Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosa Aparecida do Couto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193224
Resumo: O objetivo principal desta tese é analisar os aspectos experimentais da obra musical de Itamar Assumpção, artista relacionado à movimentação cultural conhecida como Vanguarda Paulista, ocorrida em São Paulo, no início dos anos 80. Os artistas ligados à Vanguarda Paulista assumiram uma posição crítica e criativa frente às imposições do mercado musical. As principais fontes dessa pesquisa são os sete álbuns de estúdio lançados durante a carreira de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava !, Bicho de 7 cabeças vol. I, II e III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Para sempre agora e Pretobrás - por que eu não pensei nisso antes? Tendo esse material como suporte, a pesquisa procura demonstrar como a negritude e as referências culturais afro-brasileiras são utilizadas de maneira inovadora, a fim de construir uma linguagem musical específica. Por fim, este trabalho elucida as relações intrínsecas entre o racismo institucional / sistêmico e o mercado musical, com base no reforço de estereótipos negativos impostos aos afro-brasileiros, que impactam diretamente a obra do artista estudado.
id UNSP_a0716289fd4c1784e6afd11ba64d15f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193224
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda PaulistaItamar Assumpção and the urban crossroad: blackness and experimentalism in Vanguarda PaulistaItamar Assumpção y la encrucijada urbana: negritud y experimentalismo en la Vanguarda PaulistaItamar AssumpçãoMúsica ExperimentalMúsica PopularRacismoIndústria FonográficaExperimental MusicPopular MusicRacismPhonographic IndustryIndustria DiscográficaO objetivo principal desta tese é analisar os aspectos experimentais da obra musical de Itamar Assumpção, artista relacionado à movimentação cultural conhecida como Vanguarda Paulista, ocorrida em São Paulo, no início dos anos 80. Os artistas ligados à Vanguarda Paulista assumiram uma posição crítica e criativa frente às imposições do mercado musical. As principais fontes dessa pesquisa são os sete álbuns de estúdio lançados durante a carreira de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava !, Bicho de 7 cabeças vol. I, II e III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Para sempre agora e Pretobrás - por que eu não pensei nisso antes? Tendo esse material como suporte, a pesquisa procura demonstrar como a negritude e as referências culturais afro-brasileiras são utilizadas de maneira inovadora, a fim de construir uma linguagem musical específica. Por fim, este trabalho elucida as relações intrínsecas entre o racismo institucional / sistêmico e o mercado musical, com base no reforço de estereótipos negativos impostos aos afro-brasileiros, que impactam diretamente a obra do artista estudado.This dissertation’s main objective is to analyze the experimental aspects of the Itamar Assumpção's musical work, an artist related to the cultural movement known as Vanguarda Paulista, which took place in São Paulo, in the early 1980s.Vanguarda Paulista was an artistic scene in which musicians took a critical and creative stand against the musical market impositions. The main sources for this reserach are the seven studio albums released during the Assumpção's career: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava!, Bicho de 7 cabeças vol. I, II and III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora and Pretobrás -por que que eu não pensei nisso antes? Having this material as support the research seeks to demonstrate how blackness and Afro-Brazilian cultural references are used in an innovative way, in order to build a specific musical language. Finally, this work elucidates the intrinsic relations between institutional / systemic racism and the musical market, based on the reinforcement of negative stereotypes imposed to the Afro-Brazilians that directly impact the work of the studied artist.El objetivo principal de esta tesis es analizar los aspectos experimentales de la obra musical de Itamar Assumpção, artista afín al movimiento cultural conocido como Vanguarda Paulista, que tuvo lugar en São Paulo, Brasil, a principios de la década de 1980. Los artistas vinculados a la Vanguarda Paulista asumieron una posición crítica y creativa contra las imposiciones del mercado de la música. Las principales fuentes de esta investigación son los siete álbumes de estudio publicados durante la carrera de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era só o que faltava!, Bicho de 7 cabeças vol. I, II y III, Ataulfo por Alves de Itamar Assumpção – Pra sempre agora y Pretobrás - por que que eu não pensei nisso antes? Con este material como soporte, la investigación busca demostrar cómo la negritud y las referencias culturales afrobrasileñas son utilizadas de manera innovadora, para construir un lenguaje musical específico. Finalmente, este trabajo dilucida las relaciones intrínsecas entre el racismo institucional / sistémico y el mercado musical, a partir del refuerzo de estereotipos negativos impuestos a los afrobrasileños, que impactan directamente en la obra del artista estudiado.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fenerick, José Adriano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rosa Aparecida do Couto2020-08-19T16:20:33Z2020-08-19T16:20:33Z2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19322433004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-05T06:06:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-05T06:06:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
Itamar Assumpção and the urban crossroad: blackness and experimentalism in Vanguarda Paulista
Itamar Assumpção y la encrucijada urbana: negritud y experimentalismo en la Vanguarda Paulista
title Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
spellingShingle Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
Silva, Rosa Aparecida do Couto
Itamar Assumpção
Música Experimental
Música Popular
Racismo
Indústria Fonográfica
Experimental Music
Popular Music
Racism
Phonographic Industry
Industria Discográfica
title_short Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
title_full Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
title_fullStr Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
title_full_unstemmed Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
title_sort Itamar Assumpção e a encruzilhada urbana: negritude e experimentalismo na Vanguarda Paulista
author Silva, Rosa Aparecida do Couto
author_facet Silva, Rosa Aparecida do Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fenerick, José Adriano [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosa Aparecida do Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Itamar Assumpção
Música Experimental
Música Popular
Racismo
Indústria Fonográfica
Experimental Music
Popular Music
Racism
Phonographic Industry
Industria Discográfica
topic Itamar Assumpção
Música Experimental
Música Popular
Racismo
Indústria Fonográfica
Experimental Music
Popular Music
Racism
Phonographic Industry
Industria Discográfica
description O objetivo principal desta tese é analisar os aspectos experimentais da obra musical de Itamar Assumpção, artista relacionado à movimentação cultural conhecida como Vanguarda Paulista, ocorrida em São Paulo, no início dos anos 80. Os artistas ligados à Vanguarda Paulista assumiram uma posição crítica e criativa frente às imposições do mercado musical. As principais fontes dessa pesquisa são os sete álbuns de estúdio lançados durante a carreira de Itamar Assumpção: Beleléu Leléu Eu, Sampa Midnight, Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava !, Bicho de 7 cabeças vol. I, II e III, Ataulfo Alves por Itamar Assumpção - Para sempre agora e Pretobrás - por que eu não pensei nisso antes? Tendo esse material como suporte, a pesquisa procura demonstrar como a negritude e as referências culturais afro-brasileiras são utilizadas de maneira inovadora, a fim de construir uma linguagem musical específica. Por fim, este trabalho elucida as relações intrínsecas entre o racismo institucional / sistêmico e o mercado musical, com base no reforço de estereótipos negativos impostos aos afro-brasileiros, que impactam diretamente a obra do artista estudado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19T16:20:33Z
2020-08-19T16:20:33Z
2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193224
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/193224
identifier_str_mv 33004072013P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964822805151744