Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorelli, Erika Cristina Mashorca [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92297
Resumo: Nos últimos anos, o desempenho dos alunos brasileiros em relação à leitura e à escrita, que vem sendo avaliado constantemente por programas educacionais nacionais e internacionais, tem apresentado resultados insatisfatórios. Tendo em vista as deficiências diagnosticadas nestas avaliações educacionais, sobretudo em relação à leitura e à escrita, em dezembro de 2005, foi instituído o projeto Escola de Tempo Integral na rede estadual de ensino de São Paulo com objetivo de modificar esse cenário. As escolas que implantaram a proposta curricular das Escolas de Tempo Integral passaram a oferecer, além das disciplinas do currículo básico, as oficinas curriculares, com proposta de atividades dinâmicas e diversificadas, articuladas aos planos de ensino dos professores e à proposta pedagógica da escola. Dentre as oficinas oferecidas, a da “Hora da Leitura” deve priorizar a formação de leitores, fazendo uso de procedimentos metodológicos que favoreçam novas oportunidades de aprendizagem e ampliação do repertório de leitura, de forma agradável. Esta pesquisa propõe investigar a implementação da “Oficina Hora da Leitura” na 8ª série do ensino fundamental no contexto da proposta da Escola de Tempo Integral de forma a diagnosticar as contribuições dessa oficina para a formação do leitor. Além disso, foram analisadas a prática e a metodologia adotadas pelo professor de acordo com proposta da “Oficina Hora da Leitura”, identificando a influência de fatores internos e externos relacionados ao desenvolvimento da oficina e verificando se os objetivos da Escola de Tempo Integral para a “Oficina Hora da Leitura” e os da proposta pedagógica da escola estão sendo alcançados...
id UNSP_9f7e2a4a4d5099dc697c1a2946c96d54
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92297
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitorEducaçãoLeituraEscolas de tempo integralLeitorPrática pedagógicaOficina Hora da LeituraReadingReaderReading Time WorkshopPedagogical PracticeNos últimos anos, o desempenho dos alunos brasileiros em relação à leitura e à escrita, que vem sendo avaliado constantemente por programas educacionais nacionais e internacionais, tem apresentado resultados insatisfatórios. Tendo em vista as deficiências diagnosticadas nestas avaliações educacionais, sobretudo em relação à leitura e à escrita, em dezembro de 2005, foi instituído o projeto Escola de Tempo Integral na rede estadual de ensino de São Paulo com objetivo de modificar esse cenário. As escolas que implantaram a proposta curricular das Escolas de Tempo Integral passaram a oferecer, além das disciplinas do currículo básico, as oficinas curriculares, com proposta de atividades dinâmicas e diversificadas, articuladas aos planos de ensino dos professores e à proposta pedagógica da escola. Dentre as oficinas oferecidas, a da “Hora da Leitura” deve priorizar a formação de leitores, fazendo uso de procedimentos metodológicos que favoreçam novas oportunidades de aprendizagem e ampliação do repertório de leitura, de forma agradável. Esta pesquisa propõe investigar a implementação da “Oficina Hora da Leitura” na 8ª série do ensino fundamental no contexto da proposta da Escola de Tempo Integral de forma a diagnosticar as contribuições dessa oficina para a formação do leitor. Além disso, foram analisadas a prática e a metodologia adotadas pelo professor de acordo com proposta da “Oficina Hora da Leitura”, identificando a influência de fatores internos e externos relacionados ao desenvolvimento da oficina e verificando se os objetivos da Escola de Tempo Integral para a “Oficina Hora da Leitura” e os da proposta pedagógica da escola estão sendo alcançados...The reading and writing performance of Brazilian students, which has been monitored constantly by national and international educational programs, has shown poor results in recent years. In an attempt to correct the deficiencies brought to light in these educational evaluations, above all with respect to reading and writing, the project Full-Time School was implemented in the state of São Paulo public school system in December 2005. The schools that adopted the curricular proposal of Full-Time Schools began to offer, in addition to the subjects of the basic curriculum, curricular workshops based on proposals of dynamic and diversified activities linked to the school's teaching plans and pedagogical project. One of the workshops offered is the Reading Time workshop, which seeks to prioritize reader qualifications by using methodological procedures that favor new learning