O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92302
Resumo: O presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado...
id UNSP_a026f0dde80afc266a41b2ab72c0affa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92302
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissionalEducaçãoEnfermagemEnfermagem - Formação profissionalTeaching NursingIntegrated Curricuum in NursingO presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado...Not available.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2009-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f. : il.application/pdfNELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92302000593322nelli_emz_me_prud.pdf33004129044P67340016437698240Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:46:48.202457Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
title O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
spellingShingle O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]
Educação
Enfermagem
Enfermagem - Formação profissional
Teaching Nursing
Integrated Curricuum in Nursing
title_short O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
title_full O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
title_fullStr O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
title_full_unstemmed O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
title_sort O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
author Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]
author_facet Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermagem
Enfermagem - Formação profissional
Teaching Nursing
Integrated Curricuum in Nursing
topic Educação
Enfermagem
Enfermagem - Formação profissional
Teaching Nursing
Integrated Curricuum in Nursing
description O presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-07
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/92302
000593322
nelli_emz_me_prud.pdf
33004129044P6
7340016437698240
identifier_str_mv NELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
000593322
nelli_emz_me_prud.pdf
33004129044P6
7340016437698240
url http://hdl.handle.net/11449/92302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128561809195008