Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Fernanda Valéria Ramos.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Mariane Costa da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252742
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC trouxe ao bojo de seu desafio, o desenvolvimento de um Plano de Negócios, dentro da categoria de Projetos Experimentais disposta no item B do art.3º do Regulamento para Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de Relações Públicas da UNESP. Assim, estabeleceu-se o objetivo de desenvolver um plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba/SP, com vistas a que esta se posicione como referência no mercado, proporcionando aos clientes um serviço personalizado e inesquecível. Para isso, foram abordados diversos aspectos fundamentais, desde o estudo da região em estudo (Piracicaba - SP), passando pela análise do mercado e culminando na apresentação do modelo organizacional para a empresa de eventos. A empresa de eventos terá como principal foco a realização de eventos automotivos de luxos. Além disso, serão oferecidos serviços de consultoria e assessoria, garantindo que cada evento contratado seja cuidadosamente planejado e executado com excelência. No decorrer deste trabalho, foram explorados os desafios e oportunidades que o mercado de eventos apresenta, levando-se em consideração aspectos como a concorrência, as tendências do setor, as preferências dos clientes, as exigências legais, a viabilidade financeira e a estratégica, levando em conta o investimento inicial necessário, os custos operacionais, as projeções de receitas e os possíveis riscos envolvidos. Neste sentido foi elaborado um plano de comunicação detalhado, considerando as estratégias de divulgação e promoção da empresa, a segmentação de mercado, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual capaz de transmitir os valores e a proposta de valor da empresa, instrumentalizando a produção da marca. Por fim, o trabalho contempla a estrutura organizacional da empresa de eventos, incluindo a definição de cargos e responsabilidades, o recrutamento e seleção de equipe qualificada, bem como a análise de aspectos legais e jurídicos pertinentes ao negócio.
id UNSP_a087f38a7d30725e6344d5a35c5916d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252742
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SPBusiness plan: business plan proposal for an events company in city of Piracicaba -SPRelações PúblicasEventosPlanejamento EstratégicoPlano de NegóciosPlano de ComunicaçãoO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC trouxe ao bojo de seu desafio, o desenvolvimento de um Plano de Negócios, dentro da categoria de Projetos Experimentais disposta no item B do art.3º do Regulamento para Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de Relações Públicas da UNESP. Assim, estabeleceu-se o objetivo de desenvolver um plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba/SP, com vistas a que esta se posicione como referência no mercado, proporcionando aos clientes um serviço personalizado e inesquecível. Para isso, foram abordados diversos aspectos fundamentais, desde o estudo da região em estudo (Piracicaba - SP), passando pela análise do mercado e culminando na apresentação do modelo organizacional para a empresa de eventos. A empresa de eventos terá como principal foco a realização de eventos automotivos de luxos. Além disso, serão oferecidos serviços de consultoria e assessoria, garantindo que cada evento contratado seja cuidadosamente planejado e executado com excelência. No decorrer deste trabalho, foram explorados os desafios e oportunidades que o mercado de eventos apresenta, levando-se em consideração aspectos como a concorrência, as tendências do setor, as preferências dos clientes, as exigências legais, a viabilidade financeira e a estratégica, levando em conta o investimento inicial necessário, os custos operacionais, as projeções de receitas e os possíveis riscos envolvidos. Neste sentido foi elaborado um plano de comunicação detalhado, considerando as estratégias de divulgação e promoção da empresa, a segmentação de mercado, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual capaz de transmitir os valores e a proposta de valor da empresa, instrumentalizando a produção da marca. Por fim, o trabalho contempla a estrutura organizacional da empresa de eventos, incluindo a definição de cargos e responsabilidades, o recrutamento e seleção de equipe qualificada, bem como a análise de aspectos legais e jurídicos pertinentes ao negócio.This Course Completion Work - TCC brought to the core of its challenge, the development of a Business Plan, within the category of Experimental Projects set out in item B of article 3 of the Regulation for Course Conclusion Works - TCC of Relations UNESP Public. Thus, the objective was established to develop a business plan for an events company in the city of Piracicaba/SP, with a view to positioning itself as a reference in the market, providing customers with a personalized and unforgettable service. To this end, several fundamental aspects were addressed, from the study of the region under study (Piracicaba - SP), through market analysis and culminating in the presentation of the organizational model for the events company. The events company will mainly focus on