O som como drama: a noção de affetto na escritura musical contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151102 |
Resumo: | A partir de meados década de 1950, momento em que a música serial entra em uma profunda crise, constatamos o surgimento de novas poéticas na música contemporânea. Como resultado, além de um cenário estilisticamente heterogêneo – fruto da ausência de um sistema musical em comum – testemunhamos no âmbito da composição musical uma retomada da expressividade. Isso ocorreu porque desde meados da segunda metade do século XIX – a partir da emergência de uma estética da música de cunho formalista – o ceticismo emotivo que inicialmente estava limitado ao debate estético foi, a partir da década de 1920, tomado como cerne de algumas práticas composicionais, especialmente naquelas de índole serial. Entretanto, antes de a criação musical contemporânea voltar a se dedicar à expressividade, houve, a partir da década de 1940, uma revisão de ordem estética tanto da tese formalista como da própria tese expressiva. Tal revisão mostrou-se fundamental na consolidação de uma nova ideia de expressividade musical, que por sua vez substanciou novos patamares técnicos e estilísticos para uma composição musical afetivamente orientada. Nestes termos, além de uma profunda modificação do papel da harmonia, constatamos o surgimento de uma nova noção de timbre, agora não mais limitado a um simples parâmetro, uma vez que alçado à condição de material musical, e desta feita suscetível a todas as ações previstas por uma escritura musical plena. No âmbito da música vocal, soma-se ainda uma profunda modificação do papel e do tratamento do libreto, por meio de novos procedimentos de escritura que passam a relativizar o tradicional paralelismo elementar entre o texto, seu significado semântico e a escritura musical, passando então a ressaltar as propriedades tímbricas e sonoras da língua, também enquanto um tipo de material musical. Os desdobramentos de ordem prática de questões desenvolvidas teoricamente nesse trabalho foram abordados por duas perspectivas. Primeiramente, por meio de comentários analíticos sobre a obra Retrato Falado da Paixão, de Flo Menezes, tomada como um exemplo de composição contemporânea afetivamente orientada; em um segundo momento, por meio da criação de uma nova peça musical, as Canções do mendigo, composta a partir de premissas trabalhadas nesta tese. |
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O som como drama: a noção de affetto na escritura musical contemporâneaThe sound as drama: the idea of affetto on contemporary musicMúsica contemporâneaAffettoExpressividadeEscritura musicalComposição musicalContemporary musicExpressivityMusical writing (écriture)Musical compositionA partir de meados década de 1950, momento em que a música serial entra em uma profunda crise, constatamos o surgimento de novas poéticas na música contemporânea. Como resultado, além de um cenário estilisticamente heterogêneo – fruto da ausência de um sistema musical em comum – testemunhamos no âmbito da composição musical uma retomada da expressividade. Isso ocorreu porque desde meados da segunda metade do século XIX – a partir da emergência de uma estética da música de cunho formalista – o ceticismo emotivo que inicialmente estava limitado ao debate estético foi, a partir da década de 1920, tomado como cerne de algumas práticas composicionais, especialmente naquelas de índole serial. Entretanto, antes de a criação musical contemporânea voltar a se dedicar à expressividade, houve, a partir da década de 1940, uma revisão de ordem estética tanto da tese formalista como da própria tese expressiva. Tal revisão mostrou-se fundamental na consolidação de uma nova ideia de expressividade musical, que por sua vez substanciou novos patamares técnicos e estilísticos para uma composição musical afetivamente orientada. Nestes termos, além de uma profunda modificação do papel da harmonia, constatamos o surgimento de uma nova noção de timbre, agora não mais limitado a um simples parâmetro, uma vez que alçado à condição de material musical, e desta feita suscetível a todas as ações previstas por uma escritura musical plena. No âmbito da música vocal, soma-se ainda uma profunda modificação do papel e do tratamento do libreto, por meio de novos procedimentos de escritura que passam a relativizar o tradicional paralelismo elementar entre o texto, seu significado semântico e a escritura musical, passando então a ressaltar as propriedades tímbricas e sonoras da língua, também enquanto um tipo de material musical. Os desdobramentos de ordem prática de questões desenvolvidas teoricamente nesse trabalho foram abordados por duas perspectivas. Primeiramente, por meio de comentários analíticos sobre a obra Retrato Falado da Paixão, de Flo Menezes, tomada como um exemplo de composição contemporânea afetivamente orientada; em um segundo momento, por meio da criação de uma nova peça musical, as Canções do mendigo, composta a partir