/3508º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142796ISSN2176-9761-2015-01-08-faria-chinellato.pdf5990590753771856PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:44:22.089200Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
title |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
spellingShingle |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP] Mathematics education Continued training Digital technologies Educação matemática Formação continuada Tecnologias digitais |
title_short |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
title_full |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
title_fullStr |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
title_sort |
Reflexões sobre um curso de extensão universitária a partir da avaliação dos professores cursistas |
author |
Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP] Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho [UNESP] Chinellato, Tiago Giorgetti [UNESP] Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP] Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics education Continued training Digital technologies Educação matemática Formação continuada Tecnologias digitais |
topic |
Mathematics education Continued training Digital technologies Educação matemática Formação continuada Tecnologias digitais |
description |
This paper presents the context of realization of university extension course "Proportional Reasoning: activities with GeoGebra integrating arithmetic, geometry and algebra" done with mathematics teachers of Basic Education of the public schools of the state of São Paulo. The course was marked by a mutual learning environment that presented activities relating Proportional Reasoning in their arithmetic, geometric and algebraic aspects in GeoGebra software. The various possibilities of analysis of the data that emerged in the course, this article will focus on the assessment made by the participating teachers regarding the format and the methodology adopted. Thus, our goal is to present a reflection on the course in order to share the good points of the format adopted in our approach and present the points that should be rethought and improved in this type of course. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-16 2016-08-04T13:36:31Z 2016-08-04T13:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/350 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142796 ISSN2176-9761-2015-01-08-faria-chinellato.pdf 5990590753771856 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/350 http://hdl.handle.net/11449/142796 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-08-faria-chinellato.pdf 5990590753771856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-8 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128554877059072 |