Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/143851 |
Resumo: | A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, propõe o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Considerando que as funções exponenciais e logarítmicas possuem muitas aplicações que se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento e diante de dados alarmantes sobre o consumo de álcool por adolescentes, elaboramos uma proposta de modelagem matemática que permite a reflexão sobre o consumo de álcool e a contextualização das funções exponenciais e logarítmicas com suporte teórico ao professor. |
id |
UNSP_a167f5f9ab45c5f1954e0fbab33f5856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143851 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicasMathematical modeling in high school: an approach to the teaching of exponential and logarithmic functionsMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaFunçãoFunções exponenciaisMathematics - Study and teachingMathematicsFunctionExponentiation functionsA necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, propõe o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Considerando que as funções exponenciais e logarítmicas possuem muitas aplicações que se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento e diante de dados alarmantes sobre o consumo de álcool por adolescentes, elaboramos uma proposta de modelagem matemática que permite a reflexão sobre o consumo de álcool e a contextualização das funções exponenciais e logarítmicas com suporte teórico ao professor.The need to differentiate the teaching of mathematics, especially from topics related to daily lives of students, motivated this work that through mathematical modeling proposes the teaching of exponential and logarithmic functions. Taking into consideration the many applications of exponential and logarithmic functions that extend across many different areas of knowledge and the alarming statistics on the consumption of alcohol by teenagers, it was elaborated a proposal for mathematical modeling that allows some reflection about the consumption of alcohol and contextualization of the exponential and logarithmic functions with theoretical support to the teacher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teles, Ricardo de Sá [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP]2016-09-12T20:32:57Z2016-09-12T20:32:57Z2016-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14385100087243133004137065P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:02:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:38:36.911824Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas Mathematical modeling in high school: an approach to the teaching of exponential and logarithmic functions |
title |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
spellingShingle |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Matemática Função Funções exponenciais Mathematics - Study and teaching Mathematics Function Exponentiation functions |
title_short |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_full |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_fullStr |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_sort |
Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
author |
Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP] |
author_facet |
Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teles, Ricardo de Sá [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helena, Aline Fernanda Faquini [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matemática Função Funções exponenciais Mathematics - Study and teaching Mathematics Function Exponentiation functions |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática Função Funções exponenciais Mathematics - Study and teaching Mathematics Function Exponentiation functions |
description |
A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, propõe o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. Considerando que as funções exponenciais e logarítmicas possuem muitas aplicações que se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento e diante de dados alarmantes sobre o consumo de álcool por adolescentes, elaboramos uma proposta de modelagem matemática que permite a reflexão sobre o consumo de álcool e a contextualização das funções exponenciais e logarítmicas com suporte teórico ao professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-12T20:32:57Z 2016-09-12T20:32:57Z 2016-08-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/143851 000872431 33004137065P9 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/143851 |
identifier_str_mv |
000872431 33004137065P9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128257742077952 |