Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jacqueline Araújo de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97452
Resumo: O campo de estudo dentro do universo infantil é amplo e muitas variáveis podem ser aferidas, analisadas e correlacionadas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a função neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono. A metodologia utilizada foi um estudo transversal de coorte, onde, participaram deste estudo 25 crianças de terceiro e quarto anos do ensino fundamental. A presença ou não de distúrbios do sono foi avaliada através do questionário Sleep Disturbance Scale for Children in Portuguese e para a avaliação neuropsicológica foram utilizadas os testes: RAVEN, TDE e TAVIS III. Após análise e discussão dos resultados foi possível concluir que a frequencia encontrada de crianças com distúrbios do sono em uma população de escolares do terceiro e quarto ano do ensino fundamental de 90 participantes foi de 25 crianças (28%). Os tipos de distúrbios encontrados foram: Distúrbios de início e manutenção do sono; Distúrbio respiratório do sono; Distúrbio do despertar; Distúrbio de transição sono/vigília; Sonolência excessiva diurna e Hiperhidrose do sono, sendo o de maior incidência 68% (17 crianças) o Distúrbios respiratórios obstrutivos, e em segundo (8 crianças) 32% a hiperhidrose do sono. O nível intelectual das crianças estudadas apresentou-se na média e o desempenho escolar ficou abaixo da média, no nível inferior. Os níveis neuropsicológicos relacionados à seletividade, a alternância e a sustentação da atenção apresentaram-se deficitários, sendo a tarefa que exigia o nível sustentação da atenção a mais prejudicada. Ao correlacionar a presença de distúrbios do sono ao perfil de aprendizagem e as funções neuropsicológicas atencionais, apenas uma correlação ocorreu com significância...
id UNSP_a049ef82b20b04396b35fe14eedb71de
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97452
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sonoCrianças - SonoDisturbios do sonoAtençãoAprendizagemSleep disordersAttentionLearningChildren - SleepO campo de estudo dentro do universo infantil é amplo e muitas variáveis podem ser aferidas, analisadas e correlacionadas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a função neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono. A metodologia utilizada foi um estudo transversal de coorte, onde, participaram deste estudo 25 crianças de terceiro e quarto anos do ensino fundamental. A presença ou não de distúrbios do sono foi avaliada através do questionário Sleep Disturbance Scale for Children in Portuguese e para a avaliação neuropsicológica foram utilizadas os testes: RAVEN, TDE e TAVIS III. Após análise e discussão dos resultados foi possível concluir que a frequencia encontrada de crianças com distúrbios do sono em uma população de escolares do terceiro e quarto ano do ensino fundamental de 90 participantes foi de 25 crianças (28%). Os tipos de distúrbios encontrados foram: Distúrbios de início e manutenção do sono; Distúrbio respiratório do sono; Distúrbio do despertar; Distúrbio de transição sono/vigília; Sonolência excessiva diurna e Hiperhidrose do sono, sendo o de maior incidência 68% (17 crianças) o Distúrbios respiratórios obstrutivos, e em segundo (8 crianças) 32% a hiperhidrose do sono. O nível intelectual das crianças estudadas apresentou-se na média e o desempenho escolar ficou abaixo da média, no nível inferior. Os níveis neuropsicológicos relacionados à seletividade, a alternância e a sustentação da atenção apresentaram-se deficitários, sendo a tarefa que exigia o nível sustentação da atenção a mais prejudicada. Ao correlacionar a presença de distúrbios do sono ao perfil de aprendizagem e as funções neuropsicológicas atencionais, apenas uma correlação ocorreu com significância...The field of stury within the child's universe is vast and many variables can be measured, analyzed and correlated. Thus, this study aimed to investigate attentional neuropsychological function in children with sleep disorders. The methodology used was a cross-sectional cohort, where 25 children participated in this study of third and fourth of elementary school. The presence or absence of sleep disorders was assessed by questionnaire Sleep Disturbance Scale for Children in Portuguese and the neuropsychological tests were used: RAVEN, TDE and TAVIS III. After analysis and discussion of results it was concluded that the frequency found in children with sleep disorders in a population of schoolchildren of third and fourth years of elementary school 90 participants were 25 children (28%). The types of disorders were: disorders of onset and sleep maintenance, sleep breathing disorder, disorder of awakening; disorder transition sleep/walke cycle; hyperhidrosis