de premissas trabalhadas nesta tese.From the mid-1950s, a moment when serial music enters a deep crisis, we can detect the emergence of new poetics in terms of contemporary music. As a result, in addition to a stylistically heterogeneous scenario – due to the absence of a common musical system – we observed, in the context of musical composition, a resumption of the issue of expressiveness. Such resumption came to happen due to the fact that, since the mid-second half of the nineteenth century – from the emergence of a formalist aesthetic of music – the emotive skepticism, initially restricted to the aesthetic debate, had been taken as the core of some compositional practices, especially those of a serial nature, from the 1920s on. However, before the contemporary musical composition went back to the issue of expressiveness, a revision of the aesthetic order of both the formalist and the expressive thesis took place as of the 1940s. Such revision proved to be fundamental in the consolidation of a new idea of musical expressivity. These new ideas substantiated new technical and stylistic dimensions of an affectively oriented musical composition. In these terms, in addition to an in-depth modification of the role of harmony, we see the emergence of a new notion of timbre, no longer limited to a simple parameter, now raised to the condition of a musical material, and thus susceptible to all actions supported by a full musical writing (écriture). In terms of vocal music, an in-depth modification of the role and treatment of the libretto is added by the use of new writing procedures which minimize the traditional elemental parallelism among the text, its semantical meaning, and the musical writing material, emphasizing the timbral and sound properties of the language also as a kind of musical material. The practical developments of the theoretical issues in this work were approached by two different perspectives. First, through analytical commentaries on Flo Menezes' Retrato Falado da Paixão, taken as an example of an affectively oriented contemporary composition. Secondly, through the creation of a new musical piece, Canções do mendigo, made up of premises developed in this thesis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes Filho, Florivaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martinelli, Leonardo [UNESP]2017-07-14T17:46:01Z2017-07-14T17:46:01Z2017-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15110200088907333004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-31T06:07:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:20.616460Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A partir de meados década de 1950, momento em que a música serial entra em uma profunda crise, constatamos o surgimento de novas poéticas na música contemporânea. Como resultado, além de um cenário estilisticamente heterogêneo – fruto da ausência de um sistema musical em comum – testemunhamos no âmbito da composição musical uma retomada da expressividade. Isso ocorreu porque desde meados da segunda metade do século XIX – a partir da emergência de uma estética da música de cunho formalista – o ceticismo emotivo que inicialmente estava limitado ao debate estético foi, a partir da década de 1920, tomado como cerne de algumas práticas composicionais, especialmente naquelas de índole serial. Entretanto, antes de a criação musical contemporânea voltar a se dedicar à expressividade, houve, a partir da década de 1940, uma revisão de ordem estética tanto da tese formalista como da própria tese expressiva. Tal revisão mostrou-se fundamental na consolidação de uma nova ideia de expressividade musical, que por sua vez substanciou novos patamares técnicos e estilísticos para uma composição musical afetivamente orientada. Nestes termos, além de uma profunda modificação do papel da harmonia, constatamos o surgimento de uma nova noção de timbre, agora não mais limitado a um simples parâmetro, uma vez que alçado à condição de material musical, e desta feita suscetível a todas as ações previstas por uma escritura musical plena. No âmbito da música vocal, soma-se ainda uma profunda modificação do papel e do tratamento do libreto, por meio de novos procedimentos de escritura que passam a relativizar o tradicional paralelismo elementar entre o texto, seu significado semântico e a escritura musical, passando então a ressaltar as propriedades tímbricas e sonoras da língua, também enquanto um tipo de material musical. Os desdobramentos de ordem prática de questões desenvolvidas teoricamente nesse trabalho foram abordados por duas perspectivas. Primeiramente, por meio de comentários analíticos sobre a obra Retrato Falado da Paixão, de Flo Menezes, tomada como um exemplo de composição contemporânea afetivamente orientada; em um segundo momento, por meio da criação de uma nova peça musical, as Canções do mendigo, composta a partir de premissas trabalhadas nesta tese. |
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