Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude136.htm http://hdl.handle.net/11449/148472 |
Resumo: | Introdução: A proposta deste trabalho surgiu à partir da Avaliação Fonoaudiológica de algumas crianças, que realizaram triagem no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” (CEAO) – Unidade Auxiliar, na área de Fonoaudiologia. Foi realizada inicialmente uma avaliação individual das crianças nesta área, onde pôde-se observar dificuldades na linguagem oral (distúrbio articulatório e gagueira), dificuldades escolares e dificuldades emocionais (enurese, encoprese, de relacionamento, etc). Observou-se então, que algumas das dificuldades estavam associadas às áreas de Fonoaudiologia e Psicologia. Objetivo: Desenvolver uma proposta de intervenção em grupo com essas crianças a fim de propiciar o reconhecimento de potenciais individuais e o desenvolvimento da capacidade para superação de suas dificuldades. Método: O referencial teórico utilizado foi o Psicodrama Moreniano, onde os propósitos são de promover a liberação da espontaneidade e criatividade da criança, através dos brinquedos, jogos, representações e outras atividades escolhidas por elas. Participaram desse trabalho 4 crianças, do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 13 anos. As sessões foram realizadas em sala de atendimento do CEAO, com tapete e almofadas de vários tamanhos, com duração de uma hora, perfazendo um total de 30 sessões para o trabalho como um todo. As atividades programadas para as sessões foram: jogos, brincadeiras, exercícios de respiração, relaxamento e do sistema motor oral. Realizou-se também orientações aos pais em grupo, discutindo temas relacionados as dificuldades das crianças. Resultados: Os resultados apresentados foram observados pelas terapeutas durante as sessões, dos relatos dos pais das crianças e dos seus professores, onde as crianças puderam estabelecer relações positivas entre elas e as terapeutas, fortalecendo assim as relações sociais e a confiança no meio em que vivem. Houve um desenvolvimento significativo da linguagem, com relação a gagueira e melhor compreensão da fala, progressos na escola, mais segurança e confiança no desempenho das atividades. Assim sendo, concluiu-se a importância dessa parceria no atendimento à crianças com dificuldades associadas. |
id |
UNSP_a147292518242a1ecc93df23543ca9c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148472 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadasIntrodução: A proposta deste trabalho surgiu à partir da Avaliação Fonoaudiológica de algumas crianças, que realizaram triagem no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” (CEAO) – Unidade Auxiliar, na área de Fonoaudiologia. Foi realizada inicialmente uma avaliação individual das crianças nesta área, onde pôde-se observar dificuldades na linguagem oral (distúrbio articulatório e gagueira), dificuldades escolares e dificuldades emocionais (enurese, encoprese, de relacionamento, etc). Observou-se então, que algumas das dificuldades estavam associadas às áreas de Fonoaudiologia e Psicologia. Objetivo: Desenvolver uma proposta de intervenção em grupo com essas crianças a fim de propiciar o reconhecimento de potenciais individuais e o desenvolvimento da capacidade para superação de suas dificuldades. Método: O referencial teórico utilizado foi o Psicodrama Moreniano, onde os propósitos são de promover a liberação da espontaneidade e criatividade da criança, através dos brinquedos, jogos, representações e outras atividades escolhidas por elas. Participaram desse trabalho 4 crianças, do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 13 anos. As sessões foram realizadas em sala de atendimento do CEAO, com tapete e almofadas de vários tamanhos, com duração de uma hora, perfazendo um total de 30 sessões para o trabalho como um todo. As atividades programadas para as sessões foram: jogos, brincadeiras, exercícios de respiração, relaxamento e do sistema motor oral. Realizou-se também orientações aos pais em grupo, discutindo temas relacionados as dificuldades das crianças. Resultados: Os resultados apresentados foram observados pelas terapeutas durante as sessões, dos relatos dos pais das crianças e dos seus professores, onde as crianças puderam estabelecer relações positivas entre elas e as terapeutas, fortalecendo assim as relações sociais e a confiança no meio em que vivem. Houve um desenvolvimento significativo da linguagem, com relação a gagueira e melhor compreensão da fala, progressos na escola, mais segurança e confiança no desempenho das atividades. Assim sendo, concluiu-se a importância dessa parceria no atendimento à crianças com dificuldades associadas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortega, Morgana Múrcia [UNESP]Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP]2017-01-18T18:11:48Z2017-01-18T18:11:48Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude136.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148472PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-15T14:47:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:17.106745Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
title |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
spellingShingle |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas Ortega, Morgana Múrcia [UNESP] |
title_short |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
title_full |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
title_fullStr |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
title_sort |
Uma proposta de atendimento fonoaudiológico e psicológico em grupo à crianças com queixas associadas |
author |
Ortega, Morgana Múrcia [UNESP] |
author_facet |
Ortega, Morgana Múrcia [UNESP] Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Morgana Múrcia [UNESP] Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP] |
description |
Introdução: A proposta deste trabalho surgiu à partir da Avaliação Fonoaudiológica de algumas crianças, que realizaram triagem no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” (CEAO) – Unidade Auxiliar, na área de Fonoaudiologia. Foi realizada inicialmente uma avaliação individual das crianças nesta área, onde pôde-se observar dificuldades na linguagem oral (distúrbio articulatório e gagueira), dificuldades escolares e dificuldades emocionais (enurese, encoprese, de relacionamento, etc). Observou-se então, que algumas das dificuldades estavam associadas às áreas de Fonoaudiologia e Psicologia. Objetivo: Desenvolver uma proposta de intervenção em grupo com essas crianças a fim de propiciar o reconhecimento de potenciais individuais e o desenvolvimento da capacidade para superação de suas dificuldades. Método: O referencial teórico utilizado foi o Psicodrama Moreniano, onde os propósitos são de promover a liberação da espontaneidade e criatividade da criança, através dos brinquedos, jogos, representações e outras atividades escolhidas por elas. Participaram desse trabalho 4 crianças, do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 13 anos. As sessões foram realizadas em sala de atendimento do CEAO, com tapete e almofadas de vários tamanhos, com duração de uma hora, perfazendo um total de 30 sessões para o trabalho como um todo. As atividades programadas para as sessões foram: jogos, brincadeiras, exercícios de respiração, relaxamento e do sistema motor oral. Realizou-se também orientações aos pais em grupo, discutindo temas relacionados as dificuldades das crianças. Resultados: Os resultados apresentados foram observados pelas terapeutas durante as sessões, dos relatos dos pais das crianças e dos seus professores, onde as crianças puderam estabelecer relações positivas entre elas e as terapeutas, fortalecendo assim as relações sociais e a confiança no meio em que vivem. Houve um desenvolvimento significativo da linguagem, com relação a gagueira e melhor compreensão da fala, progressos na escola, mais segurança e confiança no desempenho das atividades. Assim sendo, concluiu-se a importância dessa parceria no atendimento à crianças com dificuldades associadas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:48Z 2017-01-18T18:11:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude136.htm http://hdl.handle.net/11449/148472 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude136.htm http://hdl.handle.net/11449/148472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128525653245952 |