opportunities and expand the students' reading scope in a pleasant manner. The present work through case study proposes to investigate the implementation of the Reading Time Workshop, within the context of the Full-Time School proposal, in order to diagnose the workshop's contributions to readers' qualifications. Search results point to the need to restructure the curriculum of undergraduate courses in Public and Private Universities for teacher training and practice to be developed in school full time and also in continuing educationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ana Maria Martins da Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiorelli, Erika Cristina Mashorca [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2011-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 f. : il.application/pdfFIORELLI, Erika Cristina Mashorca. Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor. 2011. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/92297000645615fiorelli_ecm_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92297Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:45:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
title Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
spellingShingle Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
Fiorelli, Erika Cristina Mashorca [UNESP]
Educação
Leitura
Escolas de tempo integral
Leitor
Prática pedagógica
Oficina Hora da Leitura
Reading
Reader
Reading Time Workshop
Pedagogical Practice
title_short Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
title_full Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
title_fullStr Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
title_full_unstemmed Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
title_sort Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor
author Fiorelli, Erika Cristina Mashorca [UNESP]
author_facet Fiorelli, Erika Cristina Mashorca [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Maria Martins da Costa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorelli, Erika Cristina Mashorca [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura
Escolas de tempo integral
Leitor
Prática pedagógica
Oficina Hora da Leitura
Reading
Reader
Reading Time Workshop
Pedagogical Practice
topic Educação
Leitura
Escolas de tempo integral
Leitor
Prática pedagógica
Oficina Hora da Leitura
Reading
Reader
Reading Time Workshop
Pedagogical Practice
description Nos últimos anos, o desempenho dos alunos brasileiros em relação à leitura e à escrita, que vem sendo avaliado constantemente por programas educacionais nacionais e internacionais, tem apresentado resultados insatisfatórios. Tendo em vista as deficiências diagnosticadas nestas avaliações educacionais, sobretudo em relação à leitura e à escrita, em dezembro de 2005, foi instituído o projeto Escola de Tempo Integral na rede estadual de ensino de São Paulo com objetivo de modificar esse cenário. As escolas que implantaram a proposta curricular das Escolas de Tempo Integral passaram a oferecer, além das disciplinas do currículo básico, as oficinas curriculares, com proposta de atividades dinâmicas e diversificadas, articuladas aos planos de ensino dos professores e à proposta pedagógica da escola. Dentre as oficinas oferecidas, a da “Hora da Leitura” deve priorizar a formação de leitores, fazendo uso de procedimentos metodológicos que favoreçam novas oportunidades de aprendizagem e ampliação do repertório de leitura, de forma agradável. Esta pesquisa propõe investigar a implementação da “Oficina Hora da Leitura” na 8ª série do ensino fundamental no contexto da proposta da Escola de Tempo Integral de forma a diagnosticar as contribuições dessa oficina para a formação do leitor. Além disso, foram analisadas a prática e a metodologia adotadas pelo professor de acordo com proposta da “Oficina Hora da Leitura”, identificando a influência de fatores internos e externos relacionados ao desenvolvimento da oficina e verificando se os objetivos da Escola de Tempo Integral para a “Oficina Hora da Leitura” e os da proposta pedagógica da escola estão sendo alcançados...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIORELLI, Erika Cristina Mashorca. Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor. 2011. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/92297
000645615
fiorelli_ecm_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv FIORELLI, Erika Cristina Mashorca. Oficina “Hora da Leitura” na Escola de Tempo Integral: contribuições para a formação do leitor. 2011. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000645615
fiorelli_ecm_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045589259124736