A relação professor-aluno e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem de ciências no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carminatti, Bruna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188240
Resumo: As pesquisas sobre o Ensino de Ciências no Ensino Médio são, normalmente, perpassadas por temáticas como o uso de atividades experimentais, formação de professores, saberes docentes, currículo, ludicidade, Educação Inclusiva, metodologias de ensino, entre outros. Partindo do intento de contribuir para a melhoria do Ensino de Ciências, através da alfabetização científica e da formação integral do estudante como cidadão, esta pesquisa faz emergir duas temáticas de investigação ainda pouco exploradas: a afetividade e a relação professor-aluno. Assim, surge uma tríade investigativa inédita que relaciona o Ensino de Ciências, a afetividade e a relação professor aluno no contexto do Ensino Médio. Trazendo-se elementos relacionados às temáticas mais comuns e alicerçando-se em bases teóricas cognitivistas e socioculturais, as quais postulam que os estudantes são sujeitos dos processos de ensino e de aprendizagem e que aprendem pela interação social – tornou-se possível correlacionar o enfoque afetivo e a construção das relações professor-aluno com o Ensino de Ciências, de acordo com a proposta triádica. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Públicas de Ensino Médio do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo professores da área das Ciências da Natureza e alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio de 2016. A metodologia de coleta de dados teve cunho qualitativo e etnográfico e, por meio de questionários, entrevistas e análise de documentos, permitiu compilar dados importantes acerca das concepções de professores e alunos sobre a temática investigada, bem como, a compreensão da organização escolar frente a mesma, sendo que os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo. Um levantamento bibliográfico realizado mapeou as publicações científicas relacionadas à tríade, e a partir disso, constatou-se um pequeno número de publicações que relacionassem a afetividade com a relação professor-aluno no contexto do Ensino de Ciências do Ensino Médio. Conclui-se, portanto, nesta pesquisa que tanto professores como alunos percebem a afetividade e as relações professor-aluno como fatores que influenciam de forma positiva no Ensino de Ciências e que as escolas, mesmo que em seus documentos não haja referências diretas a elas, propiciam espaço para a construção de relações professor-aluno adequadas, em um enfoque afetivo, que contribui decisivamente para os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências, visando à formação integral do estudante, constituindo, portanto, uma temática importante que merece atenção e mais espaço para discussão no meio acadêmico e escolar.
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Trazendo-se elementos relacionados às temáticas mais comuns e alicerçando-se em bases teóricas cognitivistas e socioculturais, as quais postulam que os estudantes são sujeitos dos processos de ensino e de aprendizagem e que aprendem pela interação social – tornou-se possível correlacionar o enfoque afetivo e a construção das relações professor-aluno com o Ensino de Ciências, de acordo com a proposta triádica. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Públicas de Ensino Médio do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo professores da área das Ciências da Natureza e alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio de 2016. A metodologia de coleta de dados teve cunho qualitativo e etnográfico e, por meio de questionários, entrevistas e análise de documentos, permitiu compilar dados importantes acerca das concepções de professores e alunos sobre a temática investigada, bem como, a compreensão da organização escolar frente a mesma, sendo que os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo. Um levantamento bibliográfico realizado mapeou as publicações científicas relacionadas à tríade, e a partir disso, constatou-se um pequeno número de publicações que relacionassem a afetividade com a relação professor-aluno no contexto do Ensino de Ciências do Ensino Médio. Conclui-se, portanto, nesta pesquisa que tanto professores como alunos percebem a afetividade e as relações professor-aluno como fatores que influenciam de forma positiva no Ensino de Ciências e que as escolas, mesmo que em seus documentos não haja referências diretas a elas, propiciam espaço para a construção de relações professor-aluno adequadas, em um enfoque afetivo, que contribui decisivamente para os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências, visando à formação integral do estudante, constituindo, portanto, uma temática importante que merece atenção e mais espaço para discussão no meio acadêmico e escolar.The researches about Science Teaching in High School are usually pervaded by themes such as the use of experimental activities, teacher training, teacher knowledge, curriculum, playfulness, Inclusive Education, teaching methodologies, among others. Based on the intent to contribute to the improvement of science teaching, through scientific literacy and integral formation of the student as a citizen, this research brings out two thematic research still little explored: affectivity and teacher-student relationship. Thus, arises an unprecedented investigative triad that relates science education, affectivity and the teacher student relationship in the context of high school. Bringing elements related to the most common themes and based on cognitivist and socio-culturalism theoretical bases, which postulate that students are subjects of the teaching and learning processes and that they learn by social interaction - has become it is possible to correlate the affective focus and the construction of teacher-student relationships with Science Teaching, according to the triadic proposal. The research was carried out in two Public High Schools of the North of the State of Rio Grande do Sul, involving teachers of the Nature Sciences area and students of the first and third year of the High School of 2016. The methodology of data collection had qualitative and ethnographic, and through questionnaires, interviews and document analysis, allowed to compile important data about the conceptions of teachers and students about the subject investigated, as well as, the understanding of the school organization in front of the same, and the data were treated through Content Analysis. A bibliographical survey carried out mapped the scientific publications related to the triad, and from this, it was observed a small number of publications that related the affectivity with the teacher-student relationship in the context of High School Science Teaching. It can be concluded, therefore, in this research, that both teachers and students perceive affection and teacher-student relationships as factors that positively influence Science Teaching and that schools, even though in their documents there are no direct references to them, provide space for the construction of appropriate teacher-student relations, in an affective focus, which contributes decisively to the teaching and learning processes in Sciences, aiming the integral formation of the student, constituting, therefore, an important theme that deserves attention and more space for discussion in the academic and school environment.application/pdfporRelação professor-alunoAfetoEnsino e aprendizagemFormação de professoresEnsino de ciênciasEnsino médioTeacher-student relationshipScience teachingAffectivityA relação professor-aluno e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem de ciências no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084393.pdf.txt001084393.pdf.txtExtracted Texttext/plain405002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188240/2/001084393.pdf.txtc4e3e1d9bad6d295776eaf5108f95e91MD52ORIGINAL001084393.pdfTexto completoapplication/pdf2027620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188240/1/001084393.pdfbca4cf2da02078c6f9e37309b7d3d3e6MD5110183/1882402019-01-27 02:31:38.582779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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