Gênero e profissão docente: as representações sociais das alunas egressas do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP, Campus de Presidente Prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elizabeth Angela dos [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92286
Resumo: Esta pesquisa é vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferenças e valores” e pretende aprofundar reflexões sobre a formação de professores, e sobre a concepção de profissão e profissionalidade docente do ponto de vista histórico/sociológico, analisando as questões relativas à feminização do trabalho docente. Sendo seu objeto de pesquisa identificar quais representações sociais as alunas egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP, campus de Presidente Prudente - SP constroem sobre a profissão docente e as relações de gênero nesta categoria. As relações de gênero não nos remetem apenas quantificação de mulheres que exercem a profissão, visto que essas relações são histórica e socialmente produzidas, corroborando para a produção de práticas masculinizantes e feminizantes, estabelecidas conforme as concepções de cada sociedade. A sociedade impõe padrões e cria representações sobre a figura do homem e da mulher. Essas representações envolvem as relações de gênero e devem ser entendidas como o resultado de tudo o que se expressa ou pensam sobre as diferenças biológicas. Estas representações não estão diretamente relacionadas as diferenças anatômicas entre homens e mulheres, mas são criações históricas, sociais e culturais que vivem em permanente mutação, e que definem os comportamentos masculinos e femininos...
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