Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90918
Resumo: A presente dissertação é resultado do desenvolvimento de um projeto maior cujo título é Avaliação dos impactos da cultura de cana-de-açúcarm seus subprodutos na região de Jaú com a finalidade de subsidiar o ensino e a aprendizagem de forma inter de multidisciplinar, financiado pela Fapesp (Processo 2005/54742-1) o qual objetivou avaliar as consequencia da implantação de um projeto de cunho interdisciplinar e contextualizado no ensino médio. O termo interdisciplinar tem sido usado comumente para designar ações didáticas que buscam ultrapassar o ensino tradicional, em que os conteúdos são abarcados de forma estanque e descontextualizados da realidade dos alunos. No entanto, embora as pesquisas apontem para a necessidade de propostas interdisciplinares, não há devida articulação entre a interdisciplinaridade científica e aquela possível de ser praticada no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa buscou analisar, sob a perspectiva dos professores participantes do projeto, como os mesmos avaliaram seus alunos por meio de uma tabela contendo dois domínios epistêmicos (de linguagem e seus valores e das habilidades cognitivas), identificando quais as habilidades selecionadas nas tabelas eram identificadas em cada aluno após as atividades propostas; quais as ferramentas utilizadas pelos professores de Física e Biologia para elaborar as atividades de modo de fazê-las contextualizadas e interdisciplinares e ainda como esses professores avaliam o projeto como um todo. Constatamos que professores responsáveis por disciplinas diferentes, avaliam o mesmo aluno - em termos de aquisição das habilidades cognitivas selecionadas - de forma bem diferente. Essa discrepância é explicada pelos mesmos, devido à epistemologia características de cada disciplina ou ainda devido à forma que cada professor...
id UNSP_a0845401e7fb5fcde9abdaae8dad0f43
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinarCienciaScienceA presente dissertação é resultado do desenvolvimento de um projeto maior cujo título é Avaliação dos impactos da cultura de cana-de-açúcarm seus subprodutos na região de Jaú com a finalidade de subsidiar o ensino e a aprendizagem de forma inter de multidisciplinar, financiado pela Fapesp (Processo 2005/54742-1) o qual objetivou avaliar as consequencia da implantação de um projeto de cunho interdisciplinar e contextualizado no ensino médio. O termo interdisciplinar tem sido usado comumente para designar ações didáticas que buscam ultrapassar o ensino tradicional, em que os conteúdos são abarcados de forma estanque e descontextualizados da realidade dos alunos. No entanto, embora as pesquisas apontem para a necessidade de propostas interdisciplinares, não há devida articulação entre a interdisciplinaridade científica e aquela possível de ser praticada no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa buscou analisar, sob a perspectiva dos professores participantes do projeto, como os mesmos avaliaram seus alunos por meio de uma tabela contendo dois domínios epistêmicos (de linguagem e seus valores e das habilidades cognitivas), identificando quais as habilidades selecionadas nas tabelas eram identificadas em cada aluno após as atividades propostas; quais as ferramentas utilizadas pelos professores de Física e Biologia para elaborar as atividades de modo de fazê-las contextualizadas e interdisciplinares e ainda como esses professores avaliam o projeto como um todo. Constatamos que professores responsáveis por disciplinas diferentes, avaliam o mesmo aluno - em termos de aquisição das habilidades cognitivas selecionadas - de forma bem diferente. Essa discrepância é explicada pelos mesmos, devido à epistemologia características de cada disciplina ou ainda devido à forma que cada professor...This dissertation is the result of the development a larger project entitled Impact Assessment of the Culture of Sugar Cane and their sub-products in Jau and region with Purpose Assist the Teaching and Learning Shape Inter and Multidisciplinary, funded by Fapesp (Process 2005/54742-1) with the objective of evaluating the consequences of implementating a interdisciplinary and contextualized project in High School. The term interdisciplinary has been commonly used to designate actions that seek toovercome traditional didatic teaching, in which the contents are understood to be impermeable and descontextualized from the reality of students. However, although studies point to the need for interdisciplinary proposals, there is no proper coordination between interdisciplinary scientific and that can be practiced in the school environment. Thus, this study sought to examine the perspective of teachers participating in this project, how they assessed their students through a table containing two epistemic domains (language and values, and cognitive skills) identifying what skills selected tables were identified in each student after the activities, what are the tools used by teachers of Physical and Biology to develop activities in order to make them contextualized and interdisciplinary and as such teachers assess the project as a whole. We found that teachers responsible for different disciplines, evaluate the same student - in terms of aquisition of cognitive skills-selected quite differently. This discrepancy is explained by the same due to the epistemology characteristic of each discipline or because the way that each teacher plans his class. In addition, teachers recognize the positive impact of the project as a possibility of collective work, mentioning the use of tables as a collective instrument of evaluation, and the position of teacher... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2012-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. :application/pdfOLIVEIRA, Thais Benetti de. Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar. 2012. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90918000689816oliveira_tb_me_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:28:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:38:04.253197Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
title Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
spellingShingle Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]
Ciencia
Science
title_short Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
title_full Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
title_fullStr Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
title_full_unstemmed Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
title_sort Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar
author Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]
author_facet Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thais Benetti de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Science
topic Ciencia
Science
description A presente dissertação é resultado do desenvolvimento de um projeto maior cujo título é Avaliação dos impactos da cultura de cana-de-açúcarm seus subprodutos na região de Jaú com a finalidade de subsidiar o ensino e a aprendizagem de forma inter de multidisciplinar, financiado pela Fapesp (Processo 2005/54742-1) o qual objetivou avaliar as consequencia da implantação de um projeto de cunho interdisciplinar e contextualizado no ensino médio. O termo interdisciplinar tem sido usado comumente para designar ações didáticas que buscam ultrapassar o ensino tradicional, em que os conteúdos são abarcados de forma estanque e descontextualizados da realidade dos alunos. No entanto, embora as pesquisas apontem para a necessidade de propostas interdisciplinares, não há devida articulação entre a interdisciplinaridade científica e aquela possível de ser praticada no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa buscou analisar, sob a perspectiva dos professores participantes do projeto, como os mesmos avaliaram seus alunos por meio de uma tabela contendo dois domínios epistêmicos (de linguagem e seus valores e das habilidades cognitivas), identificando quais as habilidades selecionadas nas tabelas eram identificadas em cada aluno após as atividades propostas; quais as ferramentas utilizadas pelos professores de Física e Biologia para elaborar as atividades de modo de fazê-las contextualizadas e interdisciplinares e ainda como esses professores avaliam o projeto como um todo. Constatamos que professores responsáveis por disciplinas diferentes, avaliam o mesmo aluno - em termos de aquisição das habilidades cognitivas selecionadas - de forma bem diferente. Essa discrepância é explicada pelos mesmos, devido à epistemologia características de cada disciplina ou ainda devido à forma que cada professor...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Thais Benetti de. Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar. 2012. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90918
000689816
oliveira_tb_me_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv OLIVEIRA, Thais Benetti de. Avaliação do processo de aprendizagem em alunos de ensino médio sob a perspectiva dos professores: apontamentos referentes a uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar. 2012. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000689816
oliveira_tb_me_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/90918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129538259943424