excessive daytime sleepiness and sleep, with the highest incidence of 68% (17 children) the DROS and second (8 children) 32% hyperhydrosis sleep. The intellectual level of children studied had on the average and academic performance was below average at the lower level. The neuropsychological levels related to slectivity, switching and sustained attention deficit is presented, and the task that required sustained attention at the most affected. By correlating the presence of sleep disorders to the profile of learning attentional neuropsychological functions, only one occurred with significant positive correlation, which is between school performance and attentional task of sustained attention. It was concluded that during childhood, for better learning and... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Jacqueline Araújo de [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2012-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis59 f. : il.application/pdfSOUZA, Jacqueline Araújo de. Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono. 2012. 59 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/97452000706312souza_ja_me_bauru.pdf33004056085P08981913622244863Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:21:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97452Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:04:12.844850Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
title Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
spellingShingle Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
Souza, Jacqueline Araújo de [UNESP]
Crianças - Sono
Disturbios do sono
Atenção
Aprendizagem
Sleep disorders
Attention
Learning
Children - Sleep
title_short Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
title_full Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
title_fullStr Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
title_full_unstemmed Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
title_sort Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono
author Souza, Jacqueline Araújo de [UNESP]
author_facet Souza, Jacqueline Araújo de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jacqueline Araújo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Sono
Disturbios do sono
Atenção
Aprendizagem
Sleep disorders
Attention
Learning
Children - Sleep
topic Crianças - Sono
Disturbios do sono
Atenção
Aprendizagem
Sleep disorders
Attention
Learning
Children - Sleep
description O campo de estudo dentro do universo infantil é amplo e muitas variáveis podem ser aferidas, analisadas e correlacionadas. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a função neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono. A metodologia utilizada foi um estudo transversal de coorte, onde, participaram deste estudo 25 crianças de terceiro e quarto anos do ensino fundamental. A presença ou não de distúrbios do sono foi avaliada através do questionário Sleep Disturbance Scale for Children in Portuguese e para a avaliação neuropsicológica foram utilizadas os testes: RAVEN, TDE e TAVIS III. Após análise e discussão dos resultados foi possível concluir que a frequencia encontrada de crianças com distúrbios do sono em uma população de escolares do terceiro e quarto ano do ensino fundamental de 90 participantes foi de 25 crianças (28%). Os tipos de distúrbios encontrados foram: Distúrbios de início e manutenção do sono; Distúrbio respiratório do sono; Distúrbio do despertar; Distúrbio de transição sono/vigília; Sonolência excessiva diurna e Hiperhidrose do sono, sendo o de maior incidência 68% (17 crianças) o Distúrbios respiratórios obstrutivos, e em segundo (8 crianças) 32% a hiperhidrose do sono. O nível intelectual das crianças estudadas apresentou-se na média e o desempenho escolar ficou abaixo da média, no nível inferior. Os níveis neuropsicológicos relacionados à seletividade, a alternância e a sustentação da atenção apresentaram-se deficitários, sendo a tarefa que exigia o nível sustentação da atenção a mais prejudicada. Ao correlacionar a presença de distúrbios do sono ao perfil de aprendizagem e as funções neuropsicológicas atencionais, apenas uma correlação ocorreu com significância...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Jacqueline Araújo de. Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono. 2012. 59 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/97452
000706312
souza_ja_me_bauru.pdf
33004056085P0
8981913622244863
identifier_str_mv SOUZA, Jacqueline Araújo de. Avaliação neuropsicológica atencional de crianças com distúrbios do sono. 2012. 59 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000706312
souza_ja_me_bauru.pdf
33004056085P0
8981913622244863
url http://hdl.handle.net/11449/97452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129388836814848