Melhoria no ensino público e a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho17.htm
http://hdl.handle.net/11449/148174
Resumo: O Projeto Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus de Presidente Prudente foi instalado em 1991 e trabalha com o tema: "Fracasso Escolar e a Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental''. De acordo com as orientações da PROGRAD/UNESP para a criação e a implementação dos Núcleo de Ensino, desde o início, procurou-se desenvolver investigações que contribuíssem para a melhoria da qualidade do ensino público, através da participação de três segmentos distintos: professores da universidade, alunos dos cursos de licenciaturas e professores da rede pública de ensino. Muitos estudos realizados denunciam que há ainda hoje, nas séries iniciais do ensino fundamental, um verdadeiro fracasso escolar, caracterizado pela exígua aprendizagem dos alunos, tal como constatado pelas últimas avaliações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Melhorar a qualidade do ensino das séries iniciais, de forma a garantir a todos os alunos condições de acesso à cidadania, significa assegurar que o trabalho pedagógico do profissional da educação esteja amparado em uma boa formação acadêmica inicial que dê conta de responder a este quadro de fracasso. No entanto, temos constatado que a formação desses professores, em nível médio, não tem sido feita com muita propriedade. A Habilitação Específica do Magistério, hoje Curso Normal, não tem conseguido formar professores com qualidade, com competência técnica e compromisso ético e profissional necessários que possibilitem desenvolver um trabalho capaz de superar os diversos problemas apresentados pela atual realidade do ensino fundamental. Em razão disso, avaliou-se da urgência em se propor mudanças profundas que pudessem alterar o perfil desses cursos, em busca da formação de professores de melhor qualidade. Nesse sentido, professores do Departamento de Educação da FCT, alunos do Curso de Pedagogia, professores que lecionam no Curso Normal da EEPSG. Profa. Norma Clarinda Carvalhaes, participam do projeto Núcleo de Ensino, que tem como meta, através da pesquisa-ação subsidiar a reflexão e a qualificação da prática pedagógica dos professores do Curso Normal pesquisado. O trabalho desenvolvido pelos membros da equipe do Núcleo de Ensino teve os seguintes objetivos ao longo desses anos: - construir conhecimentos sobre o professor que leciona no curso com referência a sua atividade didático pedagógico; - contribuir para a formação desse professor, oferecendo condições para que possa atuar como investigador de sua própria prática; - habilitar esse docente, no sentido de possibilitar-lhe conhecer, sistematizar, analisar, refletir, agir e alterar sua prática docente, tornando-o ''professor reflexivo''. Além de todos os dados, referentes a problemas e dificuldades do Curso que forma professores para as séries iniciais do ensino fundamental, que o Núcleo de Ensino já vinha acumulando ao longo do tempo, a equipe responsável decidiu iniciar o trabalho em 1997, dentro da unidade escolar, a partir das representações dos professores e dos alunos sobre o Curso Normal, sobre o corpo discente e sobre o corpo docente. Diante das representações dos próprios professores e alunos e da dimensão negativa expressa pela maioria das respostas, os próprios docentes ficaram chocados e efetuaram uma profunda reflexão coletiva acerca dos significados e das conseqüências negativas daquele quadro, visando à sua transformação. A partir dessa reflexão, permitiu-se a elaboração do perfil da escola e do profissional que se deseja formar. Pôde-se iniciar também, uma análise da grade curricular do curso, e uma problematização sobre os programas de ensino dos professores participantes do projeto. Na análise da coordenação do Núcleo de Ensino, nem todas as atividades cronogramadas e aprovadas puderam ser realizadas porque as condições estruturais de trabalho não foram mantidas, da mesma forma que não se mantiveram os mesmos professores do curso. Por um ato e decisão da Delegacia de Ensino de Presidente Prudente, o Curso Normal foi transferido de escola, sem que o Diretor da unidade soubesse, causando revolta e insegurança por parte dos alunos e professores. Além disso, o processo de atribuição de aulas, partindo de uma classificação única na Delegacia de Ensino, interferiu muito no quadro docente do Curso Normal: houve a exclusão de 14 docentes participantes e a inclusão de 09 novos docentes. Por conta da modificação do espaço onde o Curso era oferecido, mudança de direção, e devido a grandes alterações no quadro docente, o trabalho na nova unidade teve que ser iniciado, e isso a cada inicio de ano letivo. Necessário se fez uma nova sensibilização, além da elaboração de um novo perfil do curso e do profissional que se deseja formar, enfim, foi necessário a formação de um novo coletivo, tão penosamente construído no ano anterior e destruído em seguida. Os trabalhos foram desenvolvidos durante todo o período e, através da análise dos Relatórios Científicos individuais apresentados pelos professores do curso à FAPESP, pode-se perceber que as atividades realizadas pelo projeto alteraram as representações e as práticas pedagógicas em sala de aula. Houve mudanças nos planos de ensino das disciplinas; maior consciência dos docentes em relação ao seu trabalho no que diz respeito à qualidade das