Escolarização da criança com TEA a partir do uso do alfabeto móvel organizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191239 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral, a partir do conhecimento das necessidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA – no processo de escolarização na última etapa da Educação Infantil, produzir um material pedagógico, propor seu uso em sala regular e avaliar os resultados práticos obtidos. Pretendeu-se desenvolver habilidades e competências que serão aprofundadas no Ensino Fundamental, mediante realização de atividades de reflexão sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita com uso do Alfabeto Móvel Organizado - AMO. Este configura-se como produto desta dissertação, embasado teoricamente no TEACCH e nas contribuições Montessorianas, buscando prepará-las para vivenciar a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma Creche Escola Municipal de Educação Infantil, de uma cidade do interior paulista com três turmas de Etapa II que tinham inseridas crianças diagnosticadas com TEA. Trata-se de uma pesquisa participante de cunho descritiva com abordagem qualitativa. Participaram quatro professoras, três da sala regular e uma da Sala de Recursos Multifuncionais (e pesquisadora), dois funcionários e cinquenta crianças com idade entre quatro anos e meio e cinco anos e onze meses, dentre elas, quatro diagnosticadas com TEA. Para coleta de dados foi aplicado, aos professores, dois questionários, um antes do uso do material pedagógico e outro após; um questionário aos auxiliares de desenvolvimento infantil – ADIs e, aplicadas quatro oficinas com atividades de escrita, sendo elas filmadas, fotografadas e registradas em diário de campo. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, levantando possíveis intervenções à luz da abordagem construtivista. Os resultados advindos do questionário inicial aplicado com as professoras revelaram: insegurança de uma e preparação das outras ao trabalhar com a criança com TEA; o reconhecimento de teoria e prática caminharem concomitantemente para melhoria do trabalho docente; de maior aprofundamento das concepções envolvidas nas adaptações/adequações às crianças PAEE, postas pelas legislações, documentos legais e literaturas atuais e, que concebem que a utilização de materiais concretos pode favorecer a aprendizagem da criança com TEA. Os resultados ainda indicaram que com a efetivação de algumas estratégias o vínculo entre escola, família e criança com TEA pode ser concretizado contribuindo para permanência desta criança na sala regular e sua adaptação ao novo cenário educacional e, que o uso do AMO, iniciando-se na Educação Infantil, configura-se como recurso pedagógico altamente favorável à manipulação infantil, ao despertar do interesse pela linguagem escrita, ao enriquecimento das atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, à otimização do tempo didático, à interação entre os pares e à forma de se fazer adaptações/adequações curriculares. O AMO permitiu à criança, com ou sem TEA, mostrar seus saberes; apresentou-se como material pedagógico enriquecedor à escolarização da criança com TEA, ao explorar peculiaridades do transtorno e maximizá-las em prol de uma aprendizagem mais efetiva, que se coaduna com as intervenções pedagógicas colocadas em prática. |
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Escolarização da criança com TEA a partir do uso do alfabeto móvel organizadoSchooling of children with ASD using the organized mobile alphabetEducação EspecialTranstorno do Espectro AutistaInclusãoEducação infantilEnsino fundamentalSpecial educationAutism Spectrum DisorderInclusionEarly childhood EducationElementary schoolEsta pesquisa teve como objetivo geral, a partir do conhecimento das necessidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA – no processo de escolarização na última etapa da Educação Infantil, produzir um material pedagógico, propor seu uso em sala regular e avaliar os resultados práticos obtidos. Pretendeu-se desenvolver habilidades e competências que serão aprofundadas no Ensino Fundamental, mediante realização de atividades de reflexão sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita com uso do Alfabeto Móvel Organizado - AMO. Este configura-se como produto desta dissertação, embasado teoricamente no TEACCH e nas contribuições Montessorianas, buscando prepará-las para vivenciar a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma Creche Escola Municipal de Educação Infantil, de uma cidade do interior paulista com três turmas de Etapa II que tinham inseridas crianças diagnosticadas com TEA. Trata-se de uma pesquisa participante de cunho descritiva com abordagem qualitativa. Participaram quatro professoras, três da sala regular e uma da Sala de Recursos Multifuncionais (e pesquisadora), dois funcionários e cinquenta crianças com idade entre quatro anos e meio e cinco anos e onze meses, dentre elas, quatro diagnosticadas com TEA. Para coleta de dados foi aplicado, aos professores, dois questionários, um antes do uso do material pedagógico e outro após; um questionário aos auxiliares de desenvolvimento infantil – ADIs e, aplicadas quatro oficinas com atividades de escrita, sendo elas filmadas, fotografadas e registradas em diário de campo. