Atos racistas da justiça noticiados por duas mídias jornalísticas: uma análise dialógica do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bene, Adriana Zanon
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242615
Resumo: O racismo consiste em um processo histórico e político que contribui para a perpetuação das desigualdades e da violência voltadas para a população vítima desse comportamento. Vale colocar que o racismo é sempre estrutural, sendo um elemento que integra diferentes esferas da sociedade brasileira. Assim, no Brasil, a representação social racista do sujeito negro como violento e agressivo gera mortes físicas e o encarceramento em massa. O objetivo geral do presente trabalho é comparar como atos racistas da justiça são noticiados por duas mídias jornalísticas brasileiras. Os objetivos específicos são os seguintes: refletir sobre como o autor se manifesta nesses enunciados (seu tom enunciativo, seu projeto de dizer, os aspectos ideológicos que se manifestam no seu discurso); refletir sobre a imagem do destinatário desses enunciados. O corpus é composto por duas reportagens, uma de cada mídia selecionada, que versam exatamente sobre o mesmo ato racista da justiça, o caso de um jovem negro que foi preso injustamente enquanto estava num ponto de ônibus. As matérias foram retiradas de duas mídias jornalísticas online: “Alma Preta Jornalismo” e “Ponte Jornalismo”. Como suporte teórico-metodológico é utilizada a análise dialógica do discurso, com enfoque nos conceitos de diálogo, relação de alteridade, signo ideológico, gênero discursivo e enunciado verbo-visual. Como resultados tem-se que os autores das duas reportagens se identificam com os interlocutores presumidos, pessoas negras e/ou periféricas, sendo que a “Alma Preta” afirma seu projeto de dizer a partir de um lugar negro e periférico e tem como autor um homem negro, enquanto a “Ponte” reforça essa identificação ao escolher uma mulher negra e engajada com os direitos humanos como autora da reportagem. Ademais, o projeto de dizer da “Alma Preta” é voltado para um discurso antirracista, ao passo que a “Ponte” afirma um discurso mais pautado em questões jurídicas. Quanto ao gênero discursivo “reportagem”, ambas as mídias colocam tanto o ponto de vista dos familiares da vítima e da advogada de defesa, que trazem uma versão do caso que aponta para a inocência da vítima, quanto o ponto de vista dos policiais e da testemunha, que tentam colocá-la como culpada pelo assalto. Apesar disso, o intuito das reportagens é denunciar que houve injustiça no caso de prisão do jovem. Conclui-se que apesar de ambas as mídias denunciarem atos racistas da justiça, a “Alma Preta” aborda mais explicitamente a questão racial envolvida na prisão injusta noticiada, bem como enfatiza a inocência do jovem negro. Espera-se que o trabalho tenha contribuído para uma discussão sobre o racismo, em especial aquele praticado pelo sistema judicial brasileiro, bem como para uma reflexão acerca de uma formação docente crítica, que tem a possibilidade de abordar o racismo juntamente com o gênero discursivo “reportagem” no contexto de sala de aula.
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Os objetivos específicos são os seguintes: refletir sobre como o autor se manifesta nesses enunciados (seu tom enunciativo, seu projeto de dizer, os aspectos ideológicos que se manifestam no seu discurso); refletir sobre a imagem do destinatário desses enunciados. O corpus é composto por duas reportagens, uma de cada mídia selecionada, que versam exatamente sobre o mesmo ato racista da justiça, o caso de um jovem negro que foi preso injustamente enquanto estava num ponto de ônibus. As matérias foram retiradas de duas mídias jornalísticas online: “Alma Preta Jornalismo” e “Ponte Jornalismo”. Como suporte teórico-metodológico é utilizada a análise dialógica do discurso, com enfoque nos conceitos de diálogo, relação de alteridade, signo ideológico, gênero discursivo e enunciado verbo-visual. Como resultados tem-se que os autores das duas reportagens se identificam com os interlocutores presumidos, pessoas negras e/ou periféricas, sendo que a “Alma Preta” afirma seu projeto de dizer a partir de um lugar negro e periférico e tem como autor um homem negro, enquanto a “Ponte” reforça essa identificação ao escolher uma mulher negra e engajada com os direitos humanos como autora da reportagem. Ademais, o projeto de dizer da “Alma Preta” é voltado para um discurso antirracista, ao passo que a “Ponte” afirma um discurso mais pautado em questões jurídicas. Quanto ao gênero discursivo “reportagem”, ambas as mídias colocam tanto o ponto de vista dos familiares da vítima e da advogada de defesa, que trazem uma versão do caso que aponta para a inocência da vítima, quanto o ponto de vista dos policiais e da testemunha, que tentam colocá-la como culpada pelo assalto. Apesar disso, o intuito das reportagens é denunciar que houve injustiça no caso de prisão do jovem. Conclui-se que apesar de ambas as mídias denunciarem atos racistas da justiça, a “Alma Preta” aborda mais explicitamente a questão racial envolvida na prisão injusta noticiada, bem como enfatiza a inocência do jovem negro. Espera-se que o trabalho tenha contribuído para uma discussão sobre o racismo, em especial aquele praticado pelo sistema judicial brasileiro, bem como para uma reflexão acerca de uma formação docente crítica, que tem a possibilidade de abordar o racismo juntamente com o gênero discursivo “reportagem” no contexto de sala de aula.Racism consists in a historical and political process that contributes to the perpetuation of inequalities and violence against the victim population of this behavior. It is worth mentioning that racism is always structural, being an element that integrates different spheres of Brazilian society. Thus, in Brazil, the racist social representation of the black subject as violent and aggressive generates physical deaths and mass incarceration. The general objective of the present work is to compare how racist acts of justice are reported by two Brazilian journalistic media. The specific objectives are the following ones: to reflect on how the author manifests himself in these statements (his enunciative tone, his project of saying, the ideological aspects that are manifested in his speech); reflect on the image of the recipient of these statements. The corpus is composed by two reports, one from each selected media, which deal with the same racist act of justice, the case of a young black man who was unfairly arrested while he was at a bus stop. The articles were taken from two online journalistic media: “Alma Preta Jornalismo” and “Ponte Jornalismo”. Dialogic discourse analysis is used as a theoretical-methodological support, focusing on the concepts of dialogue, relationship of otherness, ideological sign, discursive genre, and verbal-visual statement. As results, the authors of the two reports identify themselves with the presumed interlocutors, black and/or peripheral people, and “Alma Preta” affirms its project of saying from a black and peripheral place and has as its author a black man, while “Ponte” reinforces this identification by choosing a black woman who is committed to human rights as the author of the report. In addition, the project of saying of “Alma Preta” is focused on an anti-racist discourse, while “Ponte” affirms a discourse more based on legal issues. As for the discursive genre "report", both media present both the point of view of the victim's relatives and the defense lawyer, who bring a version of the case that points to Gabriel's innocence, and the point of view of the police and the witness, who try to place the young man as guilty of the robbery. Despite this, the purpose of the reports is to denounce that there was injustice in the case of the arrest of the young man. It is concluded that although both media denounce racist acts of justice, “Alma Preta” more explicitly addresses the racial issue involved in the wrongful arrest reported, as well as emphasizes the innocence of the young black man. It is hoped that the work has contributed to a discussion about racism, especially that practiced by the Brazilian judicial system, as well as to a reflection on critical teacher training, which has the possibility of addressing racism together with the discursive genre " reporting” in the classroom context.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bene, Adriana Zanon2023-03-22T18:22:13Z2023-03-22T18:22:13Z2023-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:19:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242615Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:15:01.372425Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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