aulas, compromisso com a preparação de aulas; maior interesse por parte dos alunos em relação ao Curso; mudanças de atitudes de professor no tratamento com alunos; democratização das relações em sala de aula; maior possibilidade para que os alunos participem da construção de uma prática pedagógica melhor qualificada para a sua formação profissional. Os benefícios em relação à universidade também são notórios. Os alunos da Pedagogia, que já participaram ou que participam do projeto, afirmam que o Núcleo de Ensino se constitue em um espaço privilegiado e deveras importante na formação inicial do profissional, uma vez que permite conhecer a realidade do Curso Normal, com todas as suas características, dificuldades e problemas; além de possibilitar a reflexão sobre esta realidade e assegurar espaço para discussão e proposição de alternativas de intervenção, no sentido de fortalecer a prática pedagógica desenvolvida no curso. Para a Universidade o projeto Núcleo de Ensino permite, de forma articulada, a realização das suas três funções básicas: de pesquisa, através da produção de conhecimento a respeito do Curso Normal; de docência, no sentido de melhor preparar o nosso aluno, futuro professor do Curso Normal; e de extensão universitária, através do contato, da vivência, da assessoria para qualificar a prática pedagógica dos professores que atuam no Curso. O Projeto Núcleo de Ensino conta com financiamento da FAPESP desde 1997, para pagamento de vinte bolsas aos professores do Curso Normal até o ano 2001, assegurando dessa forma condições melhores para que os professores possam estar desenvolvendo pesquisas sobre sua prática; como também da FUNDUNESP, para pagamento de oito bolsas para alunos estagiário, do Curso de Pedagogia.
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A Habilitação Específica do Magistério, hoje Curso Normal, não tem conseguido formar professores com qualidade, com competência técnica e compromisso ético e profissional necessários que possibilitem desenvolver um trabalho capaz de superar os diversos problemas apresentados pela atual realidade do ensino fundamental. Em razão disso, avaliou-se da urgência em se propor mudanças profundas que pudessem alterar o perfil desses cursos, em busca da formação de professores de melhor qualidade. Nesse sentido, professores do Departamento de Educação da FCT, alunos do Curso de Pedagogia, professores que lecionam no Curso Normal da EEPSG. Profa. Norma Clarinda Carvalhaes, participam do projeto Núcleo de Ensino, que tem como meta, através da pesquisa-ação subsidiar a reflexão e a qualificação da prática pedagógica dos professores do Curso Normal pesquisado. 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O Projeto Núcleo de Ensino conta com financiamento da FAPESP desde 1997, para pagamento de vinte bolsas aos professores do Curso Normal até o ano 2001, assegurando dessa forma condições melhores para que os professores possam estar desenvolvendo pesquisas sobre sua prática; como também da FUNDUNESP, para pagamento de oito bolsas para alunos estagiário, do Curso de Pedagogia.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2017-01-18T15:46:07Z2017-01-18T15:46:07Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho17.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1481744339807008555214PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:47:08.453702Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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Houve mudanças nos planos de ensino das disciplinas; maior consciência dos docentes em relação ao seu trabalho no que diz respeito à qualidade das aulas, compromisso com a preparação de aulas; maior interesse por parte dos alunos em relação ao Curso; mudanças de atitudes de professor no tratamento com alunos; democratização das relações em sala de aula; maior possibilidade para que os alunos participem da construção de uma prática pedagógica melhor qualificada para a sua formação profissional. Os benefícios em relação à universidade também são notórios. Os alunos da Pedagogia, que já participaram ou que participam do projeto, afirmam que o Núcleo de Ensino se constitue em um espaço privilegiado e deveras importante na formação inicial do profissional, uma vez que permite conhecer a realidade do Curso Normal, com todas as suas características, dificuldades e problemas; além de possibilitar a reflexão sobre esta realidade e assegurar espaço para discussão e proposição de alternativas de intervenção, no sentido de fortalecer a prática pedagógica desenvolvida no curso. Para a Universidade o projeto Núcleo de Ensino permite, de forma articulada, a realização das suas três funções básicas: de pesquisa, através da produção de conhecimento a respeito do Curso Normal; de docência, no sentido de melhor preparar o nosso aluno, futuro professor do Curso Normal; e de extensão universitária, através do contato, da vivência, da assessoria para qualificar a prática pedagógica dos professores que atuam no Curso. O Projeto Núcleo de Ensino conta com financiamento da FAPESP desde 1997, para pagamento de vinte bolsas aos professores do Curso Normal até o ano 2001, assegurando dessa forma condições melhores para que os professores possam estar desenvolvendo pesquisas sobre sua prática; como também da FUNDUNESP, para pagamento de oito bolsas para alunos estagiário, do Curso de Pedagogia.
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