O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Ricardo Eleutério dos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97430
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes, por meio da aproximação entre a concepção da psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento psíquico na adolescência e a teoria filosófico-ontológica da individualidade para-si. Com o objetivo de superar visões naturalizantes e patologizantes sobre a adolescência, a presente pesquisa concebe a idade de transição como um momento privilegiado, no desenvolvimento humano, para a formação do pensamento por conceitos e postula que essa nova forma de pensamento, qual seja: o pensamento conceitual, capacita o adolescente a apropriar-se adequadamente das produções das esferas mais elevadas de objetivação do gênero humano como a ciência, a arte e a filosofia. Este trabalho analisa que a apropriação dessas objetivações não cotidianas, objetivações genéricas para-si, possibilita a formação de novas funções psicológicas superiores e, consequentemente, a formação do autodomínio da conduta e a estruturação da concepção de mundo e da personalidade do adolescente. A pesquisa conclui que a educação escolar dos adolescentes deve ser um processo mediador entre a esfera da vida cotidiana e as esferas não cotidianas da prática social. Daí sua contribuição decisiva, a partir da transmissão dos conteúdos sistematizados, para a formação da individualidade dos adolescentes, conduzindo-os no processo de superação por incorporação das funções psicológicas espontâneas às funções psicológicas voluntárias, ou seja, a passagem do em-si ao para-si
id UNSP_a1595ab484ec43218b21b47eff002f88
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97430
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentesEducaçãoAdolescênciaPsicologia educacionalAdolescenceEsta dissertação de mestrado apresenta aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes, por meio da aproximação entre a concepção da psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento psíquico na adolescência e a teoria filosófico-ontológica da individualidade para-si. Com o objetivo de superar visões naturalizantes e patologizantes sobre a adolescência, a presente pesquisa concebe a idade de transição como um momento privilegiado, no desenvolvimento humano, para a formação do pensamento por conceitos e postula que essa nova forma de pensamento, qual seja: o pensamento conceitual, capacita o adolescente a apropriar-se adequadamente das produções das esferas mais elevadas de objetivação do gênero humano como a ciência, a arte e a filosofia. Este trabalho analisa que a apropriação dessas objetivações não cotidianas, objetivações genéricas para-si, possibilita a formação de novas funções psicológicas superiores e, consequentemente, a formação do autodomínio da conduta e a estruturação da concepção de mundo e da personalidade do adolescente. A pesquisa conclui que a educação escolar dos adolescentes deve ser um processo mediador entre a esfera da vida cotidiana e as esferas não cotidianas da prática social. Daí sua contribuição decisiva, a partir da transmissão dos conteúdos sistematizados, para a formação da individualidade dos adolescentes, conduzindo-os no processo de superação por incorporação das funções psicológicas espontâneas às funções psicológicas voluntárias, ou seja, a passagem do em-si ao para-siThis dissertation presents theoretical support for school education of adolescents, through the integration between the design of cultural-historical psychology on the psychological development during adolescence and philosophical-ontological theory of individuality for itself. In order to overcome visions and naturalizing patologization about adolescence, this research conceives the age of transition as a privileged moment in human development, the formation of thought by concepts and postulates that this new way of thinking, which one, thinking conceptual, enables adolescents to take ownership of appropriately higher spheres of objectification of the human race as science, art and philosophy. This paper analyzes the appropriation of these objectivations not everyday objectivations generic for itself, enables the formation of new higher psychological functions and consequently the formation of self-control of behavior and structure of world view and personality of the teenager. The research concludes that education should be a mediating process between the sphere of everyday life and no walks everyday social practice. Hence his decisive contribution from the systematic transmission of content, for the formation of individuality teens, leading him in the process of overcoming the psychological functions by incorporating spontaneous volunteers to psychological functions, in other words, the transition from in-itself to the-itselfUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Anjos, Ricardo Eleutério dos [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2013-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f.application/pdfANJOS, Ricardo Eleutério dos. O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/97430000707823anjos_re_me_arafcl.pdf33004030079P22161593951236436Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:44:17.555834Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
title O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
spellingShingle O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
Anjos, Ricardo Eleutério dos [UNESP]
Educação
Adolescência
Psicologia educacional
Adolescence
title_short O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
title_full O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
title_fullStr O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
title_full_unstemmed O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
title_sort O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes
author Anjos, Ricardo Eleutério dos [UNESP]
author_facet Anjos, Ricardo Eleutério dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Ricardo Eleutério dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Adolescência
Psicologia educacional
Adolescence
topic Educação
Adolescência
Psicologia educacional
Adolescence
description Esta dissertação de mestrado apresenta aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes, por meio da aproximação entre a concepção da psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento psíquico na adolescência e a teoria filosófico-ontológica da individualidade para-si. Com o objetivo de superar visões naturalizantes e patologizantes sobre a adolescência, a presente pesquisa concebe a idade de transição como um momento privilegiado, no desenvolvimento humano, para a formação do pensamento por conceitos e postula que essa nova forma de pensamento, qual seja: o pensamento conceitual, capacita o adolescente a apropriar-se adequadamente das produções das esferas mais elevadas de objetivação do gênero humano como a ciência, a arte e a filosofia. Este trabalho analisa que a apropriação dessas objetivações não cotidianas, objetivações genéricas para-si, possibilita a formação de novas funções psicológicas superiores e, consequentemente, a formação do autodomínio da conduta e a estruturação da concepção de mundo e da personalidade do adolescente. A pesquisa conclui que a educação escolar dos adolescentes deve ser um processo mediador entre a esfera da vida cotidiana e as esferas não cotidianas da prática social. Daí sua contribuição decisiva, a partir da transmissão dos conteúdos sistematizados, para a formação da individualidade dos adolescentes, conduzindo-os no processo de superação por incorporação das funções psicológicas espontâneas às funções psicológicas voluntárias, ou seja, a passagem do em-si ao para-si
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-08
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/97430
000707823
anjos_re_me_arafcl.pdf
33004030079P2
2161593951236436
identifier_str_mv ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O desenvolvimento psíquico na idade de transição e a formação da individualidade para-si: aportes teóricos para a educação escolar de adolescentes. 2013. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000707823
anjos_re_me_arafcl.pdf
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/97430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129240425562112