Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbellini, Valéria Lamb
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Beatriz Regina Lara dos, Ojeda, Beatriz Sebben, Gerhardt, Luiza Maria, Eldt, Olga Rosária, Stein, Sarah Ceolin, Mello, Denise Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28857
Resumo: A investigação teve como objetivo conhecer os nexos e desafios entre a formação e a práxis profissional e as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo qualitativo, com 34 diplomados em Enfermagem, que responderam ao questionário por e-mail. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso de Michael Foucault. Os aspectos éticos foram respeitados. A análise apontou três temáticas nos discursos dos diplomados - Sistema Único de Saúde, formação generalista e humanização. O estudo revelou uma aproximação das concepções e orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS com a realidade da práxis profissional, bem como desafios para a formação do enfermeiro.
id UFRGS-2_e3fb9b6ea8bcf8dfb88305635787629e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28857
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corbellini, Valéria LambSantos, Beatriz Regina Lara dosOjeda, Beatriz SebbenGerhardt, Luiza MariaEldt, Olga RosáriaStein, Sarah CeolinMello, Denise Teixeira de2011-05-04T06:00:19Z20100034-7167http://hdl.handle.net/10183/28857000764623A investigação teve como objetivo conhecer os nexos e desafios entre a formação e a práxis profissional e as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo qualitativo, com 34 diplomados em Enfermagem, que responderam ao questionário por e-mail. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso de Michael Foucault. Os aspectos éticos foram respeitados. A análise apontou três temáticas nos discursos dos diplomados - Sistema Único de Saúde, formação generalista e humanização. O estudo revelou uma aproximação das concepções e orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS com a realidade da práxis profissional, bem como desafios para a formação do enfermeiro.The objective of the study was to know the linkages and challenges between professional training and practice and the Curriculum Guidelines for Nursing Baccalaureate Degree Programs. It was a qualitative study, with 34 graduates in nursing, who answered an emailed questionnaire. Data analysis was based on Michael Foucault’s discourse analysis. The ethical aspects were observed. Analysis showed three themes in graduates discourses - Unified Health System, generalist professional training and humanization. The study revealed an approximation of concepts and guidelines of the Curriculum Guidelines for Nursing Baccalaureate Degree Programs and of the Unified Health System with the reality of professional practice along with challenges in the training of professional nurses.La investigación tuve como objetivo conocer los vínculos y desafíos entre la formación y práctica profesional y las recomendaciones de las Directrices Curriculares Nacionales del curso de pregrado de enfermería. Estudio cualitativo, con 34 licenciados en enfermería, que respondieron al cuestionario por correo electrónico. El análisis de los datos ha sido basada en la análisis de discurso de Michael Foucault. Los aspectos éticos se observaron. El análisis identifica tres temas en los discursos de los graduados – Sistema Único de Salud, la formación generalista y humanización. El estudio reveló una aproximación de conceptos y recomendaciones de las Directrices Curriculares Nacionales y del Sistema Único de Salud con la realidad de la práctica profesional, así como los retos para la formación de enfermeras.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 63, n.4 (jul./ago. 2010), p. 555-560Enfermeiros : Formação profissionalEducação em enfermagemEnfermagem : CurrículoEducationNursingCurriculumTeachingEducación en enfermeríaCurriculumEnseñanzaNexos e desafios na formação profissional do enfermeiroLinkages and challenges in the training of professional nurses Vínculos y desafios en la formación de los professionales de enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764623.pdf000764623.pdfTexto completoapplication/pdf68832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/1/000764623.pdfa5781cae88733745b6409f61b25952f0MD51TEXT000764623.pdf.txt000764623.pdf.txtExtracted Texttext/plain33292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/2/000764623.pdf.txt2fcfceade54c85a7be7f4adf7234ea48MD52THUMBNAIL000764623.pdf.jpg000764623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/3/000764623.pdf.jpgffc54a3654a2197f2fead7dde8eac54bMD5310183/288572018-10-18 09:22:55.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28857Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:22:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Linkages and challenges in the training of professional nurses
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Vínculos y desafios en la formación de los professionales de enfermería
title Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
spellingShingle Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
Corbellini, Valéria Lamb
Enfermeiros : Formação profissional
Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
Education
Nursing
Curriculum
Teaching
Educación en enfermería
Curriculum
Enseñanza
title_short Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
title_full Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
title_fullStr Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
title_full_unstemmed Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
title_sort Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro
author Corbellini, Valéria Lamb
author_facet Corbellini, Valéria Lamb
Santos, Beatriz Regina Lara dos
Ojeda, Beatriz Sebben
Gerhardt, Luiza Maria
Eldt, Olga Rosária
Stein, Sarah Ceolin
Mello, Denise Teixeira de
author_role author
author2 Santos, Beatriz Regina Lara dos
Ojeda, Beatriz Sebben
Gerhardt, Luiza Maria
Eldt, Olga Rosária
Stein, Sarah Ceolin
Mello, Denise Teixeira de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbellini, Valéria Lamb
Santos, Beatriz Regina Lara dos
Ojeda, Beatriz Sebben
Gerhardt, Luiza Maria
Eldt, Olga Rosária
Stein, Sarah Ceolin
Mello, Denise Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiros : Formação profissional
Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
topic Enfermeiros : Formação profissional
Educação em enfermagem
Enfermagem : Currículo
Education
Nursing
Curriculum
Teaching
Educación en enfermería
Curriculum
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Nursing
Curriculum
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Curriculum
Enseñanza
description A investigação teve como objetivo conhecer os nexos e desafios entre a formação e a práxis profissional e as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Estudo qualitativo, com 34 diplomados em Enfermagem, que responderam ao questionário por e-mail. A análise dos dados foi baseada na análise de discurso de Michael Foucault. Os aspectos éticos foram respeitados. A análise apontou três temáticas nos discursos dos diplomados - Sistema Único de Saúde, formação generalista e humanização. O estudo revelou uma aproximação das concepções e orientações das Diretrizes Curriculares e do SUS com a realidade da práxis profissional, bem como desafios para a formação do enfermeiro.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T06:00:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28857
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764623
identifier_str_mv 0034-7167
000764623
url http://hdl.handle.net/10183/28857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 63, n.4 (jul./ago. 2010), p. 555-560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/1/000764623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/2/000764623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28857/3/000764623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5781cae88733745b6409f61b25952f0
2fcfceade54c85a7be7f4adf7234ea48
ffc54a3654a2197f2fead7dde8eac54b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224725856256000