Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143851
Resumo: A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, propõe o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Considerando que as funções exponenciais e logarítmicas possuem muitas aplicações que se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento e diante de dados alarmantes sobre o consumo de álcool por adolescentes, elaboramos uma proposta de modelagem matemática que permite a reflexão sobre o consumo de álcool e a contextualização das funções exponenciais e logarítmicas com suporte teórico ao professor.
id UNSP_a167f5f9ab45c5f1954e0fbab33f5856
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143851
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicasMathematical modeling in high school: an approach to the teaching of exponential and logarithmic functionsMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaFunçãoFunções exponenciaisMathematics - Study and teachingMathematicsFunctionExponentiation functionsA necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, propõe o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Considerando que as funções exponenciais e logarítmicas possuem muitas aplicações que se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento e diante de dados alarmantes sobre o consumo de álcool por adolescentes, elaboramos uma proposta de modelagem matemática que permite a reflexão sobre o consumo de álcool e a contextualização das funções exponenciais e logarítmicas com suporte teórico ao professor.The need to differentiate the teaching of mathematics, especially from topics related to daily lives of students, motivated this work that through mathematical modeling proposes the teaching of exponential and logarithmic functions. Taking into consideration the many applications of exponential and logarithmic functions that extend across many different areas of knowledge and the alarming statistics on the consumption of alcohol by teenagers, it was elaborated a proposal for mathematical modeling that allows some reflection about the consumption of alcohol and contextualization of the exponential and logarithmic functions with theoretical support to the teacher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teles, Ricardo de Sá [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]2016-09-12T20:32:57Z2016-09-12T20:32:57Z2016-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14385100087243133004137065P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:02:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:36.911824Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
Mathematical modeling in high school: an approach to the teaching of exponential and logarithmic functions
title Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
spellingShingle Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Função
Funções exponenciais
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Function
Exponentiation functions
title_short Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
title_full Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
title_fullStr Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
title_full_unstemmed Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
title_sort Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
author Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]
author_facet Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Ricardo de Sá [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Função
Funções exponenciais
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Function
Exponentiation functions
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática
Função
Funções exponenciais
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Function
Exponentiation functions
description A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, propõe o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Considerando que as funções exponenciais e logarítmicas possuem muitas aplicações que se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento e diante de dados alarmantes sobre o consumo de álcool por adolescentes, elaboramos uma proposta de modelagem matemática que permite a reflexão sobre o consumo de álcool e a contextualização das funções exponenciais e logarítmicas com suporte teórico ao professor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12T20:32:57Z
2016-09-12T20:32:57Z
2016-08-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143851
000872431
33004137065P9
url http://hdl.handle.net/11449/143851
identifier_str_mv 000872431
33004137065P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128257742077952