A Educação Física escolar na percepção de dirigentes educacionais do município de Itanhaém/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujimura, Paulo Roberto Koji
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193273
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos investigar como os dirigentes e gestores educacionais da cidade de Itanhaém/SP compreendem a Educação Física na escola, quais as possíveis razões e as consequências disso para o ensino da Educação Física. Entendemos, a partir dos estudos adotados no trabalho, que os gestores educacionais são responsáveis por viabilizar Políticas Públicas que impactam diretamente no trabalho dos profissionais da área, seja na oferta de capacitação/formação e/ou estrutura adequada de trabalho. Dessa forma, emerge a importância de compreender sobre o que pensam os gestores sobre a Educação Física. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica documental sobre os temas Gestão, Educação e Educação Física. Em campo, foram realizadas entrevistas com a participação de 16 gestores educacionais voluntários. Para a coleta de dados em campo, foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados à luz de teorias acerca da Gestão, Educação e Educação Física. A análise dos conteúdos apresenta interaface com os estudos de Bardin (1977) e oraganiza-se nas seguintes categorias: 1) Educação Física e a prática esportiva: a) A construção histórica da Esportivização da Educação Física; b) Militarismo e Higienismo; 2) A Educação Física no desenvolvimento integral do aluno: a) Corpo e Saúde; b) Desenvolvimento sócio-emocional. 3) Políticas Públicas para a Educação Física no município; a) Abordagem de um currículo. As análises mostraram que os gestores consideram relevantes as aulas de Educação Física, mas também apontam algumas falhas, dentre elas a ausência do currículo para a disciplina,fato que dificulta o acompanhamento e a avaliação do trabalho realizado pelos professores. Outro aspecto indicado na pesquisa mostra uma forte relação entre Educação Física e Esporte por parte dos gestores tanto devido ao que experienciaram enquanto alunos quanto ao que observam nas aulas de Educação Física na Rede Municipal de Educação da cidade em que atuaram.
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spelling A Educação Física escolar na percepção de dirigentes educacionais do município de Itanhaém/SPSchool Physical Education in the perception of educational leaders in the municipality of Itanhaém / SPGestão educacionalEducaçãoEducação FísicaPolíticas públicasEducational managementEducationPhysical EducationPublic policyEsta pesquisa teve como objetivos investigar como os dirigentes e gestores educacionais da cidade de Itanhaém/SP compreendem a Educação Física na escola, quais as possíveis razões e as consequências disso para o ensino da Educação Física. Entendemos, a partir dos estudos adotados no trabalho, que os gestores educacionais são responsáveis por viabilizar Políticas Públicas que impactam diretamente no trabalho dos profissionais da área, seja na oferta de capacitação/formação e/ou estrutura adequada de trabalho. Dessa forma, emerge a importância de compreender sobre o que pensam os gestores sobre a Educação Física. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica documental sobre os temas Gestão, Educação e Educação Física. Em campo, foram realizadas entrevistas com a participação de 16 gestores educacionais voluntários. Para a coleta de dados em campo, foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados à luz de teorias acerca da Gestão, Educação e Educação Física. A análise dos conteúdos apresenta interaface com os estudos de Bardin (1977) e oraganiza-se nas seguintes categorias: 1) Educação Física e a prática esportiva: a) A construção histórica da Esportivização da Educação Física; b) Militarismo e Higienismo; 2) A Educação Física no desenvolvimento integral do aluno: a) Corpo e Saúde; b) Desenvolvimento sócio-emocional. 3) Políticas Públicas para a Educação Física no município; a) Abordagem de um currículo. As análises mostraram que os gestores consideram relevantes as aulas de Educação Física, mas também apontam algumas falhas, dentre elas a ausência do currículo para a disciplina,fato que dificulta o acompanhamento e a avaliação do trabalho realizado pelos professores. Outro aspecto indicado na pesquisa mostra uma forte relação entre Educação Física e Esporte por parte dos gestores tanto devido ao que experienciaram enquanto alunos quanto ao que observam nas aulas de Educação Física na Rede Municipal de Educação da cidade em que atuaram.This research aimed to investigate how educational leaders and managers in the city of Itanhaém/SP understand Physical Education at school, what are the possible reasons and consequences for the teaching of Physical Education. We understand, from the studies adopted at work, that educational managers are responsible for enabling Public Policies that directly impact the work of professionals in the area, whether in offering training / training and / or adequate work structure. Thus, the importance of understanding what managers think about Physical Education emerges. For this, a qualitative, bibliographic and documentary research on Management, Education and Physical Education was used. In the field, interviews were conducted with the participation of 16 volunteer educational managers. For field data collection, an interview with a semi-structured script was used. The data were analyzed in the light of theories about Management, Education and Physical Education. The analysis of the contents presents an inter-face with the studies of Bardin (1977) and organizes the following categories: 1) Physical Education and sports practice: a) The historical construction of the Sports Education of Physical Education; b) Militarism and Hygienism; 2) Physical Education in the integral development of the student: a) Body and Health; b) Socio-emotional development. 3) Public Policies for Physical Education in the municipality; a) Approach to a curriculum. The analyzes showed that managers consider Physical Education classes to be relevant, but also point out some flaws, among them the absence of the curriculum for the discipline, a fact that makes it difficult to monitor and evaluate the work performed by teachers. Another aspect indicated in the research shows a strong relationship between Physical Education and Sport on the part of managers, both due to what they experienced as students and what they observe in Physical Education classes in the Municipal Education Network of the city in which they workedCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene Ferreira da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fujimura, Paulo Roberto Koji2020-08-24T20:46:45Z2020-08-24T20:46:45Z2020-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/193273Educação Física - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:08:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193273Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:08:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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