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, levantando possíveis intervenções à luz da abordagem construtivista. Os resultados advindos do questionário inicial aplicado com as professoras revelaram: insegurança de uma e preparação das outras ao trabalhar com a criança com TEA; o reconhecimento de teoria e prática caminharem concomitantemente para melhoria do trabalho docente; de maior aprofundamento das concepções envolvidas nas adaptações/adequações às crianças PAEE, postas pelas legislações, documentos legais e literaturas atuais e, que concebem que a utilização de materiais concretos pode favorecer a aprendizagem da criança com TEA. Os resultados ainda indicaram que com a efetivação de algumas estratégias o vínculo entre escola, família e criança com TEA pode ser concretizado contribuindo para permanência desta criança na sala regular e sua adaptação ao novo cenário educacional e, que o uso do AMO, iniciando-se na Educação Infantil, configura-se como recurso pedagógico altamente favorável à manipulação infantil, ao despertar do interesse pela linguagem escrita, ao enriquecimento das atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, à otimização do tempo didático, à interação entre os pares e à forma de se fazer adaptações/adequações curriculares. O AMO permitiu à criança, com ou sem TEA, mostrar seus saberes; apresentou-se como material pedagógico enriquecedor à escolarização da criança com TEA, ao explorar peculiaridades do transtorno e maximizá-las em prol de uma aprendizagem mais efetiva, que se coaduna com as intervenções pedagógicas colocadas em prática.This research had as general objective, from the knowledge about the needs of children with Autism Spectrum Disorder - ASD - in the process of schooling in the last stage of Early Childhood Education, to produce a pedagogical material, to propose its use in a regular classroom and evaluate the practical results obtained. It was intended to develop skills and competences that will be deepened in elementary school, by conducting reflection activities about the functioning of the alphabetic writing system, using the Organized Mobile Alphabet - OMA. OMA is the product of this dissertation, theoretically based on the TEACCH and Montessorian contributions, which purpose is to prepare them to experience this transition phase from kindergarten to elementary school. The research was carried out in a kindergarten Municipal School of Early Childhood Education, located in a small town in São Paulo state with three Stage II classes with children diagnosed with ASD inserted. It is a participatory research of descriptive nature with qualitative approach. Four teachers participated in this research, three from the regular classroom and one from the Multifunctional Resource Room (and researcher), two employees and fifty children aged between four and a half and five years and eleven months, among them four children diagnosed with ASD. For data collection, two questionnaires were applied to teachers, one before the use of pedagogical material and another after; a questionnaire for child development assistants - CDAs and, four workshops with children's writing activities that were filmed, photographed and recorded in a field diary. Bardin's content analysis was used, raising possible interventions in the light of the constructivist approach. The results from the initial questionnaire applied with the teachers revealed: insecurity of one and preparation of others when working with the child with ASD; the recognition of theory and practice to go hand in hand for an improvement in teaching work; further understanding of the conceptions involved around the adaptations/adequations to SEN children, put by laws, legal documents and current literatures, and which conceive that the use of concrete materials it may favor the learning of a child with ASD. The other results indicated that with the implementation of some strategies, the link between school, family and child with ASD can be implemented in order to favor the permanence of this child in the regular classroom and its adaptation to the new educational scenario and that the use of OMA, starting in early childhood education, it is a highly favorable pedagogical resource for child manipulation, arousing interest in written language, enriching reflection activities on the alphabetic system of writing, the optimization of teaching time, the interaction between peers and the way to make curricular adaptations/adequations. The OMA allowed the children, with or without ASD, to show their knowledge, the OMA was presented as a pedagogical material schooling children with ASD in the regular classroom, by exploring the peculiarities of the disorder and maximizing them in favor of a more effective learning, consistent with the pedagogical interventions put into practice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Andréa Rizzo dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paiva, Maria Aparecida Ferreira de2019-12-16T19:19:26Z2019-12-16T19:19:26Z2019-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19123900092803833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191239Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:34.174078Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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