O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92302 |
Resumo: | O presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado... |
id |
UNSP_a026f0dde80afc266a41b2ab72c0affa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92302 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissionalEducaçãoEnfermagemEnfermagem - Formação profissionalTeaching NursingIntegrated Curricuum in NursingO presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado...Not available.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2009-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f. : il.application/pdfNELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92302000593322nelli_emz_me_prud.pdf33004129044P67340016437698240Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:46:48.202457Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
title |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
spellingShingle |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP] Educação Enfermagem Enfermagem - Formação profissional Teaching Nursing Integrated Curricuum in Nursing |
title_short |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
title_full |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
title_fullStr |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
title_full_unstemmed |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
title_sort |
O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional |
author |
Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP] |
author_facet |
Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nelli, Eunice Maria Zangari [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Enfermagem Enfermagem - Formação profissional Teaching Nursing Integrated Curricuum in Nursing |
topic |
Educação Enfermagem Enfermagem - Formação profissional Teaching Nursing Integrated Curricuum in Nursing |
description |
O presente estudo que se enquadra na linha de pesquisa Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, enfoca a formação do enfermeiro crítico e reflexivo frente às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem no país. A legislação atual estabelece que o perfil esperado para o formando/egresso dos Cursos de Enfermagem, em todo o Brasil, deve ser o de um profissional “generalista, humanista, crítico e reflexivo”. Para atingir os objetivos desse estudo, adotou-se uma metodologia de abordagem qualitativa. Num primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico, com a finalidade de aprofundar no conhecimento histórico, práticas e teorias que fundamentaram o ensino do cuidado, no decorrer do tempo. Nesse estudo ficou evidente que o ensino da Enfermagem, em algumas instituições ainda segue o modelo tradicional, ou seja, as disciplinas estão fixadas nas grades curriculares de maneira que, nos primeiros anos de estudo, se ensinam os conteúdos teóricos, para só então, desenvolverem a prática, realizadas através dos estágios, enquanto em outras já ocorrem mudanças no currículo. Dando seqüência ao estudo, realizaram-se entrevistas com egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição que buscou a reconstrução do seu desenho curricular, juntamente com a metodologia de ensino denominada ativa, que se utiliza da Problematização como ferramenta para sustentar a relação ensino-aprendizado... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-07 2014-06-11T19:25:58Z 2014-06-11T19:25:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. http://hdl.handle.net/11449/92302 000593322 nelli_emz_me_prud.pdf 33004129044P6 7340016437698240 |
identifier_str_mv |
NELLI, Eunice Maria Zangari. O currículo integrado na formação crítica do enfermeiro e seu impacto na atuação profissional. 2009. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. 000593322 nelli_emz_me_prud.pdf 33004129044P6 7340016437698240 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128561809195008 |