Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Edite Saturnino.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916
Resumo: O presente trabalho propoc discutir e rcfletir accrca da formacao do professor reflcxivo, em especial, no ensino da leitura e da escrita. Para tanto, realizou-se na escola municipal de educacao infantil e ensino fundamental "Mariano Tomaz de Sousa" do municipio de Sao Jose de Caiana no estado da Paraiba, durante o ano de 2005, um estudo envolvendo o universo de quatro professoras da referida instituieao. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa e tendo em vista o carater do problema a ser investigado, que envolve relacoes do tema em estudo com ensino, aprendizagem, foram levantados dados atraves da aplicacao de um questionario utilizados com os docentes, focalizando questoes relativas a: formacao do leitor critico e autonomo, leitura cotidianamente, formacao contmua, metodologia no ensino da leitura. As dificuldades em ensinar a leitura, conceito da leitura recursos utilizados em sala de aula, a importancia da leitura e da escrita nos dias atuais. Relata ainda aqui, de forma sucinta a realizacao de oito encontros com professores da mencionada escola, a fim de averiguar os discursos apontados na teoria e a realidade encontrada na pratiea da formacao no ensino da leitura. Com as analises dos dados, podemos inferir que mesmo tendo sido submetidos a uma formacao que chamamos de "tradicional", alguns professores conseguiram, a partir dos conhecimentos especificos e dos conhecimentos pedagogicos, construir um "saber docente" peculiar, que permite-lhes produzir uma acao inovadora em alguns aspectos de sua trajetoria professional. Acredita-se que este estudo deva ter continuidade devido a relevancia do temaeL. a riqueza dos dados coletados.
id UFCG_96c580ebd9dd0a2a181b918b24388636
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12916
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.Formation of the reader teacher in the initial grades of elementary school.Formação de professoresEnsino de leituraEnsino da escritaEnsino fundamentalTeacher trainingReading teachingTeaching of writingElementary SchoolEducação.O presente trabalho propoc discutir e rcfletir accrca da formacao do professor reflcxivo, em especial, no ensino da leitura e da escrita. Para tanto, realizou-se na escola municipal de educacao infantil e ensino fundamental "Mariano Tomaz de Sousa" do municipio de Sao Jose de Caiana no estado da Paraiba, durante o ano de 2005, um estudo envolvendo o universo de quatro professoras da referida instituieao. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa e tendo em vista o carater do problema a ser investigado, que envolve relacoes do tema em estudo com ensino, aprendizagem, foram levantados dados atraves da aplicacao de um questionario utilizados com os docentes, focalizando questoes relativas a: formacao do leitor critico e autonomo, leitura cotidianamente, formacao contmua, metodologia no ensino da leitura. As dificuldades em ensinar a leitura, conceito da leitura recursos utilizados em sala de aula, a importancia da leitura e da escrita nos dias atuais. Relata ainda aqui, de forma sucinta a realizacao de oito encontros com professores da mencionada escola, a fim de averiguar os discursos apontados na teoria e a realidade encontrada na pratiea da formacao no ensino da leitura. Com as analises dos dados, podemos inferir que mesmo tendo sido submetidos a uma formacao que chamamos de "tradicional", alguns professores conseguiram, a partir dos conhecimentos especificos e dos conhecimentos pedagogicos, construir um "saber docente" peculiar, que permite-lhes produzir uma acao inovadora em alguns aspectos de sua trajetoria professional. Acredita-se que este estudo deva ter continuidade devido a relevancia do temaeL. a riqueza dos dados coletados.The present work proposes to discuss and reflect on the formation of the reflective teacher, in especially in the teaching of reading and writing. To this end, it was held at the municipal school of kindergarten and elementary education "Mariano Tomaz de Sousa" from the municipality of Sao Jose of Caiana in the state of Paraiba, during 2005, a study involving the universe of four teachers from that institution. In the case of quantitative research and taking into in view of the character of the problem to be investigated, which involves relations of the topic under study teaching, learning, data were collected through the application of a questionnaire used with teachers, focusing on issues related to: training the critical reader and autonomous, daily reading, continuous training, methodology in teaching reading. At difficulties in teaching reading, concept of reading resources used in the classroom, the importance of reading and writing these days. It also reports here, succinctly, the eight meetings with teachers from the mentioned school, in order to investigate the speeches pointed out in theory and the reality found in the practice of training in the teaching of reading. With the analysis of the data, we can infer that even having been submitted to a training that we call "traditional", some teachers managed, from the specific knowledge and pedagogical knowledge, build a "teaching knowledge" peculiar, which allows them to produce innovative action in some aspects of their trajectory professional. It is believed that this study should continue due to the relevance of the eL theme. the wealth of data collected.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGTORRES, Antonia Lis de Maria Martins.TORRES, A. L. M. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599LOPES, Edite Saturnino.20052020-06-02T21:36:34Z2020-06-022020-06-02T21:36:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916LOPES, Edite Saturnino. Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T18:41:38Zoai:localhost:riufcg/12916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T18:41:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
Formation of the reader teacher in the initial grades of elementary school.
title Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
LOPES, Edite Saturnino.
Formação de professores
Ensino de leitura
Ensino da escrita
Ensino fundamental
Teacher training
Reading teaching
Teaching of writing
Elementary School
Educação.
title_short Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_sort Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental.
author LOPES, Edite Saturnino.
author_facet LOPES, Edite Saturnino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TORRES, Antonia Lis de Maria Martins.
TORRES, A. L. M. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Edite Saturnino.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de leitura
Ensino da escrita
Ensino fundamental
Teacher training
Reading teaching
Teaching of writing
Elementary School
Educação.
topic Formação de professores
Ensino de leitura
Ensino da escrita
Ensino fundamental
Teacher training
Reading teaching
Teaching of writing
Elementary School
Educação.
description O presente trabalho propoc discutir e rcfletir accrca da formacao do professor reflcxivo, em especial, no ensino da leitura e da escrita. Para tanto, realizou-se na escola municipal de educacao infantil e ensino fundamental "Mariano Tomaz de Sousa" do municipio de Sao Jose de Caiana no estado da Paraiba, durante o ano de 2005, um estudo envolvendo o universo de quatro professoras da referida instituieao. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa e tendo em vista o carater do problema a ser investigado, que envolve relacoes do tema em estudo com ensino, aprendizagem, foram levantados dados atraves da aplicacao de um questionario utilizados com os docentes, focalizando questoes relativas a: formacao do leitor critico e autonomo, leitura cotidianamente, formacao contmua, metodologia no ensino da leitura. As dificuldades em ensinar a leitura, conceito da leitura recursos utilizados em sala de aula, a importancia da leitura e da escrita nos dias atuais. Relata ainda aqui, de forma sucinta a realizacao de oito encontros com professores da mencionada escola, a fim de averiguar os discursos apontados na teoria e a realidade encontrada na pratiea da formacao no ensino da leitura. Com as analises dos dados, podemos inferir que mesmo tendo sido submetidos a uma formacao que chamamos de "tradicional", alguns professores conseguiram, a partir dos conhecimentos especificos e dos conhecimentos pedagogicos, construir um "saber docente" peculiar, que permite-lhes produzir uma acao inovadora em alguns aspectos de sua trajetoria professional. Acredita-se que este estudo deva ter continuidade devido a relevancia do temaeL. a riqueza dos dados coletados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-02T21:36:34Z
2020-06-02
2020-06-02T21:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916
LOPES, Edite Saturnino. Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12916
identifier_str_mv LOPES, Edite Saturnino. Formação do professor leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444366258176