holding luxury automotive events. In addition, consultancy and advisory services will be offered, ensuring that each ontracted event is carefully planned and executed with excellence. During this work, the challenges and opportunities that the events market presents were explored, taking into account aspects such as competition, sector trends, customer preferences, legal requirements, financial and strategic viability, leading to taking into account the necessary initial investment, operating costs, revenue projections and possible risks involved. In this sense, a detailed communication plan was prepared, considering the company's publicity and promotion strategies, market segmentation, the establishment of strategic partnerships and the creation of a visual identity capable of transmitting the company's values and value proposition, instrumentalizing the brand’s production. Finally, the work covers the organizational structure of the events company, including the definition of roles and responsibilities, the recruitment and selection of qualified staff, as well as the analysis of legal and legal aspects pertinent to the business.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Nelson Russo de [UNESP]Galvão, Fernanda Valéria Ramos.Silva, Mariane Costa da2024-01-15T19:05:36Z2024-01-15T19:05:36Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALVÃO, F. V. R., ; SILVA, M. C. da. Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252742porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:08:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:40:49.136637Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
Business plan: business plan proposal for an events company in city of Piracicaba -SP
title Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
spellingShingle Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
Galvão, Fernanda Valéria Ramos.
Relações Públicas
Eventos
Planejamento Estratégico
Plano de Negócios
Plano de Comunicação
title_short Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
title_full Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
title_fullStr Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
title_full_unstemmed Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
title_sort Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP
author Galvão, Fernanda Valéria Ramos.
author_facet Galvão, Fernanda Valéria Ramos.
Silva, Mariane Costa da
author_role author
author2 Silva, Mariane Costa da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Nelson Russo de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Fernanda Valéria Ramos.
Silva, Mariane Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Eventos
Planejamento Estratégico
Plano de Negócios
Plano de Comunicação
topic Relações Públicas
Eventos
Planejamento Estratégico
Plano de Negócios
Plano de Comunicação
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC trouxe ao bojo de seu desafio, o desenvolvimento de um Plano de Negócios, dentro da categoria de Projetos Experimentais disposta no item B do art.3º do Regulamento para Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de Relações Públicas da UNESP. Assim, estabeleceu-se o objetivo de desenvolver um plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba/SP, com vistas a que esta se posicione como referência no mercado, proporcionando aos clientes um serviço personalizado e inesquecível. Para isso, foram abordados diversos aspectos fundamentais, desde o estudo da região em estudo (Piracicaba - SP), passando pela análise do mercado e culminando na apresentação do modelo organizacional para a empresa de eventos. A empresa de eventos terá como principal foco a realização de eventos automotivos de luxos. Além disso, serão oferecidos serviços de consultoria e assessoria, garantindo que cada evento contratado seja cuidadosamente planejado e executado com excelência. No decorrer deste trabalho, foram explorados os desafios e oportunidades que o mercado de eventos apresenta, levando-se em consideração aspectos como a concorrência, as tendências do setor, as preferências dos clientes, as exigências legais, a viabilidade financeira e a estratégica, levando em conta o investimento inicial necessário, os custos operacionais, as projeções de receitas e os possíveis riscos envolvidos. Neste sentido foi elaborado um plano de comunicação detalhado, considerando as estratégias de divulgação e promoção da empresa, a segmentação de mercado, o estabelecimento de parcerias estratégicas e a criação de uma identidade visual capaz de transmitir os valores e a proposta de valor da empresa, instrumentalizando a produção da marca. Por fim, o trabalho contempla a estrutura organizacional da empresa de eventos, incluindo a definição de cargos e responsabilidades, o recrutamento e seleção de equipe qualificada, bem como a análise de aspectos legais e jurídicos pertinentes ao negócio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-01-15T19:05:36Z
2024-01-15T19:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALVÃO, F. V. R., ; SILVA, M. C. da. Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252742
identifier_str_mv GALVÃO, F. V. R., ; SILVA, M. C. da. Plano de negócios: proposta de plano de negócios de uma empresa de eventos na cidade de Piracicaba - SP. